|
Post by nunonaos on Jan 8, 2018 14:16:40 GMT
Em continuação da conversa do outro tópico, ficam aqui duas opções para usar como bass cut. Coloquei apenas a parte do bass cut, omiti volumes e tone. Na primeira opção, o pot que já existia na guitarra serve para controlar a quantidade de "efeito" que queremos. O trimmer serve para fazer variar a frequência do cutoff. Esse valor vai variar de guitarra para guitarra, depende dos pickups e depende do resto das ligações que tivermos. Mudar o valor do condensador também vai fazer variar a frequência de cutoff. O ideal é experimentar valores neste site: www.learningaboutelectronics.com/Articles/High-pass-filter-calculator.php#answer1Eu coloquei trimer em vez de uma resistência fixa para ter mais liberdade para experimentar, mas após se chegar a um valor aceitável pode-se trocar por uma resistência. Uma alternativa a este esquema seria ter o pot a fazer o que está a fazer o trimmer no esquema de cima, tendo apenas uma resistência de valor fixo ligada à terra. No exemplo que dou em baixo, com um pot de 500K conseguiamos que num dos extremos, o cutoff seria +/- pelos 72Hz (portanto não se notava cutoff nenhum) e no outro extremo o cutoff seria aos 144Hz, portanto a cortar grave é já algum médio grave. Não experimentei esta opção mas parece-me que funcionará bem.
|
|
|
Post by jota on Jan 8, 2018 15:17:11 GMT
Pelos vistos este é o que a Reverend usa nas suas guitarras:
|
|
|
Post by nunonaos on Jan 8, 2018 15:18:19 GMT
Pelos vistos este é o que a Reverend usa nas suas guitarras: não dá para ver a foto, consegues colocar um link para o post por exemplo?
|
|
|
Post by jota on Jan 8, 2018 15:19:20 GMT
Pelos vistos este é o que a Reverend usa nas suas guitarras: não dá para ver a foto, consegues colocar um link para o post por exemplo? Vê agora.
|
|
|
Post by nunonaos on Jan 8, 2018 15:27:14 GMT
Pelos vistos este é o que a Reverend usa nas suas guitarras: já dá muito bem, já têm treble bleed então o sistema deles é tipo o primeiro que coloquei mas não usam resistência para terra (o trimmer no meu primeiro esquema)
|
|
|
Post by jota on Jan 8, 2018 15:29:43 GMT
Não sei se é isso exactamente que tenho na minha porque os pickups foram mudados e o pot de volume é push-pull para fazer split coil mas, o certo é que aquilo é uma maravilha.
|
|
|
Post by nunonaos on Jan 8, 2018 15:33:53 GMT
Não sei se é isso exactamente que tenho na minha porque os pickups foram mudados e o pot de volume é push-pull para fazer split coil mas, o certo é que aquilo é uma maravilha. por acaso esse sistema que está aí foi o primeiro que experimentei, condensador de 1nF. mas na minha guitarra parece que não cortava grande coisa de graves...mas também é normal que varie muito com os pickups. na tua é um efeito muito pronunciado ou corta só mesmo aqueles graves que só fazem perder definição?
|
|
|
Post by jota on Jan 8, 2018 16:02:20 GMT
Não sei se é isso exactamente que tenho na minha porque os pickups foram mudados e o pot de volume é push-pull para fazer split coil mas, o certo é que aquilo é uma maravilha. por acaso esse sistema que está aí foi o primeiro que experimentei, condensador de 1nF. mas na minha guitarra parece que não cortava grande coisa de graves...mas também é normal que varie muito com os pickups. na tua é um efeito muito pronunciado ou corta só mesmo aqueles graves que só fazem perder definição? Diria que é pronunciado qb. A posição que uso é com o knob cortado aí a 70%. Os pickups embrulham pra caraças com o knob no máximo e assim corta o grave em exagero. A partir daí sinto que o efeito não é tão pronunciado mas, no mínimo, soa-me mais parecido com um single coil (em comparação com a tele ou strat) do que com o coil split!
|
|
|
Post by nunonaos on Jan 8, 2018 16:06:01 GMT
por acaso esse sistema que está aí foi o primeiro que experimentei, condensador de 1nF. mas na minha guitarra parece que não cortava grande coisa de graves...mas também é normal que varie muito com os pickups. na tua é um efeito muito pronunciado ou corta só mesmo aqueles graves que só fazem perder definição? Diria que é pronunciado qb. A posição que uso é com o knob cortado aí a 70%. Os pickups embrulham pra caraças com o knob no máximo e assim corta o grave em exagero. A partir daí sinto que o efeito não é tão pronunciado mas, no mínimo, soa-me mais parecido com um single coil (em comparação com a tele ou strat) do que com o coil split! quando puderes tenta perceber se com o tone cortado o efeito é tão pronunciado como com o tone aberto se esses pickups fossem os originais da guitarra diria que eles já fariam pickups com graves de sobra mas no teu caso não são os originais pois não?
|
|
|
Post by jota on Jan 8, 2018 16:30:51 GMT
Diria que é pronunciado qb. A posição que uso é com o knob cortado aí a 70%. Os pickups embrulham pra caraças com o knob no máximo e assim corta o grave em exagero. A partir daí sinto que o efeito não é tão pronunciado mas, no mínimo, soa-me mais parecido com um single coil (em comparação com a tele ou strat) do que com o coil split! quando puderes tenta perceber se com o tone cortado o efeito é tão pronunciado como com o tone aberto se esses pickups fossem os originais da guitarra diria que eles já fariam pickups com graves de sobra mas no teu caso não são os originais pois não? Não são. Os originais estão na minha AS73 e não têm aquele grave todo! Estes são uns Suhr Doug Aldrich e têm uma tonelada de ganho. Felizmente também são muito sensíveis aos ajustes do volume e dos 2 tones e por isso acabam por funcionar muito bem nesta guitarra. Quanto à cena do tone cortado ou aberto, hei-de testar.
|
|