|
Post by jota on Dec 18, 2017 22:49:37 GMT
Não sei se algum de vocês está por dentro do assunto mas eu tenho uns 40 focus em casa iguais ao da foto e queria trocar por LEDs. A única indicação que têm é a potência: 35W. O que é que preciso de saber para comprar substitutos mais económicos? Obrigado.
|
|
|
Post by whatever on Dec 19, 2017 3:37:26 GMT
Atenção que os LEDs não são compatíveis com potenciómetros, caso tenhas nos interruptores para gerir a intensidade da luz, ou pelo menos assim me foram vendidos no AKI. De resto, é escolheres que tipo de luz preferes, encontram-se em amarelada, branca ou azulada. Garante que o casquilho é o mesmo, parece-me ser o GU10, comprei uns leds desses há pouco tempo, ficou-me na memória, conhecia o casquilho como sendo "de baioneta".
À parte da questão do potenciómetro (substitui-se o interruptor na parede) e da cor da luz, é só mesmo a intensidade que precisas/procuras.
Sugiro que leves a lâmpada contigo quando fores comprar os LEDs.
|
|
|
Post by jota on Dec 19, 2017 8:16:41 GMT
Atenção que os LEDs não são compatíveis com potenciómetros, caso tenhas nos interruptores para gerir a intensidade da luz, ou pelo menos assim me foram vendidos no AKI. De resto, é escolheres que tipo de luz preferes, encontram-se em amarelada, branca ou azulada. Garante que o casquilho é o mesmo, parece-me ser o GU10, comprei uns leds desses há pouco tempo, ficou-me na memória, conhecia o casquilho como sendo "de baioneta". À parte da questão do potenciómetro (substitui-se o interruptor na parede) e da cor da luz, é só mesmo a intensidade que precisas/procuras. Sugiro que leves a lâmpada contigo quando fores comprar os LEDs. Não tenho disso em casa. Tudo interruptores normais. Andei a ver muita malta a falar em transformadores e fiquei na dúvida se realmente é só comprar LEDs com casquilho igual ou há mais qualquer coisa a ter em atenção...
|
|
|
Post by DC on Dec 19, 2017 9:51:52 GMT
Atenção que os LEDs não são compatíveis com potenciómetros, caso tenhas nos interruptores para gerir a intensidade da luz, ou pelo menos assim me foram vendidos no AKI. De resto, é escolheres que tipo de luz preferes, encontram-se em amarelada, branca ou azulada. Garante que o casquilho é o mesmo, parece-me ser o GU10, comprei uns leds desses há pouco tempo, ficou-me na memória, conhecia o casquilho como sendo "de baioneta". À parte da questão do potenciómetro (substitui-se o interruptor na parede) e da cor da luz, é só mesmo a intensidade que precisas/procuras. Sugiro que leves a lâmpada contigo quando fores comprar os LEDs. Não tenho disso em casa. Tudo interruptores normais. Andei a ver muita malta a falar em transformadores e fiquei na dúvida se realmente é só comprar LEDs com casquilho igual ou há mais qualquer coisa a ter em atenção... jota, eu tenho ideia que quando passei desses focos para os de poupança de energia tive que mudar os casquilhos, MAS os que tinham estavam bastante velhos. Mas já foi há uns anos valentes. Quando mudei desses para os de led não mudei nada. Limitei-me a escolher uns do meu agrado, como disse o master whatever.
|
|
|
Post by jota on Dec 19, 2017 9:59:54 GMT
Pronto. Vou dar um salto ao Leroy, ou algo do género, para ver se arranjo algo em conta para trocar pelo menos os da sala a ver no que dá. Obrigado.
|
|
|
Post by maxx on Dec 19, 2017 10:40:35 GMT
Jota, Rexel. Se calhar nao tens em Famalicao, mas ha varias lojas pelo país e tens uma na Maia perto do Jumbo. Os gajos sao impec nessas situações e tem muita oferta. O meu cunhado "passou" pelo mesmo
|
|
|
Post by whatever on Dec 19, 2017 12:38:24 GMT
Pronto. Vou dar um salto ao Leroy, ou algo do género, para ver se arranjo algo em conta para trocar pelo menos os da sala a ver no que dá. Obrigado. Vais safar-te sem problemas. Os transformadores são para lâmpadas "de luz fria", daquelas que demoram a arrancar, tecnologia de poupança anterior aos LED e posterior às incandescentes e halogéneo (que também são incandescentes). Se os casquilhos estiverem bons, servem sem problemas.
