|
Post by sonicblue on Jun 19, 2022 23:59:34 GMT
Olá malta,
O meu AC15 está a precisar de válvulas novas. No entanto, nunca lhe troquei as válvulas e, honestamente, não sei como funciona!
É possível trocar em casa? Que válvulas aconselham?
Obrigado,
|
|
|
Post by supersharp on Jun 20, 2022 2:16:22 GMT
Do que vejo na net alguns AC15 fazem self bias. Se for esse o caso podes trocar as válvulas em casa e só tens de ter atenção se vires que as válvulas estão muito mais acesas que o normal e de uma cor muito vermelha (redplating - há imagens na net do fenómeno). Isso normalmente quer dizer que há problema no bias do amplificador.
Eu tenho um tiny terror que é self bias também, e já troquei válvulas de power sem stress.
Contudo, aconselho a que procures com atenção se o teu AC15 é self bias, dado que é um modelo com muitos anos e encarnações, pelo que certamente os AC15 mais antigos necessitam de retificação de bias. Por isso o melhor é procurar e ter a certeza primeiro para não estragares nada.
|
|
|
Post by jota on Jun 20, 2022 9:43:16 GMT
Olá malta, O meu AC15 está a precisar de válvulas novas. No entanto, nunca lhe troquei as válvulas e, honestamente, não sei como funciona! É possível trocar em casa? Que válvulas aconselham? Obrigado, Que válvulas vais trocar? Power ou pre? Porque dizes que está a precisar de válvulas novas?
|
|
|
Post by sonicblue on Jun 20, 2022 11:38:03 GMT
Olá malta, O meu AC15 está a precisar de válvulas novas. No entanto, nunca lhe troquei as válvulas e, honestamente, não sei como funciona! É possível trocar em casa? Que válvulas aconselham? Obrigado, Que válvulas vais trocar? Power ou pre? Porque dizes que está a precisar de válvulas novas?
Ambas! Perdeu volume, perdeu graves, e as válvulas estão a fazer um barulho estranho, tipo um bzzzz muito agudo. Achas que podem ser sintomas de outra coisa? De facto eu assumi logo ser das válvulas, mas posso estar errado.
|
|
|
Post by jota on Jun 20, 2022 16:31:12 GMT
Que válvulas vais trocar? Power ou pre? Porque dizes que está a precisar de válvulas novas?
Ambas! Perdeu volume, perdeu graves, e as válvulas estão a fazer um barulho estranho, tipo um bzzzz muito agudo. Achas que podem ser sintomas de outra coisa? De facto eu assumi logo ser das válvulas, mas posso estar errado. Ouves o buzz pelo speaker ou vem mesmo das válvulas? Faz também em standby?
|
|
|
Post by sonicblue on Jun 20, 2022 17:17:27 GMT
Speaker e válvulas! Em standby também faz.
|
|
|
Post by jota on Jun 20, 2022 17:50:51 GMT
Speaker e válvulas! Em standby também faz. Então é comprar um set novo e meter ao sítio. Provavelmente precisas só das do power mas à confiança, mais vale trocar tudo. É o C1? Quando tive um desses tenho ideia das válvulas de origem serem ruidosas. Acho que meti um set de JJs no power e ficou melhor. Sendo um set emparelhado não há necessidade de ajuste do BIAS.
|
|
|
Post by sonicblue on Jun 20, 2022 19:11:51 GMT
Speaker e válvulas! Em standby também faz. Então é comprar um set novo e meter ao sítio. Provavelmente precisas só das do power mas à confiança, mais vale trocar tudo. É o C1? Quando tive um desses tenho ideia das válvulas de origem serem ruidosas. Acho que meti um set de JJs no power e ficou melhor. Sendo um set emparelhado não há necessidade de ajuste do BIAS.
É o C1! Sei que as válvulas que tem agora não são as de origem (comprei em segunda mão em 2015 a alguém que lhe tinha trocado as válvulas). Fiz uma pesquisa ontem e JJ no power amp é o que a malta costuma aconselhar. Vou comprar duas dessas e umas para o preamp, já agora que vou mudar tudo. Espero que resolva todos os problemas! Depois venho aqui dizer se resultou. Entretanto o reverb também deixou de funcionar há uns meses.. Mas esse ainda não sei como arranjar ou se vai ser preciso um novo ou não. Espero que não, o meu feeling é que soltou-se só um cabo ou assim, sendo que deixou de funcionar de um momento para o outro e o knob não faz barulho nenhum mesmo.
|
|
|
Post by jota on Jun 21, 2022 9:25:45 GMT
Então é comprar um set novo e meter ao sítio. Provavelmente precisas só das do power mas à confiança, mais vale trocar tudo. É o C1? Quando tive um desses tenho ideia das válvulas de origem serem ruidosas. Acho que meti um set de JJs no power e ficou melhor. Sendo um set emparelhado não há necessidade de ajuste do BIAS.
É o C1! Sei que as válvulas que tem agora não são as de origem (comprei em segunda mão em 2015 a alguém que lhe tinha trocado as válvulas). Fiz uma pesquisa ontem e JJ no power amp é o que a malta costuma aconselhar. Vou comprar duas dessas e umas para o preamp, já agora que vou mudar tudo. Espero que resolva todos os problemas! Depois venho aqui dizer se resultou. Entretanto o reverb também deixou de funcionar há uns meses.. Mas esse ainda não sei como arranjar ou se vai ser preciso um novo ou não. Espero que não, o meu feeling é que soltou-se só um cabo ou assim, sendo que deixou de funcionar de um momento para o outro e o knob não faz barulho nenhum mesmo. O mais certo é teres uma das fichas desligadas.
|
|
|
Post by sonicblue on Jun 21, 2022 15:36:51 GMT
Pois, é isso!
Obrigado pela ajuda!!
|
|
|
Post by jota on Jun 21, 2022 16:35:37 GMT
Pois, é isso! Obrigado pela ajuda!! Ora essa. Depois conta como correu.
|
|