|
Post by whatever on Feb 2, 2017 17:10:35 GMT
Boas malta, estou a refazer o circuito para a guitarra de um amigo e ele pediu-me um circuito tipo Les Paul, portanto, um vol e um tone para cada humbucker. "Copiei" escrupulosamente o esquema da Seymour Duncan e para minha surpresa, na posição do meio, em que se misturam os pickups, se baixar um dos volumes na totalidade, corto o som. Isto é espectável? Logicamente, consigo justificar, por estar a criar um curto circuito ao sinal num dos potenciómetros, mas não era o que se pretendia. Andei a experimentar então algumas variações: - Cortar a ligação à terra nos 2 potenciómetros de volume. A coisa funciona para cada pickup individual, mas misturados, continua a haver som com os dois potenciómetros em baixo... estranho
- Trocar a ligação HOT vinda do toggle switch com a que vai para os pickups: aquando da mistura dos pickups, baixar ligeiramente o volume de um deles funciona quase como se o estivesse a calar ou a retirar do circuito.
Sugestões?
Dados relativos ao circuito:
- 2x Pickups Seymour Duncan P-Rails Bridge and Neck
- 2x Seymour Duncan TripleShot rings (um para cada pickup)
- 1x Toggle Switch para seleccionar os pickups: Neck, Neck+Bridge (paralelo), Bridge
- 2 Volumes e 2 Tones (um para cada pickup): todos a 500KOhms, Volumes são logarítmicos e Tones são lineares.
- 1x Phase switch para o pickup da bridge (já esteve no neck, é irrelevante)
O circuito da Seymour Duncan O meu circuito: Neste meu circuito, os fios brancos são HOT, os pretos são GROUND, os vermelhos são HOT vindos do toggle switch para os pots de volume, os verdes são Ground vindos da terra dos pickups (fio nu, bare wire). As fichas cinzentas são conectores PCB para poder ligar o circuito à guitarra sem ter de soldar nada. A guitarra é uma semi-acústica, pelo que isto ajuda imenso na montagem das coisas. Estou a fazer alguma coisa mal ou os resultados referidos são os espectáveis? Sugestões?
|
|
|
Post by scunha on Feb 2, 2017 17:28:41 GMT
|
|
|
Post by jota on Feb 2, 2017 17:29:34 GMT
Sim, é normal o som cortar na posição do meio. Mais do que isso não te sei dizer, principalmente quando mete essas modernices todas! Boa sorte...
|
|
|
Post by whatever on Feb 2, 2017 17:59:08 GMT
Gracias, vou chekar Sim, é normal o som cortar na posição do meio. Mais do que isso não te sei dizer, principalmente quando mete essas modernices todas! Boa sorte... As modernices não interferem em nada com os potenciómetros. O phase switch é algo que o Brian May usa há um porradão de tempo, por exemplo e os TripleShot rings transformam os humbuckers (aos olhos do circuito) num pickup com dois fios + ground. Valem muito a pena e não são caros, cerca de 55€ o par e são fáceis de instalar
|
|
|
Post by jota on Feb 2, 2017 18:14:16 GMT
Se vale a pena ou não isso depende de cada um. Eu não sou muito dado a muitas opções nas guitarras. O que eu queria dizer é que, só conheço dois tipos de ligação para esse género de esquema (2 buckers, 2 tones e 2 volumes): modern e 50's. No modern acho que consegues ter os volumes totalmente independentes mas não sei como isso funciona ao aplicares o resto dos gingarelhos e switches e cenas.
|
|
|
Post by whatever on Feb 2, 2017 18:24:00 GMT
Pelo que li no artigo que o scunha postou, acho que a variante não é nos potenciómetros de volume mas antes na forma como são ligados os tones. Não conheço nenhum dos esquemas pelo nome, apenas o tipo de circuito que a Seymour Duncan tem no seu site. O que dizem no artigo da PG que o amigo Scunha postou é algo que experimentei, mas sem o treble bleed, e de facto acusou uma perda de agudos dramática a ponto de pensar que o pickup desaparecia rapidamente da mistura. Vou experimentar com treble bleed, só não sei onde é que vou desencantar tal coisa agora... talvez na Mauser do CC da Portela amanhã de manhã...
