|
Post by pipes on Sept 3, 2021 20:15:02 GMT
|
|
|
Post by rukas on Sept 4, 2021 7:11:29 GMT
Por acaso também concordo que os downloads e sobretudo o streaming ajudou muito ao estado da musica a actual. Comprar um vinil ou um cd era um ritual. A compra de um suporte fisico tinha muito mais valor. Era um objecto de arte, fosse pela capa, pelas letras ou o cd/vinil em si. Tudo isso se perdeu. Passamos duma ementa de tres pratos para um Mcmenu. É este o estado das coisas.
|
|
|
Post by jota on Sept 4, 2021 8:46:56 GMT
Isto da malta das bandas querer gigs antes de ter músicas é o novo normal?! É a 2ª vez que me meto com malta dos originais e é a 2ª vez que vejo este comportamento! Estou demasiado velho para isto? (Esta é retórica. Eu sei a resposta...)
|
|
|
Post by jota on Sept 4, 2021 8:56:15 GMT
Por acaso também concordo que os downloads e sobretudo o streaming ajudou muito ao estado da musica a actual. Comprar um vinil ou um cd era um ritual. A compra de um suporte fisico tinha muito mais valor. Era um objecto de arte, fosse pela capa, pelas letras ou o cd/vinil em si. Tudo isso se perdeu. Passamos duma ementa de tres pratos para um Mcmenu. É este o estado das coisas. Imaginemos que as editoras conseguiam impedir o material dos seus artistas de ser pirateado. Acham que as novas bandas sem contrato iam perder a oportunidade de divulgar gratuitamente o seu trabalho para milhões através das plataformas de file sharing quando o acesso a esse público fosse negado pelas editoras que os rejeitavam?
A meu ver, era inevitável. Se não fosse o Napster ia ser outra coisa qualquer.
As editoras é que não souberam adaptar-se à nova realidade e quando deram conta estavam a ser mamadas pela malta das plataformas de streaming. Editoras e artistas acordaram tarde e agora culpar o público serve de nada.
|
|
|
Post by jorge on Sept 4, 2021 9:58:06 GMT
Por acaso também concordo que os downloads e sobretudo o streaming ajudou muito ao estado da musica a actual. Comprar um vinil ou um cd era um ritual. A compra de um suporte fisico tinha muito mais valor. Era um objecto de arte, fosse pela capa, pelas letras ou o cd/vinil em si. Tudo isso se perdeu. Passamos duma ementa de tres pratos para um Mcmenu. É este o estado das coisas. Confesso que já passei pela fase do download de música nesses sites manhosos, mas cheguei à conclusão que não ouvia metade do que sacava. Presentemente sou consumidor de música em vinil, embora ache que, como estão na moda, os álbuns neste formato estão muito caros. Não passei, e julgo que não o farei, para o mcmenu
|
|
|
Post by pipes on Sept 4, 2021 19:38:06 GMT
Isto da malta das bandas querer gigs antes de ter músicas é o novo normal?! É a 2ª vez que me meto com malta dos originais e é a 2ª vez que vejo este comportamento! Estou demasiado velho para isto? (Esta é retórica. Eu sei a resposta...) Ahaaa, muito bom. Ainda por cima com a pandemia, o que não faltam aí é gigs a pontapé
|
|
|
Post by pipes on Sept 4, 2021 19:43:36 GMT
Por acaso também concordo que os downloads e sobretudo o streaming ajudou muito ao estado da musica a actual. Comprar um vinil ou um cd era um ritual. A compra de um suporte fisico tinha muito mais valor. Era um objecto de arte, fosse pela capa, pelas letras ou o cd/vinil em si. Tudo isso se perdeu. Passamos duma ementa de tres pratos para um Mcmenu. É este o estado das coisas. Imaginemos que as editoras conseguiam impedir o material dos seus artistas de ser pirateado. Acham que as novas bandas sem contrato iam perder a oportunidade de divulgar gratuitamente o seu trabalho para milhões através das plataformas de file sharing quando o acesso a esse público fosse negado pelas editoras que os rejeitavam?
A meu ver, era inevitável. Se não fosse o Napster ia ser outra coisa qualquer.
As editoras é que não souberam adaptar-se à nova realidade e quando deram conta estavam a ser mamadas pela malta das plataformas de streaming. Editoras e artistas acordaram tarde e agora culpar o público serve de nada.
