|
Post by nunonaos on Dec 15, 2017 10:44:07 GMT
já estou um bocado confuso, vamos lá recapitular em que situações é que tens problemas: 1-sem nenhum cabo no fx loop 2-com um cabo directo do send para o return 3-sem footswitch ligado 4-com footswitch ligado 5-com guitarra ligado no input do amp 6-sem guitarra ligada no input do amp
na altura que fiz o meu amp, vi muitos videos de reparações de amps a válvulas, e um dos problemas mais comuns, eram os jacks com switch (quando desligas o jack ele corta o sinal). quando o switch do jack não funcionava causava problemas. no teu caso, o jack do return ou o do footswitch podem estar com esse problema....
|
|
|
Post by scunha on Dec 15, 2017 10:51:31 GMT
O fx loop nao tem babula? É buffered mas não tem válvula.
|
|
|
Post by nunonaos on Dec 15, 2017 11:02:49 GMT
já estou um bocado confuso, vamos lá recapitular em que situações é que tens problemas: 1-sem nenhum cabo no fx loop 2-com um cabo directo do send para o return 3-sem footswitch ligado 4-com footswitch ligado 5-com guitarra ligado no input do amp 6-sem guitarra ligada no input do amp na altura que fiz o meu amp, vi muitos videos de reparações de amps a válvulas, e um dos problemas mais comuns, eram os jacks com switch (quando desligas o jack ele corta o sinal). quando o switch do jack não funcionava causava problemas. no teu caso, o jack do return ou o do footswitch podem estar com esse problema.... outra coisa que podes verificar quando abrires o amp, são aqueles conectores (tipo os dos discos dos computadores), vê se o conector está bem ligado, se estiver desliga-o e vê se tem algum pino partido.
|
|
|
Post by scunha on Dec 15, 2017 11:09:31 GMT
nunonaos Há basicamente 3 problemas: Ruído (distorção fizzy), Perda de volume/ficar abafado e hum (estática) O loop tem 3 inputs, o Send o Return e o controlador de footswitch. Sem usar footswitch para controlar o loop ele tem perda de volume e problema de distorção. Usando o footswitch ele perde o problema da distorção mas ligando/desligando: 1 - Loop desligado e delay desligado: soa bem mas com hum 2 - Loop desligado e delay ligado: Fica abafado, perde volume e o hum mas não faz bypass total ao efeito (ouve-se só um pouco de delay) 3 - Loop ligado e delay desligado: Fica abafado, perde volume e sem hum 4 - Loop ligado e delay ligado: Fica abafado, perde volume e o hum mas o efeito ouve-se bem Eu também acho que o problema será o que dizes, e fica ali algo a fazer bleed que causa o hum e o problema na distorção.
|
|
|
Post by scunha on Dec 15, 2017 11:11:06 GMT
outra coisa que podes verificar quando abrires o amp, são aqueles conectores (tipo os dos discos dos computadores), vê se o conector está bem ligado, se estiver desliga-o e vê se tem algum pino partido. Ok, mais logo vou tentar abrir e ver isso. Ele estando um dia desligado em princípio já drenou os condensadores ou tenho de fazer algo mais?
|
|
|
Post by nunonaos on Dec 15, 2017 11:14:04 GMT
outra coisa que podes verificar quando abrires o amp, são aqueles conectores (tipo os dos discos dos computadores), vê se o conector está bem ligado, se estiver desliga-o e vê se tem algum pino partido. Ok, mais logo vou tentar abrir e ver isso. Ele estando um dia desligado em princípio já drenou os condensadores ou tenho de fazer algo mais? os condensadores teoricamente até ficam sem carga passado uns segundos. mas de qualquer forma, para não teres problemas, evita tocar nos condensadores, principalmente nos grandes. usa calçado de borracha e toca no amp só com uma mão, a outra põe dentro do bolso. se quiseres bater em algum conector ou componente, bate com um lapis ou algo que não seja metalico. às vezes dando umas pancadinhas nas cenas dá para perceber se o problema está naquela zona
|
|
|
Post by alribas on Dec 15, 2017 11:31:54 GMT
Abre e espreita so, nao mexendo em nada nao ha stress. Se vires algo suspeito ate podes ligar o amp e depois com um lapis ou algo em madeira podes ir la dar uns toques para ver se faz alguma coisa.
Se realmente precisares de mexer mas a fundo o melhor é sempre descarregar os condensadores. Por segurança.
Tens um multimetro? basta medires para ter a certeza que nao ha problema.
|
|
|
Post by scunha on Dec 15, 2017 11:32:51 GMT
Ok, mais logo vou tentar abrir e ver isso. Ele estando um dia desligado em princípio já drenou os condensadores ou tenho de fazer algo mais? os condensadores teoricamente até ficam sem carga passado uns segundos. mas de qualquer forma, para não teres problemas, evita tocar nos condensadores, principalmente nos grandes. usa calçado de borracha e toca no amp só com uma mão, a outra põe dentro do bolso. se quiseres bater em algum conector ou componente, bate com um lapis ou algo que não seja metalico. às vezes dando umas pancadinhas nas cenas dá para perceber se o problema está naquela zona Ok, e se precisar de soldar alguma coisa?