|
|
|
Post by jota on Dec 19, 2017 12:55:08 GMT
Pronto. Vou dar um salto ao Leroy, ou algo do género, para ver se arranjo algo em conta para trocar pelo menos os da sala a ver no que dá. Obrigado. Vais safar-te sem problemas. Os transformadores são para lâmpadas "de luz fria", daquelas que demoram a arrancar, tecnologia de poupança anterior aos LED e posterior às incandescentes e halogéneo (que também são incandescentes). Se os casquilhos estiverem bons, servem sem problemas. Os LEDs que tenho na minha loja também levam um transformador cada um! Por ter visto isso e malta a falar na necessidade de trocar ou retirar os transformadores é que resolvi perguntar por aqui. Mas pelo que vi dos de casa, não há lá transformadores nenhuns.
|
|
|
Post by whatever on Dec 19, 2017 20:28:14 GMT
Huuummm, se calhar estão embutidos nas lâmpadas...
|
|
|
Post by jota on Apr 26, 2018 17:17:54 GMT
Ora bem, troquei lâmpadas nas zonas da casa que mais uso e, coincidência ou não, tive nos últimos meses quase o dobro do consumo do que é normal! Andei a analisar facturas desde 2015 e nunca tinha consumido tanta energia como tenho consumido desde Fevereiro! Em breve a EDP irá proceder à verificação do contador mas pelo que entendi, o mais certo é dizerem que não é dali. Poderá a iluminação ser a causa? As lâmpadas que tirei eram de 35W e as que meti são de 6W e 4W! É impossível estar a gastar mais, certo?
|
|
|
Post by nunonaos on Apr 26, 2018 19:33:33 GMT
Ora bem, troquei lâmpadas nas zonas da casa que mais uso e, coincidência ou não, tive nos últimos meses quase o dobro do consumo do que é normal! Andei a analisar facturas desde 2015 e nunca tinha consumido tanta energia como tenho consumido desde Fevereiro! Em breve a EDP irá proceder à verificação do contador mas pelo que entendi, o mais certo é dizerem que não é dali. Poderá a iluminação ser a causa? As lâmpadas que tirei eram de 35W e as que meti são de 6W e 4W! É impossível estar a gastar mais, certo? É impossível ser das lâmpadas. Até admitia que fosse possível aumentar, embora fosse estranho, agora aumentar para o dobro é impossível. Quanto às questão dos transformadores, acho que são precisos para quando usas focos led que dentro tem aquelas fitas de led cuja alimentação é DC é normalmente de 12v. Ou seja, esses precisam de transformadores. Por outro lado, as lâmpadas led com casquilho normal aceitam alimentação "standard" ou seja 230v ac
|
|
|
Post by jota on Apr 26, 2018 19:55:05 GMT
Vou ter cá um electricista a ver se descubro alguma coisa que possa estar a provocar isto. Durante a tarde toda gastou-se 1kW. Basicamente só o frigorífico ligado. Liguei o termo-acumulador (embutido no painel solar) uns 10 minutos e saltou logo mais 1kW... Já tive 2 avarias nele e se calhar algo voltou a pifar e está a consumir mais do que o normal. Nas últimas semanas tem estado desligado mas piorando o tempo terá que trabalhar novamente e não quero apanhar mais tiros como o dos 2 últimos meses...
Estive a fazer a contas e em Fevereiro e Março tive um gasto médio de 33kW por dia!
|
|
|
Post by whatever on Apr 26, 2018 20:33:24 GMT
Estivemos na época FRIA, foi dos aquecimentos...!? Precisas de isolar melhor a casa. Frinchas nas janelas e estores são uma merda.
|
|
|
Post by jota on Apr 27, 2018 7:18:44 GMT
Estivemos na época FRIA, foi dos aquecimentos...!? Precisas de isolar melhor a casa. Frinchas nas janelas e estores são uma merda. Todos os anos passo pelo mesmo. O meu ar condicionado trabalhou pouco e o do quarto da pequena não foi diferente do usual. Aliás, em Dezembro e Janeiro trabalharam mais e não gastei assim.
|
|
|
Post by whatever on Apr 27, 2018 9:03:45 GMT
... às vezes as contas vêm acumuladas (por não fazerem a leitura), outras vezes vêm especuladas por imaginam que vais gastar o mesmo que no mês anterior... verifica qual é intervalo de tempo referente à facturação.
|
|