|
Post by habanero04 on Jan 30, 2020 15:32:22 GMT
|
|
|
Post by Pai da Gina on Jan 30, 2020 15:55:30 GMT
Falta agora um teste com outras guitarras e com outros tipos de som...é sempre rockalhada Acho que a principal razão pela qual a malta escolhe as cordas ainda é pelo conforto, seja na mão esquerda seja na forma como ataca as cordas com a palheta (ou sem ela).
|
|
|
Post by nunonaos on Jan 30, 2020 16:02:07 GMT
eu vi esse video com uns phones foleiros e não consegui ouvir diferenças no tone, eu sei que a diferença existe mas é pouca. para mim o mais importante é a diferente tensão que cada espessura dá, até dependendo do estilo de musica que se está a tocar pode ser mais confortável ter cordas mais grossas ou mais fininhas, depende do toque de cada um
|
|
|
Post by jota on Jan 30, 2020 16:17:39 GMT
Pois, para mim a questão também se põe no campo do conforto. 010 em escalas longas ficam demasiado tensas e 009 em escalas curtas ficam demasiado "soltas" para os meus gostos.
Aí no vídeo é notória a menor compressão nas cordas mais finas mas numa mistura se calhar era muito mais difícil de perceber.
|
|
|
Post by maxx on Jan 30, 2020 17:11:10 GMT
É notoria a dif de 11 para 09. Mas como diz o Jota, será que se nota na mistura? Uso 10 em todas as guitarras, mas ja pensei em meter 09 nas que tem HB
|
|
|
Post by habanero04 on Jan 30, 2020 20:45:27 GMT
Eu também sou dessa opinião. Nota-se alguma diferença, mas pouca. Terá mais a ver com o que se sente na ponta dos dedos do que outra coisa.
Tenho usado em Strats e Les Paul 0.010, e em Ibanez 0.009.
|
|
|
Post by whatever on Jan 30, 2020 22:17:06 GMT
Vi este filme ontem e acho que já o tinha visto antes. Achei-o pretensioso e fraco. Argumentam a escolha com base exclusivamente na espessura das cordas quando nem sequer referem a qualidade do material, diferenças no enrolamento Round versus flatwound versus intermédios (entre o flat e o round), comprimento da escala ou até mesmo afinação... e faltou-lhe igualmente o mais importante que é o objectivo.
Na minha opinião, cordas mais grossas são mais indicadas para fraseados tipo solo, pois enriquecem o timbre com corpo e ataque, fazem as notas vibrar com mais presença, só que isso pode ser contraprodutivo para quem está a fazer chuga chuga, conduzindo a uma sonoridade mais enrolada.
... e isto não é mais do que um perfil de EQ e feel na ponta dos dedos, um pequeno (mas importante) factor na equação total, na qual o perfil de EQ da coluna e a EQ propriamente dita do amp+efeitos têm igualmente uma razão elevada.
Posto isto, novamente, achei o vídeo pretensioso por não referir nenhum destes aspectos. Limitaram-se a fazer a experiência de trocar as cordas numa guitarra e tiraram uma conclusão generalizada. Altamente científico!... (not)
|
|
|
Post by jota on Jan 31, 2020 8:30:42 GMT
whatever vais desculpa-me mas acho que foste tu quem não entendeu o objectivo do vídeo. A premissa era: cordas de diferentes espessuras soam diferentes? Qual soa melhor? A primeira parte é objectiva e só poderia ser feita com o mesmo tipo de corda, na mesma guitarra e amp. A segunda é completamente subjectiva como são os gostos. Nunca eles se proposeram a testar diferentes materiais, enrolamentos, escalas, afinações...
|
|
|
Post by ruit on Jan 31, 2020 10:47:01 GMT
|
|
|
Post by maxx on Jan 31, 2020 12:01:09 GMT
Concordo com o jota. Alias, no inicio eles referem o pretendido e dao uma explicação logica e historica. Na Jaguar eu usava 013, o q era uma maravilha sabendo q o radius é 7.25. Mas tinha de ser por causa da ponte.
|
|
|
Post by whatever on Jan 31, 2020 12:41:13 GMT
jota , ok, podes ter razão, MAS, ficava-lhes bem salientar os outros aspectos. Porque "usar as cordas erradas" é muito mais amplo do que apenas a variável "espessura". Não fizeram nenhuma referência ao contexto solo/ritmo e só aí dava para desenvolver bastante. É que rapidamente saltam para as conclusões com base apenas na espessura e de apenas uma marca de cordas. Não estou a dizer para fazerem um comparativo entre marcas, mas será que a mesma tipologia de resultados são obtidos com outras marcas? Ou seja, tratou-se de um exercício interessante, mas nada que permita tirar GRANDES conclusões por si só. Era apenas isso que queria frisar. Não considerei que o vídeo me esclarecesse sobre o assunto ou que me tenha trazido alguma novidade. As cordas são o início da equação total do timbre final e este pode e deve ser modelado em função do gosto e objectivos de cada um. Se calhar é mais um caso de muita parra e pouca uva, ou seja, de um título demasiado pomposo para o vídeo em questão, mas o que é certo é que devem ter recebido uns bons milhares de visualizações só por isso... e patrocínio também... ah pois é... EDIT: depois aparece o amigo a apoiar a "conclusão" do primeiro vídeo e novamente a fazer publicidade escabrosa à MESMA marca de cordas. Isto é um esquema de publicidade e de manipulação de opiniões através de pseudo ciência de um teste de caca. os gajos ganham uns valentes trocos em função dos clicks que recebem nos vídeos com base em títulos empolados e pomposos e nós, comemos a treta com um "ah, muito bem, se calhar têm razão"... Eu até acho piada ao BEATO, mas estes vídeos, vai lá vai...
