|
Post by nando on Oct 17, 2016 0:46:12 GMT
Boas malta,
Penso que todos (ou quase todos) quando chegam ao final do mês, reparam que uma grande fatia das nossas despesas vai para as habituais contas. Pessoalmente revejo quase todos os anos, os contractos de internet / telemóveis, para ver o que compensa mais, e se de facto compensa, mas acabo por ficar sempre na mesma operadora (vodafone), que tem sempre serviços / preços fixes.
A minha questão tem a ver com os serviços de electricidade. - Qual a empresa que vos fornece energia? - O Bi-horário compensa? (caso utilizem) - Como poupam?
Pergunto isto, porque eu e a "maria" temos um consumo elevado de luz (na ordem dos 70/80€ mensais) e somos apenas 2. Ouço casos em que pagam tão pouco, que ou é tanga, ou então vivem na escuridão...
Obrigado
|
|
|
Post by jota on Oct 17, 2016 7:23:46 GMT
Eu também acho que pago imenso mas a minha casa é quase toda iluminada por aqueles pequenos focus que gastam imenso! Não tenho bi-horario porque há uns anos fiz as contas e não achei que a diferença fosse significativa. Há pouco mudei para a Endesa mas foi um barrete porque não cumpriram nada do que prometeram! Voltei a mudar para a EDP e na Endesa já me dava um desconto maior e mais não sei quê. Caguei nos gajos e nem sequer lhes paguei o mês e pouco que tive contrato com eles! Foi assim que paguei um mês e pouco de energia!
|
|
|
Post by Pai da Gina on Oct 17, 2016 8:37:22 GMT
EDP a tarifa mais básica de todas, acho que são 3.5 KW ou lá o que é. Poupo muito porque é quase tudo A+ e LED e essas coisas, mas depois tenho cilindro por isso acabo por levar cacetada daí
|
|
|
Post by maxx on Oct 17, 2016 9:25:31 GMT
Eu uso EDP, mas ainda nao passei para o mercado livre. Tenho bi-horario e dou bom uso, nomeadamente a nivel de maquinas de lavar roupa e louça. Temos as coisas de maneira a usar as maquinas e ferro no "vazio". Se compensa? Sinceramente, para os gastos que tenho, nas simulaçoes sim. Mas ando com contas a volta de 60€ mensais, q me parece exagerado, mas temos preços de electricidade muito altos (Portugal).
Ja me questionei se o mercado livre me pode compensar. Pelas simulações... não, mas sou sincero, nao vi com atençao todos os fornecedores e tava a espera q alguem me dissesse "estes gajos compensam mesmo!". No luck
|
|
|
Post by nando on Oct 17, 2016 10:24:50 GMT
EDP a tarifa mais básica de todas, acho que são 3.5 KW ou lá o que é. Poupo muito porque é quase tudo A+ e LED e essas coisas, mas depois tenho cilindro por isso acabo por levar cacetada daí Tenho de ter no minimo 5.75kW, senão tá tudo lixado. Frigorifico, arca congeladora sempre on. Se ligar a placa para cozinhar, com 3.5kw o quadro vai logo abaixo... Eu também tenho bi-horário, mas o problema é que algumas coisas são complicadas de ser a essa hora. Ir passar a ferro às 22h é uma tarefa merdosa, logo é sempre fora do bi-horário. Metade das vezes as maquinas estão a trabalhar durante o dia, porque à noite nos esquecemos... O problema dessas companhias "novas" é fazerem descontos, mas aumentam 1º os preços, assim não faz quase diferença nenhuma...
|
|
|
Post by jota on Oct 17, 2016 10:32:50 GMT
EDP a tarifa mais básica de todas, acho que são 3.5 KW ou lá o que é. Poupo muito porque é quase tudo A+ e LED e essas coisas, mas depois tenho cilindro por isso acabo por levar cacetada daí Tenho de ter no minimo 5.75kW, senão tá tudo lixado. Frigorifico, arca congeladora sempre on. Se ligar a placa para cozinhar, com 3.5kw o quadro vai logo abaixo... Eu também tenho bi-horário, mas o problema é que algumas coisas são complicadas de ser a essa hora. Ir passar a ferro às 22h é uma tarefa merdosa, logo é sempre fora do bi-horário. Metade das vezes as maquinas estão a trabalhar durante o dia, porque à noite nos esquecemos... O problema dessas companhias "novas" é fazerem descontos, mas aumentam 1º os preços, assim não faz quase diferença nenhuma... Podes fazer o que eu fiz e aproveitar a 2ª oferta deles! Mudas para a Endesa. Os tipos enganam-te na 1ª factura. Passas novamente para a EDP e depois a Endesa já te faz um preço melhor com 10% sobre a factura e não sobre a potência contratada como fazem inicialmente. Não fiz as contas porque fiquei tão fodido com eles que os mandei logo passear, mas se calhar compensava ter aceitado mudar novamente.
