|
Post by nunonaos on Sept 5, 2016 9:55:04 GMT
Estava a ver o site da vigier, e reparei que eles têm um sistema no braço que chamam de 90/10 Basicamente o braço é 90% madeira e 10% fibra de carbono. www.vigierguitars.com/html/Description_US/Guitars/neck_us.htmlEles substituiram o truss-rod por uma tira de fibra de carbono, que dizem ser mais estável. Pelo que percebi nem têm forma de ajustar a curvatura do braço? Será que este sistema têm realmente mais sustain do que o sistema tradicional? Conhecem outras marcas que usem este sistema, ou um sistema do género?
|
|
|
Post by jota on Sept 5, 2016 10:12:34 GMT
Há malta que nem sequer usa truss-rod em braços todos em madeira!
|
|
|
Post by scunha on Sept 5, 2016 10:13:52 GMT
Quando apareceram os primeiros braços reforçados eram apenas utilizadas barras de ferro, mais tarde é que se incorporou o ajuste. Pessoalmente, acho que se o braço for bem feito o ajuste é desnecessário. Por exemplo, tenho uma guitarra parlor dos anos 50 com esse sistema e o braço está sem qualquer empeno, o relief que é necessário é dado apenas pela tensão das cordas. A verdade é que é um naco de madeira, por isso é que se mantém estável. Em braços mais finos de eléctricas poderá não resultar tão bem, nomeadamente com variações de temperatura. Aí entra a fibra de carbono, bem mais estável e forte do que o aço e a madeira.
|
|
|
Post by louvelvet on Sept 5, 2016 10:14:13 GMT
E há malta que mais valia estar quieta quando se põe la a mexer!!!
|
|
|
Post by nunonaos on Sept 5, 2016 10:15:47 GMT
acredito que com reforço não seja preciso ajustar, mas e se mudarmos as cordas para umas com dimensões diferentes, mesmo assim o braço não mexe?
|
|
|
Post by scunha on Sept 5, 2016 10:22:49 GMT
Num braço normal mexe sempre um pouco, no sistema da vigier não sei, podem fazer um braço muito rígido que não mexa. Também não sei se fazem o braço completamente recto ou dão um ligeiro relief logo à partida. Nesse tipo de guitarras, mais viradas para o shred, costuma-se usar o braço completamente recto uma vez que não se faz tanto uso dos bends como por exemplo no blues.
|
|
|
Post by louvelvet on Sept 5, 2016 10:25:05 GMT
Em teoria não deve mexer, ie, se o braço for mesmo rígido...
|
|
|
Post by nunonaos on Sept 5, 2016 10:34:30 GMT
Num braço normal mexe sempre um pouco, no sistema da vigier não sei, podem fazer um braço muito rígido que não mexa. Também não sei se fazem o braço completamente recto ou dão um ligeiro relief logo à partida. Nesse tipo de guitarras, mais viradas para o shred, costuma-se usar o braço completamente recto uma vez que não se faz tanto uso dos bends como por exemplo no blues.não sei se concordo muito, mas ok normalmente o pessoal do shred até faz muitos bends mais para cima no braço (casas 18 ou 20 ou 22 etc), que (pelo menos para mim) é bem mais desconfortável do que a meio do braço (casas 10 ou 12) a questão é que os braços para shred normalmente têm frets mais altos que ajudam a "pegar" na corda mais por baixo, sem que tenhas de ter uma ação muito alta
|
|
|
Post by scunha on Sept 5, 2016 10:54:08 GMT
Por acaso agora que penso melhor o meu argumento não é muito válido... A questão dos bends tem mais a ver com raio da escala e altura dos trastes (como referiste) do que com o relief. Mas o que queria dizer anteriormente é que para ter uma acção mais baixa possível, e consequentemente aumentar a velocidade, o relief deve ser próximo de zero.
|
|
|
Post by zedsnotdead on Sept 9, 2016 23:57:22 GMT
a fibra nao verga = truss rod descartado
|
|
|
Post by Capitão Mostarda on Sept 10, 2016 0:21:14 GMT
a fibra nao verga = truss rod descartado Welcome fuzz master!!!!
|
|
|
Post by zedsnotdead on Sept 10, 2016 0:25:23 GMT
fuzz q? LOL! Nice to be here.
|
|