|
Post by jota on Jun 11, 2019 16:44:14 GMT
Povo, o que usam em casa para aquecer a água do banho? O meu painel solar (termo-sifão com tubos de vácuo) foi á vida (o reservatório deita água por todo o lado) e agora querem um balúrdio por uma coisa do género. Sugeriram-me uma bomba de calor (um pouco mais económico) mas exige energia 24/7 enquanto que com o painel eu tinha água quente a custo zero durante quase 10 meses por ano...
|
|
|
Post by whatever on Jun 11, 2019 19:48:24 GMT
Quanto durou o anterior? faz as contas, não penses no imediato.
No meu caso pessoal uso esquentador com gás da rede...
|
|
|
Post by rukas on Jun 11, 2019 21:28:21 GMT
Aquecimento de agua? Parece que o que esta a dar mesmo agora sao os banhos de gelo.
|
|
|
Post by jorge on Jun 11, 2019 21:55:12 GMT
Tenho um sistema com dois colectores solares com o reservatório dentro de casa, há mais de 10 anos, e funciona bem. Se fosse hoje, talvez considerasse também uma bomba de calor aero-térmica, que é também equiparada a um sistema de energia renovável.
|
|
|
Post by jota on Jun 11, 2019 22:14:50 GMT
Quanto durou o anterior? faz as contas, não penses no imediato. No meu caso pessoal uso esquentador com gás da rede... Muito pouco. O construtor foi ao mais barato e fui informado tarde de mais que deveria ter um contrato de manutenção.
Supostamente a duração seria de 25 anos do que me estão a tentar vender agora. Estou a pensar na bomba de calor com a possibilidade de no futuro adicionar uns paineis fotovoltaicos para a alimentar e assim diminuir a dependência da electricidade. Não queria mesmo gastar mais de €2000 neste momento...
|
|
|
Post by maxx on Jun 13, 2019 8:39:51 GMT
A EDP está com uma campanha, semelhante à que teve a coisa de um ano relativamente as bombas de calor, para paineis fotovoltaicos. Verifica isso pq no caso das bombas de calor a poupança era significativa (na aquisição).
Eu uso gas apenas para aquecimento central e aguas sanitarias. O gas é mais caro que a electricidade. Já ponderei em trocar para bomba de calor, mas tenho de fazer uma analise mais cuidada.
|
|
|
Post by jota on Jun 13, 2019 9:35:31 GMT
A EDP está com uma campanha, semelhante à que teve a coisa de um ano relativamente as bombas de calor, para paineis fotovoltaicos. Verifica isso pq no caso das bombas de calor a poupança era significativa (na aquisição). Eu uso gas apenas para aquecimento central e aguas sanitarias. O gas é mais caro que a electricidade. Já ponderei em trocar para bomba de calor, mas tenho de fazer uma analise mais cuidada. Isso dá EDP é para o público em geral ou clientes? É que não sou cliente deles...
|
|
|
Post by maxx on Jun 13, 2019 11:42:09 GMT
pois... isso ja nao sei. vai ao site deles e verifica..mas cheira-me que nao vais ter sorte entao
|
|
|
Post by jota on Jun 13, 2019 14:48:59 GMT
pois... isso ja nao sei. vai ao site deles e verifica..mas cheira-me que nao vais ter sorte entao É para clientes e a vantagem é mesmo o pagamento em prestações. Em termos de preços finais não é muito aliciante...
Acho que vou optar pela bomba de calor e mais tarde investir nuns painéis fotovoltaicos para a alimentar.
|
|
|
Post by maxx on Jun 13, 2019 14:51:09 GMT
o meu colega teve um desconto muito grande com a bomba de calor. mas pensa assim, sobra-te mais para guitarras
|
|
|
Post by jota on Jun 13, 2019 14:54:11 GMT
o meu colega teve um desconto muito grande com a bomba de calor. mas pensa assim, sobra-te mais para guitarras Desconto em quê? Na EDP? Em relação a que preços?
|
|
|
Post by maxx on Jun 13, 2019 14:59:51 GMT
na aquisição. entregou um cilindro avariado e teve desconto na bomba de calor. nos paineis, nao faço ideia. vi só a pub e presumi q fosse algo do genero.
|
|
|
Post by jota on Jun 13, 2019 15:00:33 GMT
na aquisição. entregou um cilindro avariado e teve desconto na bomba de calor. nos paineis, nao faço ideia. vi só a pub e presumi q fosse algo do genero. Ah, ok. Não sabia que faziam retoma...
|
|