|
Post by sonicblue on Nov 17, 2019 3:43:27 GMT
NGD! Não publicava há bastante tempo, mas dada a ocasião justifica-se! Acho que pode ser interessante para o pessoal, sendo que é uma guitarra nova sobre a qual ainda há poucas reviews. Chegou a semana passada a Squier Jazzmaster Classic Vibe que encomendei da Thomann. É um modelo novo, de 2019, e vem na sequência da Fender ter acabado com as Squier Vintage Modified e de as ter substituído pelas Classic Vibe. Já li vários fóruns que estas guitarras são só as Vintage Modified rebranded, com alguns upgrades, e que não se pode esperar a mesma qualidade que se tinha com as antigas Classic Vibe, mas decidi avançar, até porque já estava há bastante tempo atrás de uma jazzmaster. Relativamente a specs, é igual às jazzmasters Vintage Modified, com algumas diferenças: o corpo é polar e não basswood (honestamente, não sei qual é a diferença entre os dois), a bridge foi substituída por uma bridge mustang (uma troca que toda a gente fazia e que faz toda a diferença), a pestana é de osso e não de plástico e o braço é indian laurel em vez de rosewood, o que lhe dá uma cor mais esbatida e é bastante seco, provavelmente o braço mais seco que já experimentei. Fiz hoje o primeiro ensaio com ela e gostei bastante. Os pickups soam muito bem, o braço é bastante confortável, a guitarra tem um peso fixe (um pouco mais leve que a minha Fender Tele MIM) e a construção é muito porreira. Tanto o braço como o corpo estão ao nível de qualquer Fender que já experimentei. O maior problema, e que me surpreendeu um bocado, talvez por nunca ter comprado uma guitarra em primeira mão, foi o setup que vinha da fábrica. A pestana vinha mal cortada, tive de estar a limar um pouco as ranhuras para as cordas, a intonação do braço vinha péssima e a acção também estava bastante alta. Perdi algum tempo a fazer um setup à guitarra e já toca bastante bem, mas sinto que continua a precisar de um setup profissional para ficar no ponto. Sendo que a guitarra era nova e veio de fábrica, surpreendeu-me pela negativa precisar logo de ser vista por um profissional. De qualquer forma, a guitarra soa muita bem, é confortável de tocar, não parece em nada uma guitarra de gama baixa e por 360 euros (com um gigbag bastante fixe da Thomann incluido) continua a ser a jazzmaster mais barata com as mesmas specs que as jazzmasters vintage. Deixo-vos duas fotos da guitarra. Na primeira está ao lado da Squier Jagmaster Vista Series dos anos 90, do teclista da minha banda. Grande guitarra também!
|
|
|
Post by ruit on Nov 17, 2019 12:29:09 GMT
N O maior problema, e que me surpreendeu um bocado, talvez por nunca ter comprado uma guitarra em primeira mão, foi o setup que vinha da fábrica. A pestana vinha mal cortada, tive de estar a limar um pouco as ranhuras para as cordas, a intonação do braço vinha péssima e a acção também estava bastante alta. Perdi algum tempo a fazer um setup à guitarra e já toca bastante bem, mas sinto que continua a precisar de um setup profissional para ficar no ponto. Sendo que a guitarra era nova e veio de fábrica, surpreendeu-me pela negativa precisar logo de ser vista por um profissional. Nunca comprei nenhuma guitarra nova que não precisasse de qualquer coisa. E estou a falar duma Fender Jaguar JM Signature (pestana, ponte nova com o mesmo raio do fretboard) e de 3 Martins (acção alta) acústicas. Se tal não acontecesse numa Squier ficava surpreendido. Eu experimentei duas dessas e gostei delas para o preço que custam. Boa compra. :-)
|
|
|
Post by sonicblue on Nov 17, 2019 23:56:53 GMT
Nunca comprei nenhuma guitarra nova que não precisasse de qualquer coisa. E estou a falar duma Fender Jaguar JM Signature (pestana, ponte nova com o mesmo raio do fretboard) e de 3 Martins (acção alta) acústicas. Se tal não acontecesse numa Squier ficava surpreendido. Eu experimentei duas dessas e gostei delas para o preço que custam. Boa compra. :-)
Ah ok, fixe! Falta de experiência da minha parte, então. Nesse caso acho que não tenho razões de queixa! Voltei a passar o dia a ensaiar com ela e soa mesmo bem.