Napster e streaming são coisas diferentes. Um é roubar à descarada, o outro é roubar à descarada mas pelo meio vão dando 0.001€ aos artistas, temos de ser justos... Relativamente às editoras, sempre foram uns mamões de uns FDP, mas como havia sempre dinheiro a rolar, tinham capacidade para investir a fundo perdido em novas bandas/artistas, e ofereciam condições que um artista independente não tem capacidade para igualar (a não ser que tenha pais ricos, também os há...). As editoras sempre foram os bancos dos artistas, não era caridade. Mas com o estado das coisas, apesar de todos terem os meios para divulgar a sua música, vai ficar muito boa coisa de fora do radar, porque simplesmente não têm o push que uma major lhes pode dar. Quem se está a safar neste novo modelo vai dizer que agora é que é bom, e vice-versa. Não acho mal o conceito destas plataformas, só acho ofensivo as percentagens pagas aos artistas
|
|
|
Post by jota on Sept 4, 2021 20:01:51 GMT
Isto da malta das bandas querer gigs antes de ter músicas é o novo normal?! É a 2ª vez que me meto com malta dos originais e é a 2ª vez que vejo este comportamento! Estou demasiado velho para isto? (Esta é retórica. Eu sei a resposta...) Ahaaa, muito bom. Ainda por cima com a pandemia, o que não faltam aí é gigs a pontapé Estive 2 anos sem tocar. Esta semana marcaram-me 2 concertos para este mês! Um deles (daqui a 2 semanas) é com uma banda com quem ensaiei 2 músicas uma vez. Até esse ensaio não tinham guitarrista nem baterista. Têm mais 6 músicas +/- prontas mas já têm manager e um lançamentodde um EP marcado para Lisboa (a banda é do Porto) em Dezembro!
|
|
|
Post by pipes on Sept 4, 2021 20:20:31 GMT
Olha, quem me dera. Já eu, estive 2 anos parado também, e estou há 1 ano em pré-produção... E não me cheira que saia algo cá para fora antes de 2022. E gigs, vamos ver, já nem sei o que é isso...
|
|
|
Post by jota on Sept 4, 2021 20:40:02 GMT
Olha, quem me dera. Já eu, estive 2 anos parado também, e estou há 1 ano em pré-produção... E não me cheira que saia algo cá para fora antes de 2022. E gigs, vamos ver, já nem sei o que é isso... Não me queixo de finalmente voltar a tocar ao vivo mas preferia sentir a banda pronta do que recear um desastre e ter de fazer tudo em cima do joelho.
|
|
|
Post by pipes on Sept 4, 2021 20:54:37 GMT
Vai correr bem certamente!
|
|
|
Post by nunonaos on Sept 5, 2021 18:15:20 GMT
Isto da malta das bandas querer gigs antes de ter músicas é o novo normal?! É a 2ª vez que me meto com malta dos originais e é a 2ª vez que vejo este comportamento! Estou demasiado velho para isto? (Esta é retórica. Eu sei a resposta...) Fazer concertos sem ter músicas não é normal lol Podem é querer fazer concerto ainda com músicas em fase de experimentação (para ver a aceitação), isto já acho aceitável. Mas não invalida que a banda tenha de estar sólida antes de pensar em concertos
|
|
|
Post by jota on Sept 5, 2021 19:57:59 GMT
Isto da malta das bandas querer gigs antes de ter músicas é o novo normal?! É a 2ª vez que me meto com malta dos originais e é a 2ª vez que vejo este comportamento! Estou demasiado velho para isto? (Esta é retórica. Eu sei a resposta...) Fazer concertos sem ter músicas não é normal lol Podem é querer fazer concerto ainda com músicas em fase de experimentação (para ver a aceitação), isto já acho aceitável. Mas não invalida que a banda tenha de estar sólida antes de pensar em concertos Parece que caiu a ficha e deciram adiar até a banda estar pronta. Tenho receio que para eles isso seja daqui a um mês mas pelo menos posso preparar-me para o do dia 24 com mais calma. Embora nesta banda já tenha tocado os temas imensas vezes, dois anos parado deixa mossa.
|
|
|
Post by jorge on Sept 6, 2021 9:52:12 GMT
A única experiência que tive como "banda", foi há muitos anos, quando era um jovem pertencente a uma tuna em Coimbra. Bons tempos Depois, estive anos sem "pegar no instrumento", e nos últimos 10 anos a vontade voltou e assim continua, e espero que continue. Toco principalmente sozinho com umas jams com amigos pelo meio, mas bem gostaria de voltar a sentir o nervoso miudinho de pisar um palco. Aproveitem bem as vossas fantásticas experiências
|
|
|
Post by Pai da Gina on Sept 6, 2021 9:56:50 GMT
Quando tive a 1ª banda só queria era tocar ao vivo e tocamos pra caraças. Agora só quero é compor e gravar, zero vontade de tocar ao vivo Mas isto sou eu que não vivo da música, lol
|
|