|
Post by nando on Dec 15, 2016 0:42:55 GMT
Boas, Estou a elaborar alguns pedais que vão poder ser adquiridos nos seguintes formatos: - Pedal completo - Kit (com diversas opções) para o cliente montar Como tal, estou a elaborar um manual o mais claro possivel, sem a informação desnecessária, de modo a ser "user friendly". Também me poderei estar a esquecer de algo importante, pois por vezes, depois de tantas montagens há processos que já nem sequer nos lembramos... De salientar que falta 1 foto final do pedal montado na caixa, que me esqueci de tirar, mas será adicionada muito em breve. O 1º felizardo será um Kit do famoso KLON. Se possível, analisem o "manual ainda incompleto" e digam de vossa justiça, se assim conseguiriam facilmente montar um pedal. Está em Dropbox para ser mais fácil o download. www.dropbox.com/s/m3h19u55ckzebuh/klon%20kit%20%20montagem%20e%20assemblagem.pdf?dl=0Obrigado.
|
|
|
Post by alribas on Dec 15, 2016 1:01:12 GMT
Assim por alto parece-me bastante simples para qualquer iniciante mas amanha vejo com mais calma que ja tou a ver a dobrar. Parabens pela iniciativa.
|
|
|
Post by whatever on Dec 15, 2016 3:05:56 GMT
Por alto, acho que está um plano interessante, mas com algum trabalho ainda pela frente, principalmente nas ilustrações e paginação.
No que às ilustrações respeita, é necessário clarificar de forma inequívoca o que é que se vai fazer. Para isso ajuda trabalhar com mais cinzentos. Por exemplo, um cinzento claro para o que falta fazer, um mais escuro para o que já está feito e um preto ou uma cor para indicar o que se vai fazer em determinado passo. Os passos feitos poderão aparecer preenchidos, sem mais indicações (tipo valor ou polaridade), contrastando com o que ainda se encontra por fazer, sem preenchimento. Os valores e polaridades apenas seriam indicados nos elementos a colocar em cada instante. O tipo de letra e os contornos a usar poderão ser um pouco mais finos, pois podem gerar confusão com os elementos adjacentes.
Relativamente à paginação, creio ser fundamental ter os diferentes passos devidamente destacados uns dos outros. Como tal, ter um passo por página creio ser o caminho. Se por ventura um dos passos ocupar mais do que uma página, o passo seguinte começa numa página nova.
Penso que será de acrescentar imagens dos componentes individuais a usar em cada passo, além das ilustrações onde os colocar.
Independentemente destes aspectos que senti serem de destacar após uma leitura rápida, creio que a coisa até está acessível. Com design e ilustrações mais cuidadas e isso até pode ser público.
Relativamente ao texto, achei interessante, mas demasiado curto. Os comentários sobre as polaridades e posicionamento são interessantes, no entanto, podias aproveitar para acrescentar a função do elemento a colocar, ou seja, o qu eé que faz ao sinal eléctrico / sonoro...? Não é necessário entrar em grandes pormenores, mas um pouco de instrução não faz mal a ninguém e até dá credibilidade à marca.
Pergunta, já viste como é que as outras empresas que fornecem KITs apresentam o material? Não é preciso ir para uma expressão visual tipo IKEA, mas ajudava ter um pouco mais de cuidado na imagem...
... digo que não pesco nada disto de electrónicas...
|
|
|
Post by nunonaos on Dec 15, 2016 9:19:07 GMT
Boas. Achei a explicação boa. Bem melhor do que muitos kits que tenho visto... Para melhorar, talvez uma introdução com fotos de alguns componentes para que se perceba o que são as resistências, caps etc... Por exemplo ter uma tabela de como ler os valores das resistências também ajudava... Mas esta bom! Só não percebi bem a ultima página: Normalmente os switchs basta dizer para o colocar com os pernos na horizontal,certo? Quanto as ligações dos inputs, outputs e dc à placa, ajudava ter uma ilustração. Vê os esquemas da musikding por exemplo...
|
|
|
Post by nando on Dec 15, 2016 10:29:44 GMT
Ainda falta adicionar os seguintes passos: - Esquema do pedal - Voltagens reais em alguns componentes, nomeadamente pinos dos integrados, para possível despiste de avarias - Valores dos componentes utilizados (R1 = X, C1=Y)
- Essa do esquema de cores das resistências é fixe. Vou adicionar isso! - Fazer Layout final das ligações.
- Quanto aos passos acho que é fácil de perceber, é só meter conforme for dando mais jeito. Penso que não faz sentido andar a colocar foto a foto, pois é só confirmar as imagens. As mesmas estão com qualidade fraca, pois foram editadas 2 ou 3 vezes antes de colocar aí, e depois ainda levou com a conversão para PDF, o que retira ainda mais qualidade. Será corrigido.
Falta uma Introdução, despiste de problemas, etc, mas era para ir tendo uma ideia da parte "prática" da coisa.
