Deleted
|
Post by Deleted on Sept 11, 2016 6:47:02 GMT
Pensei que este tema poderia lançar um debate interessante no fórum.
|
|
|
Post by jota on Sept 11, 2016 8:11:38 GMT
Acho que a linha que separa o concerto do espectáculo é cada vez mais ténue. Para mim não interessa muito o que lhe chamam se me interessar ver.
|
|
Deleted
|
Post by Deleted on Sept 11, 2016 11:52:00 GMT
Acho que a linha que separa o concerto do espectáculo é cada vez mais ténue. Para mim não interessa muito o que lhe chamam se me interessar ver. A ideia é saber tu como músico/compositor, etc,. Como vês a componente concerto, ou espetáculo, como lhe queiram chamar, sendo que estarás a apresentar material original ao vivo, e não covers, porque por vezes no caso das bandas originais nota-se uma discrepância de sonoridade e por vezes até mesmo de estilo, entre o que está em disco, e o que é apresentado ao vivo.
|
|
|
Post by jota on Sept 11, 2016 12:52:42 GMT
Eu não toco originais mas como audiência não gosto muito de ir a um concerto ver uma banda a soar ao CD. Nunca me hei-de esquecer da única vez que vi Dream Theater detestei o facto daquilo parecer o CD a tocar e a interecçao com o público ter sido quase nula. Além disso, cada vez gosto mais de discos que soam ao vivo e sem grandes truques de produção. Não sei se era bem esta a questão...
|
|
|
Post by rukas on Sept 11, 2016 13:15:56 GMT
Eu tento sempre fazer com que a coisa soe o mais possivel como esta no CD mas tal como disse e repito: "tento".
|
|
|
Post by sonicblue on Sept 11, 2016 15:46:25 GMT
No meu caso, tal como foram registadas é impossível porque há mais instrumentos do que aqueles que 4 pessoas conseguem tocar ao vivo! Mas na minha opinião, isso é interessante.
Em estúdio, vale a pena gravar tudo aquilo que favoreça a gravação da canção: uma layer de guitarra acústica, uns acordes de synth extra só para encher e dar força a uma parte específica, percussões tipo shakers e pandeiretas ao longo da música, duas faixas de guitarras, overdubs, harmonias de voz, etc.. Ao vivo somos quatro — uma guitarra, um rhodes e um synth tocado pela mesma pessoa, baixista vocalista e um baterista — o que torna impossível replicar tudo o que está gravado. Mas faz parte do desafio perceber o que é serve melhor a canção ao vivo e que elementos vale a pena acentuar ou não.
Por isso, no meu caso, o concerto é bastante diferente do álbum, até porque há partes das músicas que se prolongam, algumas jams introdutórias, etc..
|
|
|
Post by pipes on Sept 11, 2016 20:40:36 GMT
Estou indeciso entre a 2ª e 3ª opção, por isso não votei. Somos um trio, mas em estúdio gravo várias guitarras, e no disco anterior gravámos rhodes e hammond, embora ao vivo sejamos apenas 3 caramelos.
Os temas continuam a ter a mesma base, mas o som é bastante mais despido e cru.
|
|
|
Post by jota on Sept 11, 2016 21:43:59 GMT
Há uma votação?!? Peço então desculpa porque ainda só vi isto no tapatalk e não aparece votação nenhuma!
|
|
|
Post by rukas on Sept 11, 2016 22:11:22 GMT
Estou indeciso entre a 2ª e 3ª opção, por isso não votei. Somos um trio, mas em estúdio gravo várias guitarras, e no disco anterior gravámos rhodes e hammond, embora ao vivo sejamos apenas 3 caramelos. Os temas continuam a ter a mesma base, mas o som é bastante mais despido e cru. Vota na 3 para deixar isto ainda mais empatado.
|
|
|
Post by sonicblue on Sept 11, 2016 22:19:30 GMT
Há uma votação?!? Peço então desculpa porque ainda só vi isto no tapatalk e não aparece votação nenhuma! Há, e está a ser um sucesso!
|
|
|
Post by jota on Sept 11, 2016 23:01:31 GMT
Estou agora a ver... No estilo que me insiro a malta gosta de ouvir a coisa a soar ao CD mas há muita máquina nas músicas originais e por isso, voto na 2.
|
|
|
Post by Pai da Gina on Sept 12, 2016 8:43:13 GMT
Não percebi bem a diferença entre a 2 e a 3, por isso votei na 2
|
|
Deleted
|
Post by Deleted on Sept 12, 2016 12:53:52 GMT
Não percebi bem a diferença entre a 2 e a 3, por isso votei na 2 Nunca te aconteceu, ir ver um concerto porque curtiste o disco, e depois aquilo soar uma banda completamente diferente do que esperavas? Esses são o 3.
|
|
|
Post by DC on Sept 12, 2016 13:06:04 GMT
Não percebi bem a diferença entre a 2 e a 3, por isso votei na 2 Nunca te aconteceu, ir ver um concerto porque curtiste o disco, e depois aquilo soar uma banda completamente diferente do que esperavas? Esses são o 3. Tipo o Pedro Abrunhosa em que às vezes até os "clássicos" são difíceis de identificar!
|
|
|
Post by Pai da Gina on Sept 12, 2016 13:24:57 GMT
Não percebi bem a diferença entre a 2 e a 3, por isso votei na 2 Nunca te aconteceu, ir ver um concerto porque curtiste o disco, e depois aquilo soar uma banda completamente diferente do que esperavas? Esses são o 3. Nesse caso gosto mais do 3 então eu pensei que a 3 era tipo ir a um concerto de uma banda de metal e ser só o vocalista a malhar as músicas do CD na guitarra acústica. Seja como for, definições à parte, eu gosto de ver concertos diferentes do que está no CD. É claro que as bandas não vão ter carne no CD e peixe ao vivo, mas gosto que alterem o que está no CD e que seja uma experiência única irrepetivel. Mas isto sou eu que frequento maioritariamente concertos onde o espaço para a improvisação é enorme.
|
|