|
Post by nunonaos on Jun 25, 2017 21:16:36 GMT
Boas, estou a tentar montar um reverb, seguindo este esquema: www.sabrotone.com/wp-content/uploads/2013/08/GhostEcho.gifO problema é que só tenho sinal limpo, não tenho reverb... Andei a seguir o audio e já percebi que o sinal que chega ao input do reverb é muito baixo, e é por isso que não tenho reverb no output. (Experimentei fazer ligação directa do ic1 (dum dos pins onde tenho áudio para o input do btdr e aí funciona, claro que com distorção do sinal etc). Parece-me que o problema está na resistência R4. Consigo ouvir o áudio na linha horizontal J ( ou seja, depois da R3 tenho sinal). Na linha K, ou seja depois da R4 já não ouço nada... Medi a resistência entre as duas linhas e é +/- 7kohm.. sendo R4 12K deveria continuar a ouvir o áudio, certo? Alguém me ajuda?
|
|
|
Post by nando on Jun 26, 2017 13:31:56 GMT
Tens alguma audio probe? Caso não é simples de fazer e é 5* para detectar alguns erros. Já conferiste para ver se há algum curto nessa zona?
|
|
|
Post by nunonaos on Jun 26, 2017 13:48:06 GMT
Tens alguma audio probe? Caso não é simples de fazer e é 5* para detectar alguns erros. Já conferiste para ver se há algum curto nessa zona? Sim, tenho um género de audio probe, pego num jack, ligo duas pontas crocodilo e ando a experimentar... já usei também um condensador mas sinceramente não notei diferença... para que serve o condensador na audio probe? para filtrar? quanto ao problema em questão, tenho a certeza que teria de ter audio no pin 14 do pt2399, esse pino está no esquema como output e depois (de mais umas resistencias e condensadores) segue para o input do btdr. sendo que não tenho audio no pin 14, falta descobrir porque que não tenho também não tenho audio no pin 13 e e 16... tenho audio no pin 15... na linha n, na R10 tenho audio, mas no pin 16 não tenho audio... na linha j, na R4 tenho audio, mas na linha k na R4 já não tenho audio... será que o problema está no pt2399 (já o substitui sem sucesso), ou será que tenho algum condensador/resistência com valores trocados?
|
|
|
Post by nando on Jun 26, 2017 14:07:23 GMT
Quando falei em conferir estava-me mesmo a referir a verificar todos os valores. Já não era a 1a vez que uma troca de resistência levava a isso...
Confere em 1º as resistências e a polaridade dos condensadores electroliticos
|
|
|
Post by nunonaos on Jun 26, 2017 14:12:52 GMT
Quando falei em conferir estava-me mesmo a referir a verificar todos os valores. Já não era a 1a vez que uma troca de resistência levava a isso... Confere em 1º as resistências e a polaridade dos condensadores electroliticos as resistências vi pelas riscas e parece-me bem... vou ter de as desoldar para confirmar queria evitar isso mas vai ter de ser :/ os condensadores também só verifiquei pelas inscrições nas caixas e parece-me tudo bem
|
|
|
Post by nando on Jun 26, 2017 14:24:42 GMT
grande parte das resistências consegues medir sem teres de remover.
|
|
|
Post by nunonaos on Jun 26, 2017 14:46:18 GMT
grande parte das resistências consegues medir sem teres de remover. tentei medir a R4 com o pedal ligado mas dava-me 7K +/-,suponho que o resto do circuito deve estar a ter influencia naquele valor uma pergunta, sendo R4 12k, seguindo com a audio probe, eu devia conseguir ter audio antes e depois da resistencia, certo? mesmo na R10, também deveria ter audio depois de r10, sendo que antes tenho...? ou neste caso será o condensador C4 (1nf) que está a abafar o audio todo?
|
|
|
Post by nunonaos on Jun 26, 2017 23:13:09 GMT
Será que usei condensadores errados? Tipo usei condensador cerâmico quando devia usar dos de caixa, ou vice versa? Tive cuidado em relação a colocar os polarizados vs não polarizados mas dentro dos não polarizados só liguei aos valores... Faz diferença?
|
|
|
Post by louvelvet on Jun 27, 2017 9:50:31 GMT
Será que usei condensadores errados? Tipo usei condensador cerâmico quando devia usar dos de caixa, ou vice versa? Tive cuidado em relação a colocar os polarizados vs não polarizados mas dentro dos não polarizados só liguei aos valores... Faz diferença? Não. Só no ruído e eventualmente estabilidade do sinal!
|
|
|
Post by nunonaos on Jun 27, 2017 9:53:35 GMT
Será que usei condensadores errados? Tipo usei condensador cerâmico quando devia usar dos de caixa, ou vice versa? Tive cuidado em relação a colocar os polarizados vs não polarizados mas dentro dos não polarizados só liguei aos valores... Faz diferença? Não. Só no ruído e eventualmente estabilidade do sinal! estou sem ideias... eu até consigo por a coisa a funcionar, se fizer um link entre um dos pinos do pt2399 e o ic1 (para o input de um dos op amps que deveria receber input do pt2399 mas não está a resolver) mas essa não é a forma que era suposto funcionar e por isso queria arranjar solução...
|
|
|
Post by louvelvet on Jun 27, 2017 10:03:55 GMT
É por isso que detesto perfboard! O "debugging" é do piorzinho que há!
|
|
|
Post by nunonaos on Jun 27, 2017 10:09:02 GMT
É por isso que detesto perfboard! O "debugging" é do piorzinho que há! o problema nem é tanto a perfboard / vero, é mesmo não ter conhecimentos para conseguir fazer o debbuging... o esquema é este (embora no layout que estou a seguir o ic1 tem alguns pinos trocados (o ic1 tem 4 opamps e aparentemente estão a usar opamps diferentes dos do esquema) imgur.com/YG5BXnXportanto, se alguém conseguir olhar para o esquema e explicar porque é que tenho audio no pino 15 do pt2399 e não tenho no pino 14 ERA DE VALOR!!!
|
|
|
Post by louvelvet on Jun 27, 2017 10:24:34 GMT
O PT2399 está num socket ou foi soldado directamente?
|
|
|
Post by nunonaos on Jun 27, 2017 10:30:39 GMT
O PT2399 está num socket ou foi soldado directamente? socket, já experimentei 3 pt2399's e sem sucesso... (tinha lá uns a mais)
|
|
|
Post by louvelvet on Jun 27, 2017 10:39:10 GMT
Ok. Não é do PT2399. Próximo passo. Não terás mandado um corte/raspado a mais num alinhamento?
|
|