|
Post by jota on Jul 30, 2020 14:39:15 GMT
Ao ouvir hoje o podcast do Dave Friedman, a certa altura ele falava na possibilidade de o uso de in-ear hoje em dia poder ser tão ou mais nefasto que as stacks de 100W de antigamente. Lembro-me de há uns anos ler qualquer coisa sobre os danos do uso de fones por estarem tão perto do tímpano mas não sei ao certo se realmente o uso a volumes moderados poderá ser tão prejudicial como amps a bombar. Isto preocupa-me porque já há muito que tenho algumas dificuldades auditivas (como lhe chamou um médico: ouvido de terceira idade, isto é, ouço mas tenho dificuldade em entender, principalmente conversas), e ultimamente uso imenso os in-ear e quase nunca os amps. Mas, a verdade é que nunca saí de um concerto ou ensaio de in-ear com os ouvidos a zumbir e isso era pratica normal quando usava amps. Segundo sei, o zumbido é sinal de que houve dano, por pequeno que tenha sido, no ouvido, portanto, seria um sinal de que os in-ear são menos nocivos.
Alguém sabe mais deste assunto ou tem opinião para partilhar?
|
|
|
Post by Pai da Gina on Jul 30, 2020 14:45:13 GMT
Normalmente quem usa stacks de 100w a bombar usa tampões nos ouvidos. O Kalú dos Xutos rebentou um tímpano por causa do volume elevado do in-ear. Isto é tudo o que sei sobre o tema
|
|
|
Post by jota on Jul 30, 2020 14:58:36 GMT
Normalmente quem usa stacks de 100w a bombar usa tampões nos ouvidos. O Kalú dos Xutos rebentou um tímpano por causa do volume elevado do in-ear. Isto é tudo o que sei sobre o tema Achas que o Townsend ou o Hendrix usavam tampões nos ouvidos? Muitos dos que ainda são vivos são também surdos como portas mas, o Friedman referia isso, parece haver talvez algo genético que faz com que outros não tenham ainda problemas. Ele dava o exemplo do Steve Stevens e do George Lynch que continuam até hoje a usar stacks mas começaram nos anos 80 e provavelmente sem protecção auditiva, e não têm a audição afectada. Já o Van Halen, ou mais extremo ainda, o Paul Gilbert estão bastante surdos!
Quanto aos in-ear, no início assustava-me não ter controlo sobre o volume mas eu uso aquilo relativamente baixo. Bom isolamento e pouco volume de palco ajudam a não precisar de muito volume e evitar que qualquer acidente possa causar um estouro grande o suficiente para aleijar. Num batera deve ser mais complicado.
|
|
|
Post by Pai da Gina on Jul 30, 2020 15:06:13 GMT
Eu estava a falar dos dias de hoje, não do antigamente
|
|
|
Post by pipes on Jul 30, 2020 20:58:03 GMT
Não tenho experiência com in-ears. Mas em estúdio se tiver a gravar de phones, fico com uma dor de cabeça do diabo, não sei até que ponto é melhor ou pior que um amp na sala. Creio que tudo se resume ao volume, tanto do amp como dos in-ears...
|
|
|
Post by nunonaos on Jul 30, 2020 21:35:45 GMT
faz um certo sentido isso de estar mais perto do timpano e por essa razão poder também causar danos. cientificamente...não sei
|
|