|
|
|
Post by scunha on Dec 15, 2017 11:35:41 GMT
Abre e espreita so, nao mexendo em nada nao ha stress. Se vires algo suspeito ate podes ligar o amp e depois com um lapis ou algo em madeira podes ir la dar uns toques para ver se faz alguma coisa. Se realmente precisares de mexer mas a fundo o melhor é sempre descarregar os condensadores. Por segurança. Tens um multimetro? basta medires para ter a certeza que nao ha problema. Pronto, eu vou abrir, se vir alguma coisa suspeita depois comunico. Se não comunicar é porque faleci
|
|
|
Post by alribas on Dec 15, 2017 11:45:55 GMT
Abre e espreita so, nao mexendo em nada nao ha stress. Se vires algo suspeito ate podes ligar o amp e depois com um lapis ou algo em madeira podes ir la dar uns toques para ver se faz alguma coisa. Se realmente precisares de mexer mas a fundo o melhor é sempre descarregar os condensadores. Por segurança. Tens um multimetro? basta medires para ter a certeza que nao ha problema. Pronto, eu vou abrir, se vir alguma coisa suspeita depois comunico. Se não comunicar é porque faleci Se fosse algo perigoso dizia-te logo para estares quieto. Podes abrir o amp e "espreitar" na boa sem problemas. Por segurança nao metas as maos dentro do chasis, nao toques nos componentes. Para ja. Sacas o chassis fora e espreitas para ver se ha algo que te pareceça suspeito, soldas manhosas etc. Se nao te sentes a vontade, ate aqui nao tens problemas nem perigo nenhum. Começa por aqui, se achares que é necessario mexericar em alguma coisa entao depois ve-se isso. Basta ligares um multimetro e medir os condensadores, penso eu. Mais uma vez, por segurança porque o amp, ainda para mais sendo recente, deve escoar logo mal desligas. Um boa forma e estares a tocar e desligares o amp. Durante uns segundos aquilo ainda da som, é o tempo que demoram a descarregar os condensadores. Edit: Fogo pah, eu nao percebo nada disto... Oh nando, nao queres dar uns palpites a malta?
|
|
|
Post by scunha on Dec 15, 2017 12:01:59 GMT
Pronto, eu vou abrir, se vir alguma coisa suspeita depois comunico. Se não comunicar é porque faleci Se fosse algo perigoso dizia-te logo para estares quieto. Podes abrir o amp e "espreitar" na boa sem problemas. Por segurança nao metas as maos dentro do chasis, nao toques nos componentes. Para ja. Sacas o chassis fora e espreitas para ver se ha algo que te pareceça suspeito, soldas manhosas etc. Se nao te sentes a vontade, ate aqui nao tens problemas nem perigo nenhum. Começa por aqui, se achares que é necessario mexericar em alguma coisa entao depois ve-se isso. Basta ligares um multimetro e medir os condensadores, penso eu. Mais uma vez, por segurança porque o amp, ainda para mais sendo recente, deve escoar logo mal desligas. Um boa forma e estares a tocar e desligares o amp. Durante uns segundos aquilo ainda da som, é o tempo que demoram a descarregar os condensadores. Edit: Fogo pah, eu nao percebo nada disto... Oh nando , nao queres dar uns palpites a malta? Pronto, vou seguir esses conselhos e abrir o bicho
|
|
|
Post by scunha on Dec 18, 2017 10:26:58 GMT
Pronto, já abri o bicho. Não vi nada de especial a não ser dois cabos que não estavam bem encaixados e uma resitência que tinha a solda em contacto com a solda de um pino de uma válvula, que desfiz. Afinal era mesmo assim e tive de refazer essa solda.
O problema do ruído está resolvido mas o amp continua muito abafado sem fazer o bypass ao loop. Com o bypass do loop o som melhora bastante mas o hum continua lá. Uma coisa que reparei é que acionando o gain boost no canal lead o hum desaparece.
|
|
|
Post by nunonaos on Dec 18, 2017 10:32:16 GMT
Pronto, já abri o bicho. Não vi nada de especial a não ser dois cabos que não estavam bem encaixados e uma resitência que tinha a solda em contacto com a solda de um pino de uma válvula, que desfiz. Afinal era mesmo assim e tive de refazer essa solda. O problema do ruído está resolvido mas o amp continua muito abafado sem fazer o bypass ao loop. Com o bypass do loop o som melhora bastante mas o hum continua lá. Uma coisa que reparei é que acionando o gain boost no canal lead o hum desaparece. como é que ligas esse gain boost? com footswitch ou no amp?
|
|
|
Post by scunha on Dec 18, 2017 11:19:48 GMT
como é que ligas esse gain boost? com footswitch ou no amp? Tem um botãozinho no amp mas também dá com o footswitch se ele estiver ligado no amp. Mas para isso tenho de ligar o footswitch no sitio do channel/gain. Um dos cabos que estava mal encaixado era precisamente o do footswitch do loop/reverb.
|
|
|
Post by alribas on Dec 18, 2017 11:51:23 GMT
Ai ai, verificaste se os condensadores estavam carregados? Quando tivemos com o amp nao fazia esse hum, fez sempre em tua casa ou começou depois? Ja começam a ser varios problemas, o melhor e mesmo ir ao medico.
|
|