|
|
|
Post by Pai da Gina on Oct 17, 2016 10:44:13 GMT
EDP a tarifa mais básica de todas, acho que são 3.5 KW ou lá o que é. Poupo muito porque é quase tudo A+ e LED e essas coisas, mas depois tenho cilindro por isso acabo por levar cacetada daí Tenho de ter no minimo 5.75kW, senão tá tudo lixado. Frigorifico, arca congeladora sempre on. Se ligar a placa para cozinhar, com 3.5kw o quadro vai logo abaixo... Frigorífico é A+, arca não tenho e a placa de indução também é económica... mas depois tenho o cilindro que é tipo classe Z
|
|
|
Post by nando on Oct 17, 2016 11:06:59 GMT
Toma banho de água fria...
|
|
|
Post by npereira on Oct 17, 2016 11:13:48 GMT
Lá em casa, quem trata dos contractos dos fornecedores de energia é a patroa. ela é que está por dentro das novidades.
Sei q o fornecedor é a Goldenergy, e que estou a pagar menos do que pagava. Agora qual o plano que tenho, não faço ideia.
|
|
|
Post by maxx on Oct 17, 2016 11:18:31 GMT
Nando, se tiveres um pouco de cuidado com as maquinas vais notar. A roupa normalmente fica para passar ao fds. Agora ha outras coisas q nao é possivel fazer, como nao usar forno e placas em horario cheio
|
|
|
Post by nando on Oct 17, 2016 12:58:31 GMT
Nando, se tiveres um pouco de cuidado com as maquinas vais notar. A roupa normalmente fica para passar ao fds. Agora ha outras coisas q nao é possivel fazer, como nao usar forno e placas em horario cheio Certo. O problema é que por exemplo, no Inverno lavo 3 maquinas de roupa num sabado... Ora de noite não dá! Ainda para mais, que não tenho maquina de secar, e pego na roupa e ao lado de casa com 2€, seco 3 maquinas de lavar (nem compensa pensar noutra coisa), e sempre se vê as mamãs (algumas bem boas) a ir lavar a roupa... O Meu bi-horário tem o mesmo preço ao fds, mas em vez de começar às 00.00 começa as 21.00
|
|
|
Post by maxx on Oct 17, 2016 13:04:45 GMT
o meu bi horario começa a meia noite. programo a maquina para terminar de lavar as 7 (q é antes de começar) e é so estender. neste momento nao tenho maquina de secar, mas ia pelo mesmo caminho. sou sincero que nao sei se gasto mais ou menos. sempre tive bi horario com a tarifa de 6,9Kw. Nao sei se a de 5.75 aguenta. ao domingo é o dia todo vazio e ao sabado so a hora das refeiçoes é que é cheio
queria mudar...mas nao sei para qual e se realmente compensa para ja
|
|
|
Post by jota on Oct 17, 2016 13:50:28 GMT
Contactei agora a Golden energy que o npereira falou e eles têm o preço do KW e da potência contratada no plano simples, mais barata do que a EDP. A EDP tem a vantagem de dar 2% de desconto em tudo enquanto eles dão 20% apenas na potência contratada. Vou ter de fazer contas a ver se compensa e pensar na questão do bi-horário novamente...
|
|
|
Post by nando on Oct 17, 2016 14:33:51 GMT
Mas a EDP dá-te os 2% se aderires ao débito directo. Eu na EDP não tenho DD, por uma razão simples: à 4 anos 1 familiar teve uma conta de +/- 1.500€, quando a contagem foi mal feita pela EDP. Para reaver o dinheiro foi uma carga de trabalhos, e imenso tempo...
No "acerto" tinha a receber cerca de 50€, e pagou erradamente 1.500...
Aprendi, que nesses serviços é melhor ter o trabalho de fazer a transferência... (Foi nabice da parte dela, pois podia ter cancelado o débito, mas se a comodidade do Débito é não ter trabalho, a malta não está atenta a datas...)
|
|
|
Post by maxx on Oct 17, 2016 14:40:08 GMT
e nao uso DD em nada, ja por essas razoes. Ja sei que vao dizer "ah e tal, podes cancelar, o colocar um valor teto". Tudo bem, ate pode ser, mas prefiro o trabalho de ir ao mb pagar q andar a ter chatices mais tarde com essa tropa toda.
|
|