|
|
|
Post by jota on Feb 2, 2017 18:56:42 GMT
Pelo que li no artigo que o scunha postou, acho que a variante não é nos potenciómetros de volume mas antes na forma como são ligados os tones. Não conheço nenhum dos esquemas pelo nome, apenas o tipo de circuito que a Seymour Duncan tem no seu site. O que dizem no artigo da PG que o amigo Scunha postou é algo que experimentei, mas sem o treble bleed, e de facto acusou uma perda de agudos dramática a ponto de pensar que o pickup desaparecia rapidamente da mistura. Vou experimentar com treble bleed, só não sei onde é que vou desencantar tal coisa agora... talvez na Mauser do CC da Portela amanhã de manhã... Eu encomendei na Fratermusic 2 condensadores para fazer o treble bleed da minha Ibanez. Ficou porreiro. Quanto aos esquemas, acho que o 50's mete os volumes depois dos tones e no moderno acontece o contrário. Posso estar enganado...
|
|
|
Post by scunha on Feb 2, 2017 19:01:45 GMT
Pelo que li no artigo que o scunha postou, acho que a variante não é nos potenciómetros de volume mas antes na forma como são ligados os tones. Não conheço nenhum dos esquemas pelo nome, apenas o tipo de circuito que a Seymour Duncan tem no seu site. O que dizem no artigo da PG que o amigo Scunha postou é algo que experimentei, mas sem o treble bleed, e de facto acusou uma perda de agudos dramática a ponto de pensar que o pickup desaparecia rapidamente da mistura. Vou experimentar com treble bleed, só não sei onde é que vou desencantar tal coisa agora... talvez na Mauser do CC da Portela amanhã de manhã... Há um gajo no OLX a vender uns kits da Mullard (penso eu) mas são caros(6€). Por acaso quando encomendei as peças para a tele mandei vir tambem uns kits treble bleed para SC e HB para ficarem aqui de reserva. Se não conseguires encontrar eu posso enviar. Quanto aos pots de tone, isso é basicamente a diferença entre o 50's wiring e o modern wiring. Mas julgo que o modern (que é o que tens) é suposto causar a menor perda de agudos.
|
|
|
Post by scunha on Feb 2, 2017 19:08:40 GMT
Quanto aos pots de tone, isso é basicamente a diferença entre o 50's wiring e o modern wiring. Mas julgo que o modern (que é o que tens) é suposto causar a menor perda de agudos. É exatamente o contrário "The modern way is to hook the tone pot up to the outer lug of the volume pot. The 50s version is to wire it up to the central lug of the volume pot. Is there a ‘best way’? It really depends on your guitar, pickups and playing style. The modern version will maintain the overall volume better when you roll down the volume but at the cost of losing a bit of high end. If you have a bright pickup that may not seem that bad of an idea, because with less volume and the same amount of treble the tone might be too piercing. On the other hand, the 50s version keeps the amount of treble the same but drops a bit in volume as soon as you roll down the tone pot."
