|
Post by nunonaos on Oct 14, 2016 9:16:08 GMT
Boas, começo a ficar preocupado com os meus rigs de baixo. Já tive um combo trace elliot (dos anos 90), comprei-o usado e passado +/- um ano rompi o altifalante. O dono antigo já o tinha há tanto tempo e nunca lhe deu problemas... Troquei o speaker desse combo e passado pouco tempo rompi o novo, acabei por vender o combo assim (avisando que era preciso trocar o speaker ). Depois comprei uma cabeça trace elliot (rah300 gp12) com uma cab gallien krueger 210 neo. O outro dia no ensaio comecei a notar algum ruido do altifalante, e passado pouco tempo parece que perdi graves no som. Parei de tocar algum tempo, e depois quando voltei a tentar o som já estava normal. Mas já tive mais outro ensaio e o problema continua. Também pensei que podia ser da cabeça, poderia estar a aquecer por estar dentro da rack? tirei a cabeça da rack mas ainda não voltei a testar, só tenho ensaio sábado De qualquer forma parece-me que o problema estará na coluna, mas gostava de ouvir opiniões. O amp é de 300w 4ohm, a cab é 400w 8ohm. Raramente passo o master volume do amp de meio... o normal é estar a meio. www.musiciansfriend.com/amplifiers-effects/gallien-krueger-neo-210-2x10-bass-speaker-cabinet
|
|
|
Post by nunonaos on Oct 14, 2016 12:33:55 GMT
outra pergunta, será que a coluna já foi à vida, ou será que ainda está boa, tenho é de "respeitar" os limites dela?
é que secalhar tenho um amp demasiado potente pra coluna, ou acrescento outra de 8ohm ou entao vendo e compro uma 4x10 por exemplo... mas não quero vender a cab se ela estiver fodida
|
|
|
Post by nunonaos on Oct 14, 2016 12:58:25 GMT
mais uma será possivel que o cabo que estou a usar (speakon-jack) seja cabo blindado e isso esteja a dar cabo de tudo? normalmente os speakon nunca não blindados ou estou enganado?
|
|
|
Post by louvelvet on Oct 14, 2016 15:58:14 GMT
Tantas peguntas sr . nunonaos.. Mais valia ter editado e colocar tudo numa só A coluna chega e sobra para o amp. Esses valores são watt em contínuo e não de pico, certo? 8ohm de coluna numa cabeça que quer 4ohm só torna o trabalho da cabeça mais fácil, porque ela está previsto trabalhar com uma resistência maior. Todo o speakon é blindado. O que queres dizer dar cabo de tudo? O speakon é o melhor meio de transmissão de sinal... Muito superior ao jack e melhor que o xlr! Quando dizes que rebentaste um altifalante no combo Trace a que te referes exactamente? Os altifalantes da galien são de neodímio?
|
|
|
Post by nunonaos on Oct 14, 2016 16:14:32 GMT
Tantas peguntas sr . nunonaos.. Mais valia ter editado e colocar tudo numa só tens toda a razão coluna chega e sobra para o amp. Esses valores são watt em contínuo e não de pico, certo? Ora, specs da coluna Power Handling (RMS): 400W Power Handling (Peak): 800W Maximum SPL: 124 dB Woofers (Neodymium):200W 16 ohm Horn (P-Audio): 25W 8 ohm Porting: Front-Ported Frequency response: 43Hz–19kHz Useable Low Frequency: 31Hz Sensitivity: 97dB Dimensions (WxHxD):23.5 x 19.5 x 15.5 Weight: 40 lbs. Todo o speakon é blindado. O que queres dizer dar cabo de tudo? O speakon é o melhor meio de transmissão de sinal... Muito superior ao jack e melhor que o xlr! A saida do amp é em jack, a coluna dá para ligar tanto em jack como em speakon. eu uso um cabo que tem uma ponta em jack e outra em speakon. comprei na thoman, já fui confirmar e o cabo é de coluna (os cabos de coluna tem dois condutores enquanto que os de instrumento têm um condutor e massa, certo? ). tinha medo de estar a usar um cabo de instrumento para ligar o amp à cab e isso poder estar a destabilizar o amp... Quando dizes que rebentaste um altifalante no combo Trace a que te referes exactamente? Os altifalantes da galien são de neodímio? os da gallien são neodímio sim. tive um combo trace elliot que tinha o speaker de origem, era um combo 1x15 150watts. o modelo era qualquer coisa como 115 gp7. o que aconteceu foi que de repente o amp deixou de dar som completamente. troquei o altifalante e voltei a ter som. passado algum tempo com o altifalante eminence (subtituto do original) esse começou a borrar-se nas notas mais graves...mas ainda toca. o gajo a quem o vendi toca com ele assim... ora a minha coluna actual, tem o mesmo problema, começa a borrar-se ligeiramente nos graves até que chega a um ponto que o som baixa bastante em volume (principalmente em graves). depois o som lá volta... estou na dúvida se será da coluna ou do amp.
|
|
|
Post by louvelvet on Oct 14, 2016 16:23:39 GMT
Apontava para os altifalantes. Tira a tampa da coluna e vai checkar os altifalantes. Vê se a cola que une o papel do cone está em condições; dá umas pancadas no íman e vê se ouves um chocalhar metálico.
