|
Post by whatever on Sept 12, 2016 2:09:50 GMT
Já andei a mexer num Seymour Duncan Hot Rails, colocado no neck duma guitarra de um amigo, em que lhe fiz ligações tipo Serial/Single/Parallel e o menino portava-se muito bem em qualquer uma das opções.
Isto de Humbuckers em formato single coil, há, que o saiba, em formatos: com os coils paralelos, à semelhança dos irmãos de tamanho completo, e com os coils sobrepostos. Os primeiros têm um timbre muito parecido aos humbuckers tradicionais, os segundos, por sua vez serão muito mais próximos de um single coil. Aos primeiros faz-se coil split para desligar um dos coils, aos segundos faz-se coil tap para desligar parte do coil. Há aqui, no entanto uns momentos que me transcendem um pouco, pois um single coil com derivações para tapping não é necessariamente humbucker.
Não sendo exactamente iguais em timbre ou resposta, os HBs em formato single coil de coils paralelos respondem muito bem a sonoridades mais pesadas ou com mais ganho no amp, em qualquer uma das opções de ligação referidas.
Voltando à carga, escolha-se primeiro o conjunto de pickups a colocar em função dos timbres pretendidos...
|
|
|
Post by nunonaos on Sept 12, 2016 7:13:27 GMT
Sugeri os hb em formato single para poder experimentar como soa uma hb na guitarra dele sem ter de a escavacar, acho uma boa solução para experimentar. Além disso conheço bem uma strat com o everything axe set e gosto bastante dos sons dela ( não tem split)
|
|
|
Post by tubeholic on Sept 12, 2016 11:53:46 GMT
Bom, eu entendo o coil-split de um humbucker como a existencia um ponto de inserção no circuito entre as duas bobinas. Coil-tapping será o acto da criação desse ponto de inserção, mas posso estar enganado e o meu texto anterior pode não ser absolutamente claro a este respeito. Independentemente disso, e particularidades semanticas à parte, estou de acordo com o TMO neste ponto: O OP tem que escolher a sonoridade e o grau de flexibilidade que pretende antes de decidir o que quer. Deixei 3 opções, sejam livres de complementar com as que conheçam.
|
|
|
Post by whatever on Sept 12, 2016 12:52:28 GMT
Tradicionalmente, coil tapping significa tirar voltas a um coil, alterando-lhe o punch e obviamente o timbre. Penso ser aplicável a single coils para transformá-los de som mais moderno para som mais vintage, não sendo necessariamente silenciosos ou humbuckers. Obviamente que o pickup deverá vir preparado de fábrica para o efeito.
Para um pickup ser humbucker é necessário ter dois coils distintos, com polaridades opostas e enrolamentos em sentido contrário (creio). Num "Stack Humbucker" (formato single coil, mas com os coils sobrepostos em vez de justapostos), fazer coil split srá o mesmo que fazer coil tap?
Também sou favorável à experimentação de Hums em formato single. Há muitas opções para diversas sonoridades. Sugiro ver-se as marcas da praxe DiMarzio e Seymour Duncan.
|
|
|
Post by nunonaos on Sept 12, 2016 13:32:06 GMT
coil tap é tirar voltas ao enrrolamento coil split é tirar um coil do circuito
penso que chegamos a discutir isso, que a prs tem um sistema na mira onde fazem um coil split e ao mesmo tempo activam os enrrolamentos a mais numa das bobines. ou seja, quando estás em single coil essa bobine tem mais enrrolamentos do que em modo humbucker, de forma a que o output seja praticamente o mesmo nos dois modos
|
|
|
Post by zedsnotdead on Sept 12, 2016 22:05:16 GMT
HBs em formato SC em formato de "lâmina" (blade), como por exemplo o Hot Rails, continuam a ter dois enrolamentos lado-a-lado e não sobrepostos. Um para cada lâmina. Tem 4 condutores para se "splitar" ou ligar ambos os enrolamentos em paralelo (o meu preferido). Em pickups tipo esta imagem: www.sgd-lutherie.com/images/duncan_stack.pngSão igualmente humbuckers de 4 condutores, tal como um HB "convencional" e pode-se fazer coil-split (não coil-tap).
|
|
|
Post by Ser Bob on Sept 19, 2016 13:05:36 GMT
Bem depois de uns dias a pesquisar diversas sugestões no google tenho a dizer que isto é pior do que comprar roupa. Tanta opção que um gajo no final já nem sabe para que lado se há de virar.
De momento estou virado para tentar arranjar um set de single coils overwound (com maior output) e substituir pelos meus. Assim evito andar a mexer muito e penso que ficaria satisfeito com o resultado.
Eu sei que o ideal era levar a um técnico mas penso que vou tentar fazer eu a coisa. Treino primeiro noutras coisas e depois vejo se me sinto à vontade. Porque senão fico sempre dependente de terceiros.
O ferro de soldar e solda tem de ter alguma característica específica?
|
|
|
Post by whatever on Sept 19, 2016 13:40:34 GMT
Ferro de 40W é ideal, um apoio para o ferro quando não está em uso solda para electrónica, um chupa-solda para os excessos ( solder sucker), um alicate regulável para descarnar cabos (poupa muita aselhice, há de muitas formas e feitios, gosto destes, wire strippers), um robot para soldar (com duas pinças e uma lupa, solder aligator). Arranja também um pano / trapo (fibras naturais tipo algodão) para limpeza da ponta do ferro e uma caixa para os excessos de solda que retirares com o chupa-solda. Estanha (pingo de solda) primeiro todos os contactos, principalmente os de cabos multifilares, que geralmente são os colocados nos pickups. Para que a ligação fique sólida (estanhar incluído): - deixa o ferro aquecer (sabes que está no ponto quando derrete a solda se a colocares em contacto com o ferro),
- aqueces o contacto dos pickups, switch ou outros componentes a receber a solda,
- encostas o fio de solda aos contactos, para deixar derreter um pouco (o equivalente a um pingo +-) e entranhar-se no contacto, afastas o fio de solda logo de seguida
- mantens o contacto do ferro com as partes a soldar (ou estanhar) um pouco mais para garantir que a solda se encontra "líquida e em contacto" com as duas partes.
- afastas o ferro e deixas solidificar a solda.
Com prática, este processo não deverá demorar mais de 10 a 15 segundos. O difícil nisto é o manter os contactos a soldar o mais imóveis possível, coisa para a qual o dito robot é MUITO útil. O truque nisto tudo está na preparação das coisas antes para que estes passos sejam rápidos e ligeiros.
Não é por teres muita solda que vais garantir um bom contacto, em muitos casos isso mostra-se exactamente no oposto, pois resulta de acrescentos/remendos sobrepostos que acabam por não fundir a solda entre si. É importante que a solda se mostre unificada e não em camadas.
Para soldar às costas de potenciómetros, ajuda lixar-lhes um pouco a carapaça no local a receber os contactos.
|
|