|
Post by scunha on Jan 18, 2017 9:37:53 GMT
Não faças isso. Se o acabamento for fino depressa fica com ar usado. É pena ser só o corpo. Ficas com o corpo com ar de velho e o braço sempre novo! Afinal o acabamento do braço também é nitro!
|
|
|
Post by louvelvet on Jan 18, 2017 10:01:15 GMT
Vais tu envelhecer mais rápido que a tua tele, isso te garanto! A minha tem 20 anos de luz, várias saidas, pancadas, maus tratos e não envelheceu nem metade do que eu envelheci!
|
|
|
Post by scunha on Jan 18, 2017 10:07:19 GMT
Acho que vou ter de acelerar o processo então!
|
|
|
Post by louvelvet on Jan 18, 2017 10:24:25 GMT
Se vais fazer isso combina com o pessoal aqui do forum daí de cima, pede-lhes umas fotos das guitarras e dos pontos de desgaste mais comuns, tenta combinar com alguns deles para veres mesmo as guitarras. A do jota ja tens uns anitos e muito suor em cima e dá uma bom ideia do que é envelhecer naturalmente. Creio que o maxx também tem uma tele já com alguma rodagem. Mesmo o nando deve ter algumas a passar pela loja para reparações e setup e se calhar até te faz umas fotos. Se quiseres fotos da minha também, é só apitares! Acima de tudo reune muita informação visual e não te ponhas a fazer isso à cowboy, porque dá sempre merda e além de ficar foleiro, fica inverossímil. Nem tenho dedos da mão para contar quantos relics caseiros já vi, que eram totalmente desajustados e muitíssimo exagerados ao ponto de serem risíveis!
|
|
|
Post by jota on Jan 18, 2017 10:29:24 GMT
A minha só tem desgaste no braço e na ponte! O resto do corpo tem uma pancada aqui e outra ali mas praticamente só se nota numa inspecção muito atenta. Já a minha strat, essa sim, com quase 30 anos, já leva uma quantas mazelas mas poucas feitas por mim! Para relics bem feitos é ter muita atenção ao que faz o gajo das Danocaster. Melhor só mesmo o real deal.
|
|
|
Post by louvelvet on Jan 18, 2017 10:36:47 GMT
Concordo com a referência ao gajo das danocaster... mas mesmo assim acho aquilo por vezes exagerado... Relicar é uma arte; fora isso geralmente é só foder uma guitarra sem que no fim haja grande prazer para qualquer dos intervenientes, o que é muito desgradável!
|
|
|
Post by scunha on Jan 18, 2017 10:43:56 GMT
Se fizer relic vai ser mesmo muito leve, só para tirar o ar de novo e algo que seja reversível. Escurcer um bocado o pickguard, espetar o corpo no congelador para criar o "checking", tirar o gloss do braço e envelhecer o hardware.
Mas primeiro ainda vou montar a guitarra e ver como fica, até pode ser que mude de ideias.
|
|
|
Post by jota on Jan 18, 2017 10:55:48 GMT
Concordo com a referência ao gajo das danocaster... mas mesmo assim acho aquilo por vezes exagerado... Relicar é uma arte; fora isso geralmente é só foder uma guitarra sem que no fim haja grande prazer para qualquer dos intervenientes, o que é muito desgradável! Mesmo nas mais exageradas, há sempre um look "natural" na coisa. Não parece forçado como a maioria dos relics. E acho que a chave para isso é a forma como o gajo envelhece os plásticos. Dano: vs. Fender
|
|
|
Post by npereira on Jan 18, 2017 11:08:59 GMT
Concordo com a referência ao gajo das danocaster... mas mesmo assim acho aquilo por vezes exagerado... Relicar é uma arte; fora isso geralmente é só foder uma guitarra sem que no fim haja grande prazer para qualquer dos intervenientes, o que é muito desgradável! Mesmo nas mais exageradas, há sempre um look "natural" na coisa. Não parece forçado como a maioria dos relics. E acho que a chave para isso é a forma como o gajo envelhece os plásticos. Dano: vs. Fender Aí está, na 1ª concordo com o que dizes. Na 2ª, já concordo como o louvelvet, já acho demasiado exagerado.
|
|
|
Post by jota on Jan 18, 2017 11:26:43 GMT
Mesmo nas mais exageradas, há sempre um look "natural" na coisa. Não parece forçado como a maioria dos relics. E acho que a chave para isso é a forma como o gajo envelhece os plásticos. Dano: vs. Fender Aí está, na 1ª concordo com o que dizes. Na 2ª, já concordo como o louvelvet , já acho demasiado exagerado. A 2ª é uma Fender
|
|
|
Post by rukas on Jan 18, 2017 11:28:46 GMT
Acho que vou ter de acelerar o processo então! As guitarras sao como as pessoas. Queres enevelhece-la? Da-lhe alcool, bafos de cigarros de murtalha em cima, traços de coca. Ocasionalmente uma queimadela, uma queda nas escadas e para dar sorte pisar merda de cao.
|
|
|
Post by npereira on Jan 18, 2017 11:36:08 GMT
Aí está, na 1ª concordo com o que dizes. Na 2ª, já concordo como o louvelvet , já acho demasiado exagerado. A 2ª é uma Fender ainda pior eheh acho o relic demasiado... pronunciado, vá!
|
|
|
Post by nunonaos on Jan 18, 2017 11:37:30 GMT
Não encontrei a tele que queria a um preço acessível por isso resolvi construir. É essencialmente uma CV mas o corpo tem acabamento em Nitro. Ainda estou no dilema de relicar ou não... o que queres dizer com ser essencialmente uma CV? que corpo é? a madeira é igual às CV?
|
|
|
Post by louvelvet on Jan 18, 2017 11:40:32 GMT
Tive ca em casa à uns meses uma jazzmaster de 66, se não me engano, que foi comprada por um sueco a um americano que pelos vistos tocou bastante com ela numa banda de surf nos 60, 70 e 80 e que no meio-final dos anos 80, quando as jazzmaster cairam em desuso e deixou de tocar em banda, a arrumou na case!
Foi portanto uma guitarra bem usada, que fez muitos gigs e que usou sempre quando esteve em actividade cordas 12!!!! No entanto, a guitarra estava impecável; tinha umas mossas aqui e ali e umas arranhadelas do cinto, os plásticos estavam todos amarelos e ja com umas rachas de dessecação (o pickguard original tinha encolhido e ja tinha sido substituído inclusive), mas estavas uns bons furos acima em estado geral de qualquer uma dessas que aparece aí em cima. Acho que o gajos que fazem relic vão buscar apenas uma parte do espectro, que é o das guitarras que foram muito maltradadas e atropeladas por um camião quando cairam da carrinha da banda!
A Fender então é perita no exagero... Nem quero pensar o que alguém possa ter feito a uma guitarra para ela ficar dessa forma!
|
|
|
Post by jota on Jan 18, 2017 11:45:30 GMT
A 2ª é uma Fender ainda pior eheh acho o relic demasiado... pronunciado, vá! Eu queria mais fazer notar a diferença no envelhecimento dos plásticos. O Dan é mestre nisso. E dificilmente encontras uma Dano nova com mais desgaste do que isto!
|
|