|
Post by tubeholic on Oct 2, 2016 12:34:20 GMT
Caros,
Abro aqui este espaço para a discussão sobre a utilização de software livre e open source para produção musical.
Penso que o grau de sofisticação que algumas destas ferramentas atingem é mesmo muito apreciável e que a utilização de Sistemas Operativos ao género do Linux ou BSD é algo perfeitamente acessível à maioria dos utilizadores e cada vez mais comum.
Portanto, este é um espaço para discutir a utilização de ferramentas deste tipo, e talvez partilhar alguma coisa produzida com as mesmas.
Assim que tenha alguma coisa em condições partilho aqui.
|
|
|
Post by whatever on Oct 2, 2016 19:45:02 GMT
... conheces alguma aplicação Freeware para linux? e há drivers para os interfaces? Nunca desbundei linux, mas fiquei curioso. Neste momento encontro-me a rodar o Reaper como DAW para as minhas cenas (ainda estou no período de experiência) e parece-me bastante fixe. Não sendo Freeware, está muito perto disso...
|
|
|
Post by tubeholic on Oct 2, 2016 21:22:12 GMT
Conheço sim senhor. Não necessáriamente Freeware, mas Free, como em "Livre". Estou francamente impressionado com o Ardour, que é um sequenciador, com grande pinta. Não precisei de drivers nenhuns, mas creio que uns equipamentos poderão ter melhor suporte que outros. Eu estou a usar um Interface Edirol UA-25 em Linux Ubuntu 16.04LTS e funcionou tudo às mil maravilhas. Arranjei aqui uma beca para aprender a usar o sequenciador e o Guitarix (amp e effect sim) e gravei isto: soundcloud.com/carlosmmarques/orange-sunsetEDIT: este sítio tem imensa informação sobre o tema e pode ser interessante de explorar: libremusicproduction.com/
|
|
|
Post by maxx on Oct 4, 2016 8:59:45 GMT
sempre bem tocado amigo Carlos, mas soa um bocado flat...falta vida...como nao é do guitarrista, so pode ser do sw ou do so
|
|
|
Post by tubeholic on Oct 4, 2016 10:17:12 GMT
Epá maxxx, em duas horas e picos, entre perceber como funciona, gravar dois takes e não sei quantas interrupções pelo meio, foi o que deu para fazer. O tempo é escasso e os meus miúdos já têm mais vida social do que eu. Rasparta isto. Da próxima há-de ficar melhorzito. Isto claro, sem querer desculpar o guitarrista que é fraquinho, e tem zerinho skills de produção. Acho mesmo que a única coisa que esteve a altura foi o sw e o so Foi um exercício porreiro e fez-me lembrar uma altura em que se faziam umas coisas muito giras no fórumusica. Gravavam-se umas malhas, adicionavam-se outras e faziam-se coisas bem engraçadas. Way back when. Mas pronto, quem tiver interesse de procurar um pouco vai perceber que há coisas muito bem feitas com estas peças de software para produção de áudio e video (que já são mesmo muitas). Software livre, no strings attached.
|
|
|
Post by jota on Oct 4, 2016 10:25:12 GMT
Pois é, entre perceber como funciona, escolher entre as 1001 possibilidades e tocar qualquer coisa vai um passo enorme que por vezes só é possível quando se tem umas boas horas livres de qualquer contacto social! Por isso é que as minhas horas de almoço são só para curtir o som: guitarra->pedais->amps. Quando é pra sacar músicas, treinar ou tentar gravar qualquer coisa, espero que vá tudo para o choco e ligo a guitarra ao PC.
|
|
|
Post by maxx on Oct 4, 2016 10:52:12 GMT
pa, vcs viram sempre o bico ao prego. eu ainda elogiei o artista, mas resolve defender o binomio so/sw. tas a ficar um nerd
|
|
|
Post by tubeholic on Oct 4, 2016 13:27:01 GMT
Opá, o S.O. é tinto. Não defendo nenhum especificamente. Tb há SW open-source para outros S.O. Não curto é eco-sistemas e clouds e cenas que metem o nariz onde não são chamadas. Curto fazer música, é disso que se trata
|
|
|
Post by pipes on Jun 30, 2020 17:29:31 GMT
Malta, quem daqui usa o Reaper?
|
|
|
Post by jota on Jul 1, 2020 9:33:23 GMT
Malta, quem daqui usa o Reaper? Eu mas olha que não é livre
|
|
|
Post by pipes on Jul 1, 2020 15:59:54 GMT
Eu saquei um trial, vamos ver se curto ou não... Estava habituado ao Studio One, curtia mais, mas ainda não explorei bem isto. Ando um pouco perdido, para falar a verdade.
Costumas utilizar algum teclado midi com o Reaper?
|
|
|
Post by jota on Jul 1, 2020 17:34:03 GMT
Eu saquei um trial, vamos ver se curto ou não... Estava habituado ao Studio One, curtia mais, mas ainda não explorei bem isto. Ando um pouco perdido, para falar a verdade. Costumas utilizar algum teclado midi com o Reaper? Sim. Não com muita frequência ultimamente.
|
|