|
|
|
Post by ruit on Jan 31, 2020 12:52:52 GMT
Concordo com o jota. Alias, no inicio eles referem o pretendido e dao uma explicação logica e historica. Na Jaguar eu usava 013, o q era uma maravilha sabendo q o radius é 7.25. Mas tinha de ser por causa da ponte. Não acho que o radius tenha alguma coisa a ver com o calibre das cordas na Jaguar nem o desenho da ponte. A minha Jaguar tem 9.5 e eu uso 012. O que faz a diferença na Jaguar é o tamanho da escala que é apenas 24".
|
|
|
Post by jota on Jan 31, 2020 13:30:26 GMT
jota , ok, podes ter razão, MAS, ficava-lhes bem salientar os outros aspectos. Porque "usar as cordas erradas" é muito mais amplo do que apenas a variável "espessura". Não fizeram nenhuma referência ao contexto solo/ritmo e só aí dava para desenvolver bastante. É que rapidamente saltam para as conclusões com base apenas na espessura e de apenas uma marca de cordas. Não estou a dizer para fazerem um comparativo entre marcas, mas será que a mesma tipologia de resultados são obtidos com outras marcas? Ou seja, tratou-se de um exercício interessante, mas nada que permita tirar GRANDES conclusões por si só. Era apenas isso que queria frisar. Não considerei que o vídeo me esclarecesse sobre o assunto ou que me tenha trazido alguma novidade. As cordas são o início da equação total do timbre final e este pode e deve ser modelado em função do gosto e objectivos de cada um. Se calhar é mais um caso de muita parra e pouca uva, ou seja, de um título demasiado pomposo para o vídeo em questão, mas o que é certo é que devem ter recebido uns bons milhares de visualizações só por isso... e patrocínio também... ah pois é... EDIT: depois aparece o amigo a apoiar a "conclusão" do primeiro vídeo e novamente a fazer publicidade escabrosa à MESMA marca de cordas. Isto é um esquema de publicidade e de manipulação de opiniões através de pseudo ciência de um teste de caca. os gajos ganham uns valentes trocos em função dos clicks que recebem nos vídeos com base em títulos empolados e pomposos e nós, comemos a treta com um "ah, muito bem, se calhar têm razão"... Eu até acho piada ao BEATO, mas estes vídeos, vai lá vai... Queres ver que estes tipos que ganham a vida a fazer vídeos querem pagar contas e comer à custa dos vídeos?!? 😀
|
|
|
Post by stratokosta on Jan 31, 2020 14:30:44 GMT
jota , ok, podes ter razão, MAS, ficava-lhes bem salientar os outros aspectos. Porque "usar as cordas erradas" é muito mais amplo do que apenas a variável "espessura". Não fizeram nenhuma referência ao contexto solo/ritmo e só aí dava para desenvolver bastante. É que rapidamente saltam para as conclusões com base apenas na espessura e de apenas uma marca de cordas. Não estou a dizer para fazerem um comparativo entre marcas, mas será que a mesma tipologia de resultados são obtidos com outras marcas? Ou seja, tratou-se de um exercício interessante, mas nada que permita tirar GRANDES conclusões por si só. Era apenas isso que queria frisar. Não considerei que o vídeo me esclarecesse sobre o assunto ou que me tenha trazido alguma novidade. As cordas são o início da equação total do timbre final e este pode e deve ser modelado em função do gosto e objectivos de cada um. Se calhar é mais um caso de muita parra e pouca uva, ou seja, de um título demasiado pomposo para o vídeo em questão, mas o que é certo é que devem ter recebido uns bons milhares de visualizações só por isso... e patrocínio também... ah pois é... EDIT: depois aparece o amigo a apoiar a "conclusão" do primeiro vídeo e novamente a fazer publicidade escabrosa à MESMA marca de cordas. Isto é um esquema de publicidade e de manipulação de opiniões através de pseudo ciência de um teste de caca. os gajos ganham uns valentes trocos em função dos clicks que recebem nos vídeos com base em títulos empolados e pomposos e nós, comemos a treta com um "ah, muito bem, se calhar têm razão"... Eu até acho piada ao BEATO, mas estes vídeos, vai lá vai... Queres ver que estes tipos que ganham a vida a fazer vídeos querem pagar contas e comer à custa dos vídeos?!?😀 não sei quanto tempo ainda vai durar, começam a faltar temas aos youtubers , alguns vídeos são um bocado "forçados". no caso das cordas é experimentar , também não custam nenhuma fortuna. tem piada o pessoal gastar fortunas em gear e depois trocar de cordas de 10 em 10 anos
|
|
|
Post by Pai da Gina on Jan 31, 2020 15:04:47 GMT
Queres ver que estes tipos que ganham a vida a fazer vídeos querem pagar contas e comer à custa dos vídeos?!?😀 no caso das cordas é experimentar , também não custam nenhuma fortuna. tem piada o pessoal gastar fortunas em gear e depois trocar de cordas de 10 em 10 anos dá trabalho
|
|