|
|
|
Post by whatever on Feb 2, 2017 19:22:05 GMT
Pelo que li no artigo que o scunha postou, acho que a variante não é nos potenciómetros de volume mas antes na forma como são ligados os tones. Não conheço nenhum dos esquemas pelo nome, apenas o tipo de circuito que a Seymour Duncan tem no seu site. O que dizem no artigo da PG que o amigo Scunha postou é algo que experimentei, mas sem o treble bleed, e de facto acusou uma perda de agudos dramática a ponto de pensar que o pickup desaparecia rapidamente da mistura. Vou experimentar com treble bleed, só não sei onde é que vou desencantar tal coisa agora... talvez na Mauser do CC da Portela amanhã de manhã... Há um gajo no OLX a vender uns kits da Mullard (penso eu) mas são caros(6€). Por acaso quando encomendei as peças para a tele mandei vir tambem uns kits treble bleed para SC e HB para ficarem aqui de reserva. Se não conseguires encontrar eu posso enviar. Quanto aos pots de tone, isso é basicamente a diferença entre o 50's wiring e o modern wiring. Mas julgo que o modern (que é o que tens) é suposto causar a menor perda de agudos. Calculei que a diferença fosse essa, na ligação do tone ao volume. Sinceramente, não sinto diferenças muito significativas. Uma é antes do volume, a outra é depois. Tenho de prestar mais atenção a isto num futuro próximo. Quanto aos pots de tone, isso é basicamente a diferença entre o 50's wiring e o modern wiring. Mas julgo que o modern (que é o que tens) é suposto causar a menor perda de agudos. É exatamente o contrário "The modern way is to hook the tone pot up to the outer lug of the volume pot. The 50s version is to wire it up to the central lug of the volume pot. Is there a ‘best way’? It really depends on your guitar, pickups and playing style. The modern version will maintain the overall volume better when you roll down the volume but at the cost of losing a bit of high end. If you have a bright pickup that may not seem that bad of an idea, because with less volume and the same amount of treble the tone might be too piercing. On the other hand, the 50s version keeps the amount of treble the same but drops a bit in volume as soon as you roll down the tone pot." Obrigado pela explicação e disponibilidade, no entanto estive a ver o site da Mauser.pt e encontrei estes condensadores, será que servem? Os valores transcendem-me um pouco, não sei o que é o quê ou o que acontece se... Help?? mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=324_249_254&products_id=56455mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=324_249_254&products_id=44272Sugestões destas listagens? mauser.pt/catalog/index.php?cPath=324_249_254&sort=2a&page=1mauser.pt/catalog/index.php?cPath=324_249_254&sort=2a&page=2
|
|
|
Post by scunha on Feb 2, 2017 19:30:49 GMT
Para HB normalmente usa-se um condensador de 0,001uF e uma resitencia de 220k Ohm
|
|
|
Post by jota on Feb 2, 2017 20:19:20 GMT
|
|
|
Post by nando on Feb 2, 2017 21:48:43 GMT
É normal isso acontecer. Já houve alturas em que troquei pickups e pensava que não davam.... afinal estava o selector na posição do meio e 1 dos volumes cortados...
Esse sistema que aí tens é brutal. Com as ligações simplificadas.
|
|
|
Post by whatever on Feb 3, 2017 1:35:43 GMT
É normal isso acontecer. Já houve alturas em que troquei pickups e pensava que não davam.... afinal estava o selector na posição do meio e 1 dos volumes cortados... Esse sistema que aí tens é brutal. Com as ligações simplificadas. Obrigado mas... estás a referir-te a que sistema? À cena dos conectores PCB, ou aos tripleshots? Ou ao cartão com o hardware todo distribuído? Pessoal, agora estou com dúvidas. Os valores que condensadores que apresentam nesta última foto são diferentes daqueles que o artigo da PG sugere. Uns são em pF, outros em uF, também há uns em nF. No site da Mauser, além dos valores em pF/uF/nF também têm valores em V (volts?) como é que escolho isto na loja? Mostro a imagem ao homem a partir do telemóvel? digo o quê? ok, eu sei, perguntas básicas para o gajo deste lado...
|
|
|
Post by scunha on Feb 3, 2017 9:27:35 GMT
É normal isso acontecer. Já houve alturas em que troquei pickups e pensava que não davam.... afinal estava o selector na posição do meio e 1 dos volumes cortados... Esse sistema que aí tens é brutal. Com as ligações simplificadas. Obrigado mas... estás a referir-te a que sistema? À cena dos conectores PCB, ou aos tripleshots? Ou ao cartão com o hardware todo distribuído? Pessoal, agora estou com dúvidas. Os valores que condensadores que apresentam nesta última foto são diferentes daqueles que o artigo da PG sugere. Uns são em pF, outros em uF, também há uns em nF. No site da Mauser, além dos valores em pF/uF/nF também têm valores em V (volts?) como é que escolho isto na loja? Mostro a imagem ao homem a partir do telemóvel? digo o quê? ok, eu sei, perguntas básicas para o gajo deste lado... Esse esquema que o jota pôs não está muito correto porque o símbolo de micro é u e não m. 1uf=1000000pf. Sendo assim pedes um condensador de 0,001 micro faraday (uf) ou de 1000 pico faraday (pf). Como são baratinhos até podes experimentar com vários valores de resitências e condensadores.
|
|