|
Post by ruit on Jun 10, 2020 21:36:40 GMT
Eu tenho uma Tokai SG e não há neck dive. Só há neck dive nas que estão mal feitas. Txi boca pra estouro
Era topo da gama, na altura. Não quis dizer qua as Tokai são melhores que as Gibson.
Ainda não experimentei nenhuma Gibson SG Custom Shop que tivesse neck dive. Das outras. já.
|
|
|
Post by jota on Jun 10, 2020 22:05:20 GMT
Mas se o formato é o mesmo, o que é que na construção pode influenciar o neck dive? É claro que quando tens um corpo leve associado ao facto da correia prender no sitio onde prende, é normal que o neck dive aconteça! Há quem, como por exemplo o Derek Trucks, use aquela plate da vibrola no corpo para compensar. Será que ele afinal calhou de apanhar algumas mal construídas?
|
|
|
Post by whatever on Jun 10, 2020 22:16:41 GMT
O meu baixista tem uns Warwick com neck dive, ele coloca pesos na correia no lado da ponte para compensar... há malucos para tudo...
|
|
|
Post by jota on Jun 10, 2020 23:05:41 GMT
O meu baixista tem uns Warwick com neck dive, ele coloca pesos na correia no lado da ponte para compensar... há malucos para tudo... Thumb bass? aquilo é horrível! O corpo é minúsculo e o braço é um bacamarte! Dá cabo do ombro!
|
|
|
Post by whatever on Jun 11, 2020 1:49:16 GMT
Não, acho que não são o modelo Thumb. O som é fixe e ele lá se entende com o baixo, por isso... estava só partilhar a solução. Outra possibilidade é passar a tocar com transmissor em vez de jack. O peso acrescido na alça deve compensar...?
|
|
|
Post by nunonaos on Jun 11, 2020 10:19:19 GMT
O problema do neck dive acho que se resolve bem com o reposicionamento do parafuso do strap que está perto da ponte (não o que está junto ao braço, mas reposicionar esse tb ajuda) acho que subindo-o um bocadinho que a guitarra fica melhor balanceada. E é uma solução melhor que colocar pesos.
Não resolve é o facto da posição da guitarra em relação ao corpo ser mais à esquerda do que o normal. Nisso uma Jazzmaster é perfeita
|
|
|
Post by pipes on Jun 11, 2020 13:54:10 GMT
Fdx, mas vocês tocam guitarra sem mãos? Qual o stress do neckdive?!
|
|
|
Post by whatever on Jun 11, 2020 13:58:59 GMT
Fdx, mas vocês tocam guitarra sem mãos? Qual o stress do neckdive?! Já basta um gajo ter de se compenetrar em saber por onde andam os dedos na escala. Ter de segurar o braço porque a guitarra cai agrava a tensão muscular do braço/mão e isso depois revê-se na performance...? Não sei, tenho a sorte de não ter neck dive nas minhas guitarras...
|
|
|
Post by pipes on Jun 11, 2020 14:31:33 GMT
Tive uma SG durante um par de anos (por acaso tenho saudades dessa guitarra), e mesmo ao vivo nunca me causou qualquer entrave nesse sentido. E tinha de (tentar) cantar, tocar, etc
|
|
|
Post by whatever on Jun 11, 2020 15:19:25 GMT
nem todas as SGs têm neck dive, deverá depender muito de modelo para modelo, madeiras e hardware...? sempre achei as SGs bem fiches de design, mas não me lembro de alguma vez ter tocado numa...
|
|
|
Post by ruit on Jun 11, 2020 18:21:29 GMT
Mas se o formato é o mesmo, o que é que na construção pode influenciar o neck dive? As madeiras não têm todas o mesmo peso. Tens que "casar" o peso do corpo com o peso do neck. Leva tempo e custa dinheiro.
|
|
|
Post by nunonaos on Jun 11, 2020 18:46:54 GMT
Fdx, mas vocês tocam guitarra sem mãos? Qual o stress do neckdive?! Mais uma vez, o meu problema não é o neck dive
|
|
|
Post by Pai da Gina on Jun 12, 2020 8:27:34 GMT
Na gibson não sinto neck dive, mas na epiphone sim, e muito!
|
|
|
Post by rukas on Jun 12, 2020 8:34:23 GMT
Epiphone e mais longo que Gibson por isso ha mais peso no headstock.
|
|
|
Post by DC on Jun 12, 2020 18:57:12 GMT
Porque é que vocês não resolvem esses problemas vendendo esses paus com cordas feios e comprando guitarras?🤷🏽🤣
|
|