|
|
|
Post by louvelvet on Aug 5, 2020 13:08:27 GMT
Pessoal Vou canibalizar este tópico para fazer uma perguntinha para que quiser ou souber responder. Veio-me parar às mãos uma destas jazzmaster iguais à do sonicblue... embora seja uma guitarrinha fixe, os pickups são um bocado para o anémicos e têm um hum chato que não consigo resolver (acho que não é costume, mas nesta pelos vistos estes vieram assim). Não estou com paciência para abrir aqueles pickups à procura da causa do hum (embora já tenha revisto o wiring e está ok) e queria logo espetar-lhe com uns pickups novos. A guitarra vai ser para dar ao meu sobrinho por isso não quero gastar nenhuma exorbitância, até porque a guitarra foi mesmo muito barata e dificilmente me veria a gastar mais dinheiro nuns pickuos que na guitarra em si! Sugestões? Bons e baratos e com formato jazzmaster... Obrigado
|
|
|
Post by sonicblue on Aug 6, 2020 9:56:52 GMT
Pessoal Vou canibalizar este tópico para fazer uma perguntinha para que quiser ou souber responder. Veio-me parar às mãos uma destas jazzmaster iguais à do sonicblue... embora seja uma guitarrinha fixe, os pickups são um bocado para o anémicos e têm um hum chato que não consigo resolver (acho que não é costume, mas nesta pelos vistos estes vieram assim). Não estou com paciência para abrir aqueles pickups à procura da causa do hum (embora já tenha revisto o wiring e está ok) e queria logo espetar-lhe com uns pickups novos. A guitarra vai ser para dar ao meu sobrinho por isso não quero gastar nenhuma exorbitância, até porque a guitarra foi mesmo muito barata e dificilmente me veria a gastar mais dinheiro nuns pickuos que na guitarra em si! Sugestões? Bons e baratos e com formato jazzmaster... Obrigado Honestamente, acho que para comprares uns pickups baratos, a tua melhor solução é resolver o hum desses pickups. Não acho que os pickups stock sejam só “ok” como dizes e dificilmente com uns pickups baratos vais ver melhorias, acho eu. Pelo que li, a melhor opção a seguir aos stock são os Pure Vintage 65 - são os que vêm nas Vintera, por exemplo - e custam 100€ em primeira mão. Mas também já li muitos comentários a dizer que não é um improve assim tão grande perante os que já vêm com a guitarra, e como nunca os ouvi não te consigo confirmar se são ou não uma boa opção! Entretanto, na minha pus uns Antiquity II, que são os pickups usados pelo Thurston Moore, Nels Cline, etc., porque encontrei a 140€ no OLX (novos custam 250€) e achei um bom negócio, mas se é para ofereceres a guitarra a uma criança que vai aprender a tocar, não justifica. PS: Apesar de já terem dono, ainda tenho comigo os pickups antigos, só os devo entregar para a semana. Queres que tos empreste para pores na guitarra e veres se sem o hum dos teus a coisa já funciona?
|
|
|
Post by louvelvet on Aug 6, 2020 14:09:56 GMT
Bem, ganhei alguma coragem para abrir aquilo e olhar com olhos de ver e multímetro na mão para aquelas ligações (o circuito de rythm é uma coisa bizarra mesmo!). Já descobri a razão do hum... alguém andou a mexer naquilo (daí se calhar o preço baixinho de quem fez merda e não soube resolver) e não só meteu aqueles pickups em série, como fez umas ligações merdosas de ground à parte de trás dos potenciómetros... bem assunto resolvido; a tocar e com hum normal de single coils! Ainda assim, sonicblue , não acho que os pickups sejam nada por aí além! Soam finos e não têm nada a ver com boas jazzmaster quer já experimentei, onde o som era francamente mais "warm". Os antiquity II são bem fixes e soam "warm" que baste, que é como a jazzmaster deve soar! PS: o meu sobrinho não é propriamente uma criança... 15 anos e mais barba que eu! Obrigado pela sugestão de empréstimo dos pickups também.
