|
Post by jota on Oct 18, 2017 17:51:23 GMT
No meu tempo de bares éramos nós banda quem levava PA.
|
|
|
Post by pipes on Oct 18, 2017 18:09:00 GMT
fdx^^
|
|
|
Post by jota on Oct 18, 2017 18:45:33 GMT
Quer isso dizer que estou velho? Foi há uns 17-18 anos...
|
|
|
Post by pipes on Oct 18, 2017 18:53:18 GMT
Eh pah, não sei, lol. Mesmo quando andei nas "couves" há uns 13 anos atrás, nunca levei um micro para tocar nem nunca tive numa banda que tivesse PA Tinham que me pagar muito bem para eu levar um PA, livra!
|
|
|
Post by nunonaos on Oct 18, 2017 19:38:42 GMT
tb já levei PA para concertos mas para mim é estranho é haver PA e não haver micros ou tripes
|
|
|
Post by maxx on Oct 18, 2017 23:40:20 GMT
quando vais ao ginásio dao-te as tilhas? ou levas as tuas?
|
|
|
Post by nunonaos on Oct 19, 2017 8:05:59 GMT
quando vais ao ginásio dao-te as tilhas? ou levas as tuas? Quando do vou ao ginásio uso as máquinas que estão lá... Se tiver que levar PA e micros para o concerto daqui a pouco mais vale organizar eu o concerto
|
|
|
Post by maxx on Oct 19, 2017 8:35:04 GMT
se tiveres o espaço nem gastas em ir ao ginásio
|
|
|
Post by jota on Oct 19, 2017 9:06:14 GMT
Comparações infelizes! Pagas para ir ao ginásio. Esperas que te paguem para ir tocar. Na altura em que andava nessas coisas, a maioria dos bares onde ia tocar tinham, no máximo, umas colunas pequeninas para passar música. Penso que hoje o mercado será diferente e as casas vocacionadas para ter música ao vivo estarão mais bem preparadas. Mesmo assim, ter um SM57 na mala parece-me algo básico para quem anda a tocar ao vivo. Há muitos anos que não uso o meu mas está lá para qualquer eventualidade e, agora que entrei num projecto que deve andar nesse registo de bares, conto que me venha a dar jeito.
|
|
|
Post by nunonaos on Oct 19, 2017 9:20:39 GMT
eu vejo a coisa da seguinte forma: eu levo o material que necessito para tocar, o técnico / casa tem o material necessário para captar e reproduzir o som. principalmente as bandas mais pequenas não costumam ter micros, não me lembro de ter partilhado palco com alguma banda que levasse o seu micro de guitarra. nem me lembro de (nos concertos que organizo) de pedir a alguma banda para trazer os seus micros. mesmo com bandas grandes, o rider técnico delas inclui microfones... mas claro que é sempre melhor estar prevenido, não estou a criticar o maxx por querer ter um micro o que eu acho é que num local de concertos onde não há micros, mesmo que leves o micro dificilmente o vão usar (ou porque a sala é pequena e não faz sentido, ou porque não tem canais na mesa, ou porque não têm cabos etc etc)
|
|
|
Post by maxx on Oct 19, 2017 9:45:26 GMT
Comparações infelizes! Pagas para ir ao ginásio. Esperas que te paguem para ir tocar. Na altura em que andava nessas coisas, a maioria dos bares onde ia tocar tinham, no máximo, umas colunas pequeninas para passar música. Penso que hoje o mercado será diferente e as casas vocacionadas para ter música ao vivo estarão mais bem preparadas. Mesmo assim, ter um SM57 na mala parece-me algo básico para quem anda a tocar ao vivo. Há muitos anos que não uso o meu mas está lá para qualquer eventualidade e, agora que entrei num projecto que deve andar nesse registo de bares, conto que me venha a dar jeito. Infelizes são as tuas assumpções. O micro, tal com o amp, ou a guitarra, ou os pedais, deve ser algo pessoal. Pode-se dizer que por uma questão de facilidade, pode-se "fiar" no local onde se vai tocar. Pode correr mal. Ter um micro meu, liberta-me de menos 1 preocupação.
|
|
|
Post by stratokosta on Oct 19, 2017 9:47:40 GMT
eu levo sempre um sm57 e um daqueles suportes manhosos a não ser que conheça ou supostamente seja um empresa profissional a fazer som. é lixado andar a perder tempo a ensaiar para depois na hora da verdade ir tudo com os pitos. já chegam os pregos que um gajo dá
|
|
|
Post by jota on Oct 19, 2017 10:00:05 GMT
Infelizes são as tuas assumpções. "Opiniões" está mal escrito. Não tens de concordar
|
|
|
Post by nunonaos on Oct 19, 2017 10:01:06 GMT
se me dissessem que precisavam de um micro XPTO para a vossa guitarra soar bem, ainda percebo, agora um 57? nos sítios onde não há um 57 para micar a guitarra, esse irá ser o menor dos vossos problemas eheh
|
|
|
Post by sonicblue on Oct 26, 2017 1:25:44 GMT
Espero não chegar tarde à conversa! Já toquei várias vezes com o e609 ao vivo e com o sm57. Basicamente, sempre que levamos técnico ele traz um e609 para a guitarra, porque, por alguma razão, prefere usá-lo com o meu amp do que o 57. Sempre que não levamos técnico uso um 57. Da minha experiência enquanto guitarrista, acho que vai acabar por dar ao mesmo, lol. Acredito que não mas a sala, a mesa e o PA influenciam demasiado para eu, e acredito que o público ainda mais, notar a diferença entre os dois micros. Estou com o jota quanto ao poder compensar na mesa a perda de agudos que possas ter ao pendurar o 57. Principalmente tendo em conta que não é certo que o vás ter de pendurar sempre, só em palcos mais pequenos onde não haja mesmo espaço! Pela diferença de preços, pela versatilidade do 57, pela robustez e por todas as outras razões que já disse, acho mesmo que o Shure é a tua melhor opção. Quanto ao resto da conversa, estou com o nunonaos. Já toquei em vários sítios, desde a queima das fitas ao bar mais pequeno na terrinha mais pequena que se possa encontrar e, sempre que há PA, também há micros, XLRs e mesa para por o som dos instrumentos da banda nas colunas. Nunca precisei de um microfone e duvido que vá precisar, sempre que levamos é mesmo por opção do nosso técnico, por achar que determinado micro soa melhor no amp de guitarra, na voz do nosso vocalista, etc.. Por isso a não ser que queiras mesmo um micro, eu não me preocupava muito com isso! Podes sempre esperar por ter o rider técnico dos sítios onde vais tocar e comprar o 57 só quando vires que vais precisar dele. Acredito que assim se calhar nunca o compres! ahah
|
|