|
Post by supersharp on Apr 26, 2022 2:17:04 GMT
Viva forumeiros!
Apresento-me primeiro. Eu sou o João10 ou John10 do defunto Forumusica. Nunca disse nada de muito memorável por lá, mas pode ser que alguém se lembre. Não sei o que aconteceu ao tasco de lá, mas oh well.
Escrevo para saber a vossa opinião.
Tenho um conjunto de músicas que gostaria de editar. Estão prontas, no sentido de estarem escritas e com maquetes feitas e pretendo continuar o processo de gravação em casa.
Pergunto, qual acham a melhor forma de editar o material?
Já vi as seguintes opções:
- Distrokid para editar nas plataformas de streaming
- Bandcamp apenas para editar e se alguém quiser comprar
Também há a opção de enviar para uma editora e ver o que acontece.
Eu não tenho banda para dar concertos, nem tenho grande vontade para promover o disco (eu sei o disco não vai ter visibilidade nenhuma).
Por isso digam lá de vossa justiça dado que há aqui pessoal com mais experiência no assunto. Se alguém quiser ouvir algo do que fiz posso disponibilizar de forma privada.
Vivo em Guimarães. Se houver por aqui alguém entre Guimarães, Famalicão ou Braga que queira dar uns toques um dia, também se pode arranjar.
Um abraço a todos! E obrigado.
EDIT: Para dizer que não sei se postei isto no sítio certo. Estejam à vontade para mudar isto de sítio. Obrigado.
|
|
|
Post by jota on Apr 26, 2022 9:47:41 GMT
Bem vindo. Somos quase vizinhos! Eu tive uma banda que usou o Distrokid para disponibilizar o EP nos serviços de streaming. Penso que fora uns 40€ ou coisa do género. Se não tens interesse em fazer promoção da coisa, aconselhava o Bandcamp. Penso que não tem custo no caso de apenas disponibilizar os temas. Eles levam é uma percentagem no caso das vendas.
|
|
|
Post by nunonaos on Apr 26, 2022 10:09:26 GMT
Também há a opção de enviar para uma editora e ver o que acontece. Eu não tenho banda para dar concertos, nem tenho grande vontade para promover o disco (eu sei o disco não vai ter visibilidade nenhuma). Bem vindo ao musicapt. Eu costumo usar o cdbaby mas também ouvi falar bem do distrokid, no entanto de acordo com o que dizes em cima, sinceramente não sei se te vale a pena gastares o dinheiro para colocares a música nas plataformas online se não tens vontade de investir tempo na promoção do mesmo. Mas... depende do amor que tens a esses 40EUR +/- é também da vontade que tens de ter o álbum nas plataformas de streaming. Eu diria que primeiro tens de saber o que queres fazer com as músicas, uma vez que não tens banda parece-me que apenas queres disponibilizar as músicas online para não ficarem perdidas no tempo. Tendo isso em conta, eu colocaria apenas no bandcamp. Em relação a editora, a questão é a mesma, nenhuma editora vai pegar num projeto sem banda para rodar...
|
|
|
Post by jorge on Apr 26, 2022 15:32:26 GMT
Não tenho experiência em edição de música. Bem vindo conterrâneo.
|
|
|
Post by supersharp on Apr 27, 2022 1:44:56 GMT
Bem vindo. Somos quase vizinhos! Eu tive uma banda que usou o Distrokid para disponibilizar o EP nos serviços de streaming. Penso que fora uns 40€ ou coisa do género. Se não tens interesse em fazer promoção da coisa, aconselhava o Bandcamp. Penso que não tem custo no caso de apenas disponibilizar os temas. Eles levam é uma percentagem no caso das vendas. Obrigado.
Ai é? Se quiseres podemos dar uns toques um dia. Já não toco com ninguém há uns anos mas acho que ainda não estou assim tão enterrado lol
O distrokid agora são 19.99$ por ano. Não sei se sendo europeu a coisa será diferente.
O bandcamp também já vi, mas não sei, era capaz de desembolsar os 20 ou 40€ para ter as músicas numa plataforma de streaming. Parece-me que seria mais fácil partilhar com outros. Não pretendo fazer promoção mas gostava que fosse uma coisa fácil de mostrar, por assim dizer, e o bandcamp parece-me que ficam lá as coisas um bocado abandonadas. Faz-me lembrar o Soundcloud.
Escrevi e produzi estas músicas apenas por amor às músicas. Não tenho almejos de sucessos nem nada disso (o que não quer dizer que não tenha sonhos claro). Simplesmente é só pela música e o meu intuito de as editar era tê-las aí e pronto. São minhas. E se por alguma razão elas tivessem tracção depois pensava no assunto (Sabendo, claro, que é mais provável ganhar o Euromilhões lol).
|
|
|
Post by supersharp on Apr 27, 2022 1:50:41 GMT
Também há a opção de enviar para uma editora e ver o que acontece. Eu não tenho banda para dar concertos, nem tenho grande vontade para promover o disco (eu sei o disco não vai ter visibilidade nenhuma). Bem vindo ao musicapt. Eu costumo usar o cdbaby mas também ouvi falar bem do distrokid, no entanto de acordo com o que dizes em cima, sinceramente não sei se te vale a pena gastares o dinheiro para colocares a música nas plataformas online se não tens vontade de investir tempo na promoção do mesmo. Mas... depende do amor que tens a esses 40EUR +/- é também da vontade que tens de ter o álbum nas plataformas de streaming. Eu diria que primeiro tens de saber o que queres fazer com as músicas, uma vez que não tens banda parece-me que apenas queres disponibilizar as músicas online para não ficarem perdidas no tempo. Tendo isso em conta, eu colocaria apenas no bandcamp. Em relação a editora, a questão é a mesma, nenhuma editora vai pegar num projeto sem banda para rodar... Obrigado!
