|
Post by scunha on Jan 4, 2018 16:49:57 GMT
abafados nos graves, como é isso? está muito melhor a guitarra assim, parabéns e eu gosto do headstock os knobs (são cromados, certo?) também não acho que destoem Os graves no pu do braço são pouco articulados, um pouco muddy. Isto para o meu gosto que estou mais habituado a single coils. Os knobs são dourados, queria pôr cromados ou os típicos da tele de 72 com numeração.
|
|
|
Post by nunonaos on Jan 4, 2018 16:56:18 GMT
abafados nos graves, como é isso? está muito melhor a guitarra assim, parabéns e eu gosto do headstock os knobs (são cromados, certo?) também não acho que destoem Os graves no pu do braço são pouco articulados, um pouco muddy. Isto para o meu gosto que estou mais habituado a single coils. Os knobs são dourados, queria pôr cromados ou os típicos da tele de 72 com numeração. uma vez que tens 4 knobs, podias fazer uma mod tipo as reverend, que seria um high pass filter basicamente. dessa forma conseguias cortar graves a gosto. no limite até podias por um switch rotativo (fica como um knob normal) onde mudavas entre N condensadores que cortariam frequencias diferentes de graves.
|
|
|
Post by jota on Jan 4, 2018 17:53:28 GMT
A ideia do nunonaos é boa. O bass contour na Reverend é excelente. Já tinha despachado os pickups não fosse a guitarra ter aquilo!
|
|
|
Post by scunha on Jan 4, 2018 19:47:28 GMT
uma vez que tens 4 knobs, podias fazer uma mod tipo as reverend, que seria um high pass filter basicamente. dessa forma conseguias cortar graves a gosto. no limite até podias por um switch rotativo (fica como um knob normal) onde mudavas entre N condensadores que cortariam frequencias diferentes de graves. É uma boa ideia, ia fazer isso na Riviera mas dava muito trabalho por ser semi-hollow, nesta será mais simples. Até tenho por aqui um switch rotativo. Primeiro ainda vou ponderar se quero ficar com ela, já são guitarras a mais e está outra a caminho. Mas ainda assim posso dizer que estes pu's são melhores do que os de qualquer epiphone que tive.
|
|
|
Post by nunonaos on Jan 4, 2018 23:43:59 GMT
Experimentei agora o bass cut com um condensador de 1nf e com o knob no mínimo o corte é mínimo. Só experimentei com o vox amplug mas acho que vou mudar de condensador para um com um valor mais baixo
|
|
|
Post by nunonaos on Jan 5, 2018 22:17:21 GMT
Estive a fazer umas experiências com condensadores que tinha por aqui. -2.2nf corta os graves mesmo muito profundos, tipo abaixo de 60hz -1nf corta graves mais perceptíveis (tipo 80hz por ai digo eu assim de ouvido) -0.25nf ou seja, 250 pf faz um corte mais perceptível mas acaba por cortar alguns médios, ou seja, perde algum volume. Diria que o ideal anda ali entre os 1nf e 1.5nf De qualquer forma, para este efeito acho que precisa de um pot de 1M e não um de 500K. Com o pot de 1M e um condensador de 1.5nf deve ficar no ponto Mas, pelo menos para mim, é sempre um corte que se nota muito pouco, ou então fiz alguma coisa mal
|
|
|
Post by scunha on Jan 6, 2018 0:06:39 GMT
Por caso ja tinha visto o esquema com 1Meg.
|
|
|
Post by nunonaos on Jan 6, 2018 1:08:36 GMT
Não percebi bem esse esquema.eu não fiz dessa forma.aqueles outros potenciómetros são volume e tone? Ou é algum blend?
|
|
|
Post by nunonaos on Jan 6, 2018 1:12:08 GMT
Lol nem tinha reparado na Meg
|
|
|
Post by scunha on Jan 6, 2018 10:27:46 GMT
Também ja vi de várias formas. Só pus esse esquema por causa da Meg.
Nesse esquema são volume e tone, deve ser para uma tele. Mas o princípio é semelhante em todos, o bass cut fica em série com o sinal, podes por antes ou depois do pot de volume.
|
|
|
Post by nunonaos on Jan 6, 2018 11:44:02 GMT
Também ja vi de várias formas. Só pus esse esquema por causa da Meg. Nesse esquema são volume e tone, deve ser para uma tele. Mas o princípio é semelhante em todos, o bass cut fica em série com o sinal, podes por antes ou depois do pot de volume. Nesse esquema o bass cut é como eu fiz, um mix de quanto bass cut tens. Mas o volume também está a funcionar como um mix do bass cut... Isso é que é estranho Há outra forma de fazer que é ter sempre o bass cut activo mas moves a frequência em que acontece. Com o pot no mínimo corta por exemplo frequências a baixo de 80hz e no máximo corta a baixo de 120 Hz. Esta forma talvez seja mais eficiente
|
|
|
Post by nunonaos on Jan 6, 2018 15:42:28 GMT
Agora arranjei uma forma que já me soa bem.
Use este site para calcular os valores. Tenho o condensador de 2.2nf é uma resistência de 700kohm (ligada do final do condensador à terra).
O pot de 500k serve para misturar entre o som com e sem filtro e não para mudar a frequência de corte.
|
|
|
Post by scunha on Jan 6, 2018 18:52:48 GMT
Agora arranjei uma forma que já me soa bem. Use este site para calcular os valores. Tenho o condensador de 2.2nf é uma resistência de 700kohm (ligada do final do condensador à terra). O pot de 500k serve para misturar entre o som com e sem filtro e não para mudar a frequência de corte. Não apareceu o link. Estás a fazer essas experiências com que guitarra?
|
|
|
Post by nunonaos on Jan 6, 2018 18:54:44 GMT
Agora arranjei uma forma que já me soa bem. Use este site para calcular os valores. Tenho o condensador de 2.2nf é uma resistência de 700kohm (ligada do final do condensador à terra). O pot de 500k serve para misturar entre o som com e sem filtro e não para mudar a frequência de corte. Não apareceu o link. Estás a fazer essas experiências com que guitarra? Era este www.learningaboutelectronics.com/Articles/High-pass-filter-calculator.phpA primeira calculadora Estou a testar na Faber les paul
|
|
|
Post by scunha on Jan 6, 2018 22:28:59 GMT
Txé, isso já é muito out of my league. Faz as tuas experiências que depois eu aplico igual
|
|