|
|
|
Post by nunonaos on Aug 6, 2020 14:22:45 GMT
Bem, ganhei alguma coragem para abrir aquilo e olhar com olhos de ver e multímetro na mão para aquelas ligações (o circuito de rythm é uma coisa bizarra mesmo!). Já descobri a razão do hum... alguém andou a mexer naquilo (daí se calhar o preço baixinho de quem fez merda e não soube resolver) e não só meteu aqueles pickups em série, como fez umas ligações merdosas de ground à parte de trás dos potenciómetros... bem assunto resolvido; a tocar e com hum normal de single coils! Ainda assim, sonicblue , não acho que os pickups sejam nada por aí além! Soam finos e não têm nada a ver com boas jazzmaster quer já experimentei, onde o som era francamente mais "warm". Os antiquity II são bem fixes e soam "warm" que baste, que é como a jazzmaster deve soar! PS: o meu sobrinho não é propriamente uma criança... 15 anos e mais barba que eu! Obrigado pela sugestão de empréstimo dos pickups também. atenção que na minha squier j mascis os potenciometros eram de 1Mohm mudei para 500k e os pickups ficaram a soar bem se tiverem pots de 1mohm dificilmente ficam com um som agradavel
|
|
|
Post by louvelvet on Aug 6, 2020 15:27:17 GMT
Sim, são de 1Mohm. Mas experimentei com uns crocodilos uns de 500k e não é daí que vem a diferença... acho mesmo que os pickups são pouco encorpados, pelo menos quando comparados com uma que tive cá em casa com uns Curtis Novak e uma com uns SD que experimentei num ensaio!
|
|
|
Post by nunonaos on Aug 6, 2020 18:50:08 GMT
Sim, são de 1Mohm. Mas experimentei com uns crocodilos uns de 500k e não é daí que vem a diferença... acho mesmo que os pickups são pouco encorpados, pelo menos quando comparados com uma que tive cá em casa com uns Curtis Novak e uma com uns SD que experimentei num ensaio! Eu gosto dos da minha mas penso que sejam diferentes desses porque supostamente os da minha são uns P90 numa caixa dos Jazzmaster
|
|
|
Post by louvelvet on Aug 7, 2020 8:04:06 GMT
Sim, são de 1Mohm. Mas experimentei com uns crocodilos uns de 500k e não é daí que vem a diferença... acho mesmo que os pickups são pouco encorpados, pelo menos quando comparados com uma que tive cá em casa com uns Curtis Novak e uma com uns SD que experimentei num ensaio! Eu gosto dos da minha mas penso que sejam diferentes desses porque supostamente os da minha são uns P90 numa caixa dos Jazzmaster Parece que sim. Aliás, acho que até são um misto de P90/pickup de tele com a base metálica!
|
|
|
Post by sonicblue on Nov 18, 2020 23:13:48 GMT
Hey, Entretanto deixo uma fotografia da guitarra tal como está agora e com todos os upgrades que fui fazendo! Pus uns Antiquity II, mudei a electrónica para uns pots CTS de 500k no circuito lead e mudei o cap também (acho que o valor é 0,47), tive de substituir a entrada do jack porque entretanto a que vinha estragou-se, e pus-lhe ainda um vibrato arm da Staytrem, que faz toda a diferença não só no controlo dos bends, como na estabilidade - a que vinha estava sempre a cair e a andar à roda e esta fica fixa. Sinto que está mesmo bastante melhor do que quando estava stock, mas a bridge continua-me a dar alguns problemas. Não faz buzz nem barulhos nenhuns, mas está sempre a cair. Para a guitarra estar com o setup certo, tem de estar elevada a uma altura certa. Tenho andando a corrigi-la ensaio sim, ensaio não. Ando a ver se vale a pena investir numa mais fixe ou não, provavelmente se avançar será Staytrem também.
|
|