Edit: um cabo de instrumento não destabiliza o amp, pode é derreter com a elevada transferência de calor que se faz através dele.
|
|
|
Post by nunonaos on Oct 14, 2016 16:41:54 GMT
Apontava para os altifalantes. Tira a tampa da coluna e vai checkar os altifalantes. Vê se a cola que une o papel do cone está em condições; dá umas pancadas no íman e vê se ouves um chocalhar metálico. Edit: um cabo de instrumento não destabiliza o amp, pode é derreter com a elevada transferência de calor que se faz através dele. a sala tem alguma humidade tenho receio que isso esteja a provocar estragos no material... vou tentar ver isso que indicas. quanto ao cabo, pelo que tinha lido estava com medo que pudesse danificar o amp/coluna.
|
|
|
Post by louvelvet on Oct 14, 2016 16:49:41 GMT
A humidade é lixada... Por isso tenho sempre um desumidificador a trabalhar sempre que alguém está na sala de ensaios. Aquilo em 3 horas chega a sacar um litro de água!
|
|
|
Post by rukas on Oct 14, 2016 16:53:44 GMT
|
|
|
Post by nunonaos on Oct 14, 2016 17:19:33 GMT
A humidade é lixada... Por isso tenho sempre um desumidificador a trabalhar sempre que alguém está na sala de ensaios. Aquilo em 3 horas chega a sacar um litro de água! nós tb temos sempre a trabalhar mas mm assim...
|
|
|
Post by nunonaos on Oct 14, 2016 23:31:07 GMT
Estive agora a testar. é nas notas graves.a cola parece estar bem.. quando toco nas graves com força de repente parece que os graves e os pedidos param.. depois se voltar a dar notas graves com força passado um bocado o som volta ao normal... Mas sempre que puxo um bocado nas notas graves da sempre um bocado de peidos... A baixo volume funciona bem. Para chegar aos imanes tenho de tirar os speakers acho eu...
|
|
|
Post by nando on Oct 15, 2016 12:50:31 GMT
Tenho aqui 2 colunas amplificadas da Meyer sound, que por estarem guardadas em locais com humidade, a "suspensão" do altifalante, que é em espuma, ficou "podre" e vai desfazendo...
Quanto ao teu caso, e já que ouves "picos/peidos" já me aconteceu uma vez num baixo isso, e o problema era mesmo do baixo. Era activo, e quando o faço tocava nas 2 notas + graves a conexão à pilha falhava... Para descobrir isso foi o cabo dos trabalhos, porque nunca coloquei sequer isso em questão, mas procurei no amplificador, coluna, e o problema era mesmo no amp...
Já tive um Ampeg que tinha 1 parafuso cerca de 2mm mal apertado na grelha, e com o grave, tremia, e fazia um ruido do carago... Verifica essas "impossibilidades" que às vezes o diabo...
|
|
|
Post by nunonaos on Oct 15, 2016 23:02:22 GMT
Tenho aqui 2 colunas amplificadas da Meyer sound, que por estarem guardadas em locais com humidade, a "suspensão" do altifalante, que é em espuma, ficou "podre" e vai desfazendo... Quanto ao teu caso, e já que ouves "picos/peidos" já me aconteceu uma vez num baixo isso, e o problema era mesmo do baixo. Era activo, e quando o faço tocava nas 2 notas + graves a conexão à pilha falhava... Para descobrir isso foi o cabo dos trabalhos, porque nunca coloquei sequer isso em questão, mas procurei no amplificador, coluna, e o problema era mesmo no amp... Já tive um Ampeg que tinha 1 parafuso cerca de 2mm mal apertado na grelha, e com o grave, tremia, e fazia um ruido do carago... Verifica essas "impossibilidades" que às vezes o diabo... Txi essa do problema estar no baixo não tinha pensado mas pode ser...vou testar Obrigado
|
|
|
Post by nunonaos on Oct 17, 2016 10:02:34 GMT
ainda não tive oportunidade de voltar a testar mas um amigo que sabe um bocado mais do que eu do assunto, sugeriu que também podem ser problemas de corrente. será que é possível?
além de testar com outro baixo, tenho de testar noutro sítio, e testar com outra cabeça e com outra coluna para despistar outros possíveis problemas. ainda continuo praticamente certo que o problema está na coluna mas tenho de tirar as dúvidas.
|
|
|
Post by nando on Oct 17, 2016 10:27:21 GMT
ainda não tive oportunidade de voltar a testar mas um amigo que sabe um bocado mais do que eu do assunto, sugeriu que também podem ser problemas de corrente. será que é possível? Pode ser. Pela tua descrição não me parece, mas a corrente é a causadora de muitos dos ruidos. Tive um caso de um cliente, que lhe fiz um Big muff com mods, que dizia que o pedal fazia ruido. Aqui fazia ZERO! O problema dele foi ter ligado o pedal e o amp, na tomada onde tinha o Portátil e a TV ligados. Sem estar ligado na mesma tomada não fazia ruído...
|
|