|
Post by nunonaos on Jul 24, 2017 16:07:34 GMT
Estes gajos da thomann têm feito uns videos porreiros.
Achei interessante como analisaram esta (velha) discussão:
|
|
|
Post by scunha on Jul 24, 2017 21:21:50 GMT
Só vi a primeira parte do vídeo. Notou-se bem a diferença e a fender soou-me bastante melhor. Mas até que ponto podemos confiar no teste? Não será um estratagema para vender mais guitarras?
Posto isto, até concordo com o que é dito, e como já referi num outro post, também me aconteceu algo do género. Mas acho que é mais uma coisa que se sente ao tocar e nem tanto auditiva, aliás como ele também refere.
|
|
|
Post by nunonaos on Jul 24, 2017 22:42:15 GMT
A Harley Benton é uma marca da thomann, mas isso vale o que vale...
Na Harley benton eles não mudaram o pente nem a ponte, e isso também tem muita influência no som.
Na segunda comparação comparação bolt-on com set neck. Bolt-on normalmente tem graves mais controlados e isso notou-se na comparação.
Eu acho que a madeira influência o som, neste caso há alguns factores que foram deixados de parte, mas ainda assim achei o vídeo interessante.
|
|
|
Post by scunha on Jul 25, 2017 8:26:59 GMT
Eu acho que eles tentaram transimitir a ideia: a Fender soa melhor mas com uns upgrades a HB chega lá.
Sim, a questão da ponte também tem muita influência.
Eu também acho que sim, ainda que de um ponto de vista científico seja difícil explicar. Ainda assim acho que as marcas exploram muito isso para praticar preços ridículos. Até porque uma madeira mais barata tipo poplar ou basswood não é necessariamente pior, apenas diferente.
|
|
|
Post by desventrar on Jul 26, 2017 10:50:35 GMT
A nível cientifico não é nada difícil de explicar, madeiras com diferentes densidades respondem de forma diferente no espectro de frequências, aqui o problema é que há muitas mas muitas mais variáveis além desta.
|
|
|
Post by scunha on Jul 26, 2017 11:04:24 GMT
Sim, mas a sua influência no som final deveria ser quase nula porque os pickups é que captam o som.
|
|
|
Post by desventrar on Jul 26, 2017 11:16:17 GMT
Os pickups convertem energia acústica em energia eléctrica, as cordas vibram consoante a construção do instrumento e essa vibração é captada pelos pickups. Os pickups são sem dúvida uns dos factores mais importantes no som final mas se a madeira não importasse as guitarras eram todas de plástico porque é mais barato.
Já apanhei duas guitarras (uma Gibson Les Paul Custom e uma Ibanez RG Prestige qualquer coisa) que simplesmente não ressoavam porque um inteligente qualquer (neste caso dois) lhes resolveu retirar a pintura. Se calhar a coisa até ia lá com um par de EMGs ou pickups do género mas nesse caso iam soar a merda na mesma.
|
|
|
Post by stratokosta on Jul 26, 2017 11:22:58 GMT
Os pickups convertem energia acústica em energia eléctrica, as cordas vibram consoante a construção do instrumento e essa vibração é captada pelos pickups. Os pickups são sem dúvida uns dos factores mais importantes no som final mas se a madeira não importasse as guitarras eram todas de plástico porque é mais barato. com plástico tinhas de usar moldes , com madeira qualquer gajo faz uma guitarra há um video de um luthier a comparar preços de madeira , o preço é bem acessível nas espécies mais usadas .
|
|
|
Post by jota on Jul 26, 2017 11:23:27 GMT
E a culpa era da falta de pintura?!
|
|
|
Post by nunonaos on Jul 26, 2017 11:24:34 GMT
Os pickups convertem energia acústica em energia eléctrica, as cordas vibram consoante a construção do instrumento e essa vibração é captada pelos pickups. Os pickups são sem dúvida uns dos factores mais importantes no som final mas se a madeira não importasse as guitarras eram todas de plástico porque é mais barato. Já apanhei duas guitarras (uma Gibson Les Paul Custom e uma Ibanez RG Prestige qualquer coisa) que simplesmente não ressoavam porque um inteligente qualquer (neste caso dois) lhes resolveu retirar a pintura. Se calhar a coisa até ia lá com um par de EMGs ou pickups do género mas nesse caso iam soar a merda na mesma. por tirarem a pintura ela ficou a soar pior / com menos sustain? não terão fodido qualquer coisa a fazer essa obra?
|
|
|
Post by scunha on Jul 26, 2017 11:58:56 GMT
Os pickups convertem energia acústica em energia eléctrica, as cordas vibram consoante a construção do instrumento e essa vibração é captada pelos pickups. Os pickups são sem dúvida uns dos factores mais importantes no som final mas se a madeira não importasse as guitarras eram todas de plástico porque é mais barato. Já apanhei duas guitarras (uma Gibson Les Paul Custom e uma Ibanez RG Prestige qualquer coisa) que simplesmente não ressoavam porque um inteligente qualquer (neste caso dois) lhes resolveu retirar a pintura. Se calhar a coisa até ia lá com um par de EMGs ou pickups do género mas nesse caso iam soar a merda na mesma. Os pickups são ímans. Quando se perturba o seu campo magnético essa energia é transformada em energia eléctrica. A madeira não interfere diretamente no campo magnético, apenas na forma como o conjunto vibra, portanto não deveria ter uma grande influência no som. As guitarras não são feitas de plástico pura e simplesmente por tradição. Já ouvi guitarra feitas com tampos de sanita a soarem normalmente. Quanto à segunda parte, todos os corpos têm uma frquência natural de vibração. Quando são solicitados por uma ação externa cuja frequência se aproxima da sua frequência natural entram em ressonância. Ao retirar ou colocar uma pintura alteras essa frquência natural. Mas até que ponto? Mais uma vez deveria ser insignificante pois a massa e o amortecimento da pintura são quase nulos face à massa total da guitarra.
|
|
|
Post by desventrar on Jul 26, 2017 12:12:19 GMT
O que é certo é que as guitarras soavam mortas, a Les Paul Custom pude comparar directamente com a minha e a diferença era abismal, não era mesmo normal aquilo, o setup estava impecável bem como o estado do hardware. A guitarra foi comparada desligada, deveria soar parecido não? No outro fórum havia um tópico sobre isto com algumas explicações interessantes de dois luthiers mas agora não encontro.
|
|
|
Post by scunha on Jul 26, 2017 12:45:11 GMT
Isso foi o que aconteceu com a minha strat depois de lhe mudar o corpo, passou a soar a morta. E apesar de na teoria ser mais ou menos como eu disse, a verdade é que o som acústico da guitarra muitas vezes se traduz no som amplificado (limpo), pelo menos é o que acontece com todas as minhas.
|
|
|
Post by jota on Jul 26, 2017 15:23:43 GMT
desventrar, há muitas outras variantes além da tinta, ou da falta dela, para tirar a conclusão de que era esse o factor. Eu não acredito nestas cenas de "tonewoods" mas acho que todo o conjunto tem o seu papel no resultado final.
|
|
|
Post by stratokosta on Jul 26, 2017 17:38:14 GMT
desventrar , há muitas outras variantes além da tinta, ou da falta dela, para tirar a conclusão de que era esse o factor. Eu não acredito nestas cenas de "tonewoods" mas acho que todo o conjunto tem o seu papel no resultado final.
|
|