|
Post by desventrar on Dec 21, 2017 11:39:49 GMT
Olá malta, tenho um RAT 2, sabem-me dizer se é seguro alimentar o gajo a 18v?
|
|
|
Post by nunonaos on Dec 21, 2017 12:43:49 GMT
Olá malta, tenho um RAT 2, sabem-me dizer se é seguro alimentar o gajo a 18v? o problema pode estar nos condensadores, o mais provável é ter condensadores de 16V. os op-amps e transistors aguentam os 18v (e mais). é dificil saber a certeza sem abrir o pedal... consegues abrir e tentar confirmar se nos condensadores (os redondos) se diz 16v ou 25v ou 50v? deveriam ter no minimo 25v acho eu
|
|
|
Post by desventrar on Dec 21, 2017 13:08:17 GMT
Vou confirmar isso, obrigado Nuno.
|
|
|
Post by louvelvet on Dec 21, 2017 13:20:05 GMT
O rat 2 feito na China duvido... aqueles componentes são muito manhosos mesmo e duvido que tenham tolerâncias para aguentar com 18V contínuos (os electrolíticos são 16V com tolerâncias de +-20%). Mas só abrindo e checkando!
|
|
|
Post by desventrar on Dec 21, 2017 19:39:25 GMT
Todos de 50v excepto um que é de 16v. Obrigado pela ajuda.
De qualquer forma decidi que não vai para a board, para o som que procuro o OCD está a funcionar melhor.
|
|
|
Post by nunonaos on Dec 22, 2017 9:18:49 GMT
Todos de 50v excepto um que é de 16v. Obrigado pela ajuda. De qualquer forma decidi que não vai para a board, para o som que procuro o OCD está a funcionar melhor. Pelo que li também não ia mudar muito o som.
|
|
|
Post by desventrar on Dec 22, 2017 11:29:15 GMT
Era por ter mais saídas de 18v livres e eventualmente suavizar um pouco os agudos.
|
|
|
Post by louvelvet on Dec 22, 2017 11:44:20 GMT
Era por ter mais saídas de 18v livres e eventualmente suavizar um pouco os agudos. Por acaso a minha cabeça diz-me o contrário... para suavizar os agudos eu penso é em voltagem inferior a 9V... tal como nos fuzz! Voltagem maior fica com mais "headroom", com os baixos mais contidos, mas com som mais hi-fi, isto é, com percepção de mais agudo!
|
|
|
Post by stratokosta on Dec 22, 2017 11:53:57 GMT
e o o que é suavizar os agudos ?
menos agudos ou agudos mais "sedosos" ?
|
|
|
Post by nunonaos on Dec 22, 2017 12:03:22 GMT
e o o que é suavizar os agudos ? menos agudos ou agudos mais "sedosos" ? é cortar um bocado dos agudos mais agudos, digo eu. e também concordo com o louvelvet, acho que mais voltagem (quando muda o som, que pelo que vi neste caso não iria mudar o som em nada) dá mais headroom, e mais headroom permite que o som fique mais hifi, logo, mais graves e mais agudos
|
|
|
Post by Pai da Gina on Dec 22, 2017 12:05:17 GMT
O pessoal do stoner/doom diz que o melhor som do RAT é com uma pilha já a morrer
|
|
|
Post by nunonaos on Dec 22, 2017 12:50:13 GMT
O pessoal do stoner/doom diz que o melhor som do RAT é com uma pilha já a morrer isso deve fazer o pedal distorcer mais cedo, mas segundo o que li noutro sitio, ter mais do que 9v não altera o som daquele pedal porque blá blá blá wiskas saquetas
|
|
|
Post by stratokosta on Dec 22, 2017 12:51:48 GMT
O pessoal do stoner/doom diz que o melhor som do RAT é com uma pilha já a morrer e como é que conseguem tocar temas peixe-espada com essas pilhas ?
|
|
|
Post by desventrar on Dec 22, 2017 13:00:55 GMT
Mais headroom igual a agudos menos distorcidos logo menos fuzziness.
|
|
|
Post by louvelvet on Dec 22, 2017 20:34:22 GMT
Mais headroom igual a agudos menos distorcidos logo menos fuzziness. Isso é em pedais que clipam todo o espectro do som por igual, o que me parece não ser o caso do rat (posso estar enganado). Por exemplo o big muff clipa mais frequências que outras por causa da combinação de um filtro passa baixo e passa alto e usar o pedal com menos ou mais voltagem não faz grande diferença no resultado final!
|
|