|
Post by habanero04 on Oct 13, 2016 15:20:38 GMT
Tenho de testar o set da Elixir .009-.046 a ver se funciona nas Fender. esse é o set que tenho nas minhas strats e jazzmaster na lespaul tenho neste momento 10.52, gosto das cordas graves mas os bends custam um bocado também pode ter a ver com outros factores, só depois de por as 9-46 na les paul também é que posso ter a certeza Eu tenho as normais 10-46. Como tenho usado mais strat com 9-42, quando pego na les paul aquilo não corre bem. Houve um concerto onde levei as duas e já não andava a tocar com as les paul há algum tempo, quando peguei nela toquei uma música e encostei-a, fiz o resto do concerto só com a strat. Mas se andar a tocar com frequência na les paul papa-se bem, aliás já dei concertos só com a les paul... só que prefiro strat...
|
|
|
Post by pipes on Oct 13, 2016 15:20:40 GMT
Bends com .10 é tranquilo, não sejam meninos. Se tivermos a falar de 11 e 12, aí a coisa já muda de figura...
|
|
|
Post by habanero04 on Oct 13, 2016 15:22:49 GMT
Bends com .10 é tranquilo, não sejam meninos. Se tivermos a falar de 11 e 12, aí a coisa já muda de figura... Sim, mas se estiveres habituado uma guitarra com 9, quando mudas notas um bocado a diferença...
|
|
|
Post by scunha on Oct 13, 2016 15:27:47 GMT
Eu praticamente não toco ritmo, uso 0.011 e abuso nos bends. Tenho a opinião contrária, quando pego em 0.010 parecem elásticos.
|
|
|
Post by jota on Oct 13, 2016 15:28:08 GMT
Meninos! Cordas em escalas tipo LP é .10-.52. Mas isso é se for para riffs e ritmo. Vai-te lá põr com bends nisso e depois quero ver... Para mim é para tudo! Aliás, quando toco em casa sozinho, pouco tempo passo nos ritmos e riffs... é mais pentatonic wanking! Nas escalas curtas não sinto grande tensão nos bends! Nas escalas longas sim, até as .010-.046 sinto duras e requerem mais esforço. Para mim, .009 em escalas longas é o equivalente a .010 nas escalas curtas. O esforço que sinto a tocar é o mesmo.
|
|
|
Post by nunonaos on Oct 13, 2016 15:28:40 GMT
Meninos! Cordas em escalas tipo LP é .10-.52. Mas isso é se for para riffs e ritmo. Vai-te lá põr com bends nisso e depois quero ver... bends? eu já tive sets de 11 tanto em strat como les paul e fazia bends, na altura nem me chateava muito depois quando tentei controlar melhor os bends (fazer bends de tom e meio, vibrato nos bends) é que percebi que seria melhor diminuir no diametro das cordas. mas basicamente é uma questão de hábito / treino muscular. não é impossível fazer bends de tom e meio com sets de 11 numa les paul, nem sequer é nada de muito dificil.
|
|
|
Post by nunonaos on Oct 13, 2016 15:31:59 GMT
resumindo, a nossa memória muscular é uma coisa incrível. nós somos capazes de facilmente notar a diferença entre cordas quando estamos a tocar, mas nem sequer as conseguimos distinguir se for a olho!
mais uma vez, acho que é uma questão de hábito, é possível aprender a tocar com cordas mais grossas / finas, o nosso corpo habitua-se ao fim de pouco tempo
|
|
|
Post by jota on Oct 13, 2016 15:35:40 GMT
Sim e depende da guitarra. Ainda há dias toquei com a strat do sergiopt e não estranhei as cordas que são mais grossas do que estou acostumado. Na minha, qualquer variação noto logo!
|
|
|
Post by nunonaos on Oct 13, 2016 15:38:19 GMT
Sim e depende da guitarra. Ainda há dias toquei com a strat do sergiopt e não estranhei as cordas que são mais grossas do que estou acostumado. Na minha, qualquer variação noto logo! nas strats acho que o setup ao tremolo também influencia muito. eu por exemplo na minha jazzmaster, ao deixar a ponte mais flutuante, notei logo que a guitarra parecia mais mole.
|
|
|
Post by habanero04 on Oct 13, 2016 15:41:12 GMT
resumindo, a nossa memória muscular é uma coisa incrível. nós somos capazes de facilmente notar a diferença entre cordas quando estamos a tocar, mas nem sequer as conseguimos distinguir se for a olho! mais uma vez, acho que é uma questão de hábito, é possível aprender a tocar com cordas mais grossas / finas, o nosso corpo habitua-se ao fim de pouco tempo É mais ou menos isso que eu estava a querer dizer... Na les paul a ponte também é fixa, na strat é flutuante, e aqui também existe diferença porque quando fazes um bend na strat a ponte dá de si e na les paul isso não acontece, a não ser que tenhas a ponte afinada de modo a que só a consigas mexer com a alavanca do tremolo. Eu noto uma grande diferença quando passo da strat com 9-42 para a les paul com 10-46, mas claro que se deve ao que disse em cima e ao facto de ultimamente pouco tocar com a les paul.
|
|
|
Post by habanero04 on Oct 13, 2016 15:42:09 GMT
Sim e depende da guitarra. Ainda há dias toquei com a strat do sergiopt e não estranhei as cordas que são mais grossas do que estou acostumado. Na minha, qualquer variação noto logo! nas strats acho que o setup ao tremolo também influencia muito. eu por exemplo na minha jazzmaster, ao deixar a ponte mais flutuante, notei logo que a guitarra parecia mais mole. É isso...
|
|
|
Post by alribas on Oct 13, 2016 16:07:41 GMT
Meninos! Cordas em escalas tipo LP é .10-.52. Mas isso é se for para riffs e ritmo. Vai-te lá põr com bends nisso e depois quero ver... Uso 11-49 na SG e 11-52 na tele. Nao sou bruto e acho que tem a tensao perfeita, com 10 um gajo faz bends sem querer.
|
|
|
Post by nunonaos on Oct 13, 2016 16:27:59 GMT
Mas isso é se for para riffs e ritmo. Vai-te lá põr com bends nisso e depois quero ver... Uso 11-49 na SG e 11-52 na tele. Nao sou bruto e acho que tem a tensao perfeita, com 10 um gajo faz bends sem querer. há uma coisa que eu referi num post atrás e que apesar de óbvia só pensei nisso ontem um set de 10-52 pode ser mais duro para fazer bends nas cordas fininhas do que um set 11-49. simplesmente porque ao fazer um bend (por exemplo) na corda SI também tens de arrastar as outras cordas acima... ou seja, a corda que estás a fazer bend pode ser mais fininha, mas tens de puxar também as outras que (num set de 10-52 são mais grossas que num set 11-59)
|
|
|
Post by nunonaos on Oct 13, 2016 22:13:08 GMT
Pus agora um set de 09-46 na les Paul,parece que fica muito mole lol Secalhar o set que estava lá não era o que eu pensava...
|
|
|
Post by nunonaos on Oct 14, 2016 19:22:14 GMT
Voltei a trocar as cordas.meti um set 11-49 e até acho que está bem... Basicamente o set que devia ter lá era um 11-56 (porque antes tinha a guitarra um tom a baixo). Entretanto esqueci-me e achei que era um set 10-52. Portanto um set 10-52 até deve ficar lá bem... Duuughhh
|
|