EDIT: Só falta "acertar" a coisa, depois é só alterar as imagens de umas coisas para as outras...
|
|
|
Post by alribas on Dec 15, 2016 12:19:50 GMT
Bem, com mais calma... Ate a ligaçao do switch esta tudo bastante bem explicado e de forma simples. Em relaçao a posiçao do switch, vale mais uma imagem que mil palavras, acredita. A malta vai ler aquilo 35 vezes e perceber de maneira diferente de cada vez. O mesmo em relaçao a ligaçao dos jack mas ao que parece ainda nao estao concluidas mas estao a caminho. Pah, acho que esta bastante simples e bem explicado. Quanto aos componentes, talvez uma foto dos componentes todos separadas em grupos. Se bem que acho que ha um minimo que alguem dever saber antes de querer montar um kit. Se um gajo nao sabe distinguir uma resistencia dum condensador entao montar isso vai ser uma dor de cabeça. Edit: nando, porque as 2 ligaçoes pro Gain? Ou foi erro e ficou assim?
|
|
|
Post by nando on Dec 15, 2016 13:08:33 GMT
Leva um pot Stereo, daí ter 6 pinos...
|
|
|
Post by nunonaos on Dec 15, 2016 13:11:25 GMT
Ainda falta adicionar os seguintes passos: - Esquema do pedal - Voltagens reais em alguns componentes, nomeadamente pinos dos integrados, para possível despiste de avarias - Valores dos componentes utilizados (R1 = X, C1=Y) - Essa do esquema de cores das resistências é fixe. Vou adicionar isso! - Fazer Layout final das ligações. - Quanto aos passos acho que é fácil de perceber, é só meter conforme for dando mais jeito. Penso que não faz sentido andar a colocar foto a foto, pois é só confirmar as imagens. As mesmas estão com qualidade fraca, pois foram editadas 2 ou 3 vezes antes de colocar aí, e depois ainda levou com a conversão para PDF, o que retira ainda mais qualidade. Será corrigido. Falta uma Introdução, despiste de problemas, etc, mas era para ir tendo uma ideia da parte "prática" da coisa. EDIT: Só falta "acertar" a coisa, depois é só alterar as imagens de umas coisas para as outras... é isso, fazendo essas coisas acho que melhora bastante leva também em conta a dica que eu e o alribas demos do footswitch mas já sabes, estou comprador e o manual pode estar mesmo nesta fase de desenvolvimento
|
|
|
Post by nando on Dec 15, 2016 15:17:31 GMT
|
|
|
Post by alribas on Dec 15, 2016 17:24:47 GMT
Impecavel. So nao te esqueças e de realçar bem a posiçao do switch (as pernas) em relaçao aos jacks. Foi das coisas que me fez confusao da primeira vez. E da segunda porque ja nao me lembrava. Da-lhe com força
|
|
|
Post by nando on Dec 16, 2016 10:24:11 GMT
|
|
|
Post by tubeholic on Dec 16, 2016 11:35:04 GMT
Está impecável Nando. Boa cena!
|
|
|
Post by louvelvet on Dec 16, 2016 12:23:51 GMT
nando Só mesmo para ser um gajo anal, eis o que me parece dever ser corrigido. 1 - Grande parte do texto utiliza a terceira pessoa do singular; ex: sua, tenha, pode, certifique-se, o seu pedal... Em algumas secções passas a usar a segunda pessoa do singular; ex: tua pcb, o teu kit...; Convém estar tudo na mesma pessoa; 2 - Não percebi a do sulco no switch. No switch não interessa a posição/sentido em que está, porque os pinos têm posições relativas. O que interessa é que se solde os pinos que contactam com os análogos que permitem que passe sinal dry ou wet. Acho que isso cria confusão desnecessária; 3 - Vais fornecer fios para ligação? Se sim, é melhor colocares uma nota a dizer que o código de cores usado na nota explicativa não influencia em nada a montagem; senão vais ter uns quantos gajos a dizer que o fio amarelo vai do pot para o jack e que tu não mandaste nenhum fio amarelo, ou que as ligações à "electricidade" são sempre feitas com fio preto e vermelho e que tu não enviaste fio vermelho em quantidade suficiente; 4 - Se quiseres evitar chatices desnecessárias, é colocar uma advertência para que quem está a montar dê uma lixadela/limpeza com álcool nos bornes dos jacks antes de começar a soldar. Como sabes às vezes aquilo leva com um óleo para não ganhar pontos de ferrugem e às vezes a solda anda la a patinar que é um desatino se não se limpar os mesmos; 5- Fizeste todo o texto com português correcto e coloquial. Não coloques no quadro de materiais dos condensadores a designação film ao lado de cerâmico e electrolítico. Coloca poliéster/filme plástico ou filme de polipropileno metalizado, ou o que estiveres a usar.O mesmo para socket, que poderia passar a suporte de CI. Assemblagem é um estrangeirismo derivado do francês... gostava mais de ver montagem, já que, reitero, o texto está todo escrito em Português correcto e coloquial. 6 - Devias colocar uma figura com os tipos de condensadores. Bem sei que dizes que os cerâmicos e de filme não são polarizados e tal e que os electrolíticos são, mas para quem nunca fez nada disto dava jeito ter uma figura com os 3 tipos principais de condensadores e já agora electrolíticos radias e axiais. Atenção, vais ter pedais com electrolíticos não polarizados de certeza; se calhar mais valia esclareceres já isso agora nesta fase e indicares que também os existem. De resto acho que está muito bom. Parabéns pela iniciativa. Já estava em falta!
|
|
|
Post by nando on Dec 16, 2016 13:32:11 GMT
louvelvet grande olho Depois de ler uma série de vezes não me tinha apercebido do uso na 2a e 3a pessoa... VOU CORRIGIR O sulco no switch faz sentido não estar lá, é somente para as pessoas perceberem melhor