|
Post by scunha on Feb 3, 2017 9:30:59 GMT
Para um circuito de guitarra julgo que os volts são irrelevantes uma vez que não se atinge nem sequer perto desses valores.
|
|
|
Post by jota on Feb 3, 2017 9:38:05 GMT
O símbolo de microns é "µ", daí que muitas vezes se usa, erradamente, o "u". Usar o "m" deve ser tão errado como o "u"
|
|
|
Post by scunha on Feb 3, 2017 9:40:44 GMT
O símbolo de microns é "µ", daí que muitas vezes se usa, erradamente, o "u". Usar o "m" deve ser tão errado como o "u" Quando disse u queria dizer µ. My bad...
|
|
|
Post by nando on Feb 3, 2017 9:45:12 GMT
a malta usa o U porque os nossos teclados não têm letras gregas... É como escrever Ibanez sem o til no N... Ou motorhead sem os 2 pontinhos em cima do O. anyway a explicação do Scunha está correctíssima. contudo existem condensadores mF que penso ser o mesmo que uF e aí já o jota também tem razão. whatever estou-me a referir aos conectores. Acho isso bem esgalhado. Vou desenhar um pickguard com PCB incluída para strat com isso... deve ficar bem mais prático do que andar a soldar 1001 fios...
|
|
|
Post by jota on Feb 3, 2017 10:16:30 GMT
|
|
|
Post by nando on Feb 3, 2017 12:31:22 GMT
Olha estava convencido que tinha, somente porque tenho 2 pedais de wha da ibanez para modificar, e ambos os clientes me enviaram o email com o Til... daí estar equivocado... my bad...
|
|
|
Post by whatever on Feb 3, 2017 15:25:57 GMT
a malta usa o U porque os nossos teclados não têm letras gregas... É como escrever Ibanez sem o til no N... Ou motorhead sem os 2 pontinhos em cima do O. anyway a explicação do Scunha está correctíssima. contudo existem condensadores mF que penso ser o mesmo que uF e aí já o jota também tem razão. whatever estou-me a referir aos conectores. Acho isso bem esgalhado. Vou desenhar um pickguard com PCB incluída para strat com isso... deve ficar bem mais prático do que andar a soldar 1001 fios... É sempre preciso soldar os conectores a alguma coisa... Para testes rápidos funcionam lindamente também os tenho aplicados aos PUs para mudas rápidas. Como nota informativa, os pots Liberator da Seymour Duncan usam esta tipologia de conectores... ... e agora para rematar, VÓS SOIS LINDOS, TODOS VÓS. Obrigado pela ajuda.
|
|
|
Post by scunha on Feb 3, 2017 15:27:24 GMT
Oh
|
|
|
Post by whatever on Feb 3, 2017 23:08:59 GMT
Bom, só para fazer um update da coisa.
Hoje de manhã fui à Mauser de Lisboa (Alvalade) e trouxe um pacote de 10 condensadores cerâmicos 1nf a 100V e 10 resistências de 100k. Combinei com o dono da guitarra que ele aparecesse pelo meio da tarde para testarmos as possibilidades.
Começámos com o circuito clássico Les Paul com o Tone na junta do Vol com os pickups e ouvimos a guitarra. Depois trocámos os fios nos potenciómetros de volume dos HOT vindo do toggle switch com os fios que vão para os pickups (tripleshots) e respectivos tones. Ouvimos outra vez a guitarra e reparámos na real perda de agudos aquando do baixar do volume. Por fim, instalámos os condensadores, na versão SIMPLES da imagem da página anterior e testámos novamente. A diferença foi tão clara e distinta que nos ficámos por ali. Estava bom, bastante bom mesmo. Estas experiências foram feitas com todo o circuito montado no cartão.
O circuito foi então montado na guitarra, entrou todo pelo F-hole, uma vez que os PUs estavam montados. Graças aos conectores PCB, foi possível fazer tudo sem soldar mais nada... além de um fio que se partiu na tarefa, felizmente era um terra pelo que foi fácil corrigir a coisa.
Feitas as contas, isto tudo numa hora e meia com guitarra montada e pronta para entrega. Estas cenas dos conectores PCB são MUITO úteis mesmo.
Novamente, obrigado a todos pela ajuda.
|
|
|
Post by jota on Feb 3, 2017 23:23:06 GMT
É o sistema que tenho na minha Ibanez também. Funciona muitíssimo bem embora eu tenha estranhado no início.
|
|
|
Post by nando on Feb 4, 2017 14:16:34 GMT
Uma vez para fazer o wiring numa F hole, estive meio dia... Só para encaixar tudo lá dentro com os fios foi o cabo dos trabalhos. Depois alguns partiram pelo caminho... Com essa técnica nunca mais me enganam De facto esse sistema é fantástico. Quando desenhar o que te falei, publico aqui para conselhos / ideias.
|
|
|
Post by whatever on Feb 4, 2017 17:50:55 GMT
É, os fios partirem é uma merda das grossas...
Enfiar as coisas lá dentro tem a sua "arte", é preciso engendrar muito bem o que entra primeiro e quando se faz o circuito cá fora contar com fios grandes. Na guitarra em questão só não chegava com os dedos pelos F-Holes a um pot e ao jack, tive de usar cordas velhas para os encaminhar...
|
|
|
Post by scunha on Feb 6, 2017 9:33:20 GMT
Ainda bem que correu bem. Ando há um monte de tempo para refazer o wiring da minha riviera mas ainda não tive coragem por causa do trabalho que vai dar. Queria ter um master volume, um bass contour no neck, um tone na ponte e um blend para o meio com push pull para on/off. Talvez tente usar a técnica dos conectores.
|
|
|
Post by whatever on Feb 6, 2017 14:37:41 GMT
Não te vais arrepender. Usa-a como interface para os pickups...
|
|