Parte do que dizes já respondi acima.
Como disse, era gajo para desembolsar e ficava a conhecer algo (relativamenta ao streaming). Mas irei ver a opção do bandcamp também. E como dizes, a minha intenção é apenas editar as músicas. Embora teria todo o gosto em tocar ao vivo. Mas por uma razão ou outro não sou muito envolvido no meio. E o pessoal que conheço que toca instrumentos não alinha muito no meu género lol.
Nenhuma editora vai pegar no projecto sem banda? Mas EU sou A Banda!
Fora de brincadeiras, claro, tens toda a razão. Apenas pus ali a opção académica, por assim dizer. Aliás, é essa a mesma razão pela qual não me apetece fazer promoção nenhuma.
|
|
|
Post by supersharp on Apr 27, 2022 1:52:25 GMT
Não tenho experiência em edição de música. Bem vindo conterrâneo. Obrigado Jorge.
Já olhei os teus posts e tens uma bela colecção de material. Muitos parabéns.
Hei-de postar aí as minhas coisas, também. Sei bem que o pessoal gosta de ver o gear!
P.S. - E estendo a ti a mesma coisa que disse ao Jota. Quem quiser, tenho todo o gosto em aparecer para tocar um bocado.
|
|
|
Post by jota on Apr 27, 2022 9:07:01 GMT
Que estilo é o teu que ninguém que conheces curte? Eu sofro um bocado do mesmo já que ninguém por aqui ouve ou gosta de tocar as merdas que ouço. Quanto a dar uns toques, quem sabe quando a coisa acalmar um bocado. teria todo o gosto mas estou com 2 bandas de momento e com 2 pequenos em casa as coisas não são fáceis de encaixar!
|
|
|
Post by jorge on Apr 27, 2022 11:02:50 GMT
Também gostava de me encontrar com amigos para dar uns toques e para falar da nossa "doença", mas a dispobilidade de tempo de modo a compatibilizar com todos é o problema certamente. Em termos de gostos musicais, parei um pouco no tempo com os Depeche Mode, The Smiths, The Cure, Joy Division, Bauhaus, Pixies, David Bowie, etc.. Além destas bandas, actualmente curto bastante também os Radiohead, Placebo, Portishead...
|
|
|
Post by pipes on Apr 27, 2022 11:49:10 GMT
Também gostava de me encontrar com amigos para dar uns toques e para falar da nossa "doença", mas a dispobilidade de tempo de modo a compatibilizar com todos é o problema certamente. Em termos de gostos musicais, parei um pouco no tempo com os Depeche Mode, The Smiths, The Cure, Joy Division, Bauhaus, Pixies, David Bowie, etc.. Além destas bandas, actualmente curto bastante também os Radiohead, Placebo, Portishead... Hipster
|
|
|
Post by jorge on Apr 27, 2022 11:56:48 GMT
Só me faltam as calças curtinhas e as meias coloridas... ah ah ah
|
|
|
Post by pipes on Apr 27, 2022 12:07:32 GMT
ahaa
|
|
|
Post by supersharp on Apr 28, 2022 2:22:50 GMT
Que estilo é o teu que ninguém que conheces curte? Eu sofro um bocado do mesmo já que ninguém por aqui ouve ou gosta de tocar as merdas que ouço. Quanto a dar uns toques, quem sabe quando a coisa acalmar um bocado. teria todo o gosto mas estou com 2 bandas de momento e com 2 pequenos em casa as coisas não são fáceis de encaixar! Não é nada de exótico, Rock/Metal mas não me alheio de tocar outras coisas. Depende do dia. Ainda há uma semana andava numa de tocar Zé Mário Branco lol
É só dizer. É sempre bom tocar com outros, sem compromisso. E bem duas bandas, já me dói a cabeça só de pensar em lidar com tantos músicos ao mesmo tempo
|
|
|
Post by supersharp on Apr 28, 2022 2:25:16 GMT
Também gostava de me encontrar com amigos para dar uns toques e para falar da nossa "doença", mas a dispobilidade de tempo de modo a compatibilizar com todos é o problema certamente. Em termos de gostos musicais, parei um pouco no tempo com os Depeche Mode, The Smiths, The Cure, Joy Division, Bauhaus, Pixies, David Bowie, etc.. Além destas bandas, actualmente curto bastante também os Radiohead, Placebo, Portishead... Pois. A quem o dizes. Para mim o maior problema é que trabalho à noite, por isso não dá para javardar noite dentro lol
Tudo boas bandas (o que não quer dizer que goste de todas). Acho que Placebo e Radiohead são as unicas das quais já toque coisas. Mas já não ouço Radiohead há uns 20 anos. Na altura da escola toda a gente ouvia e cansei um bocado.
|
|
|
Post by supersharp on Apr 28, 2022 2:39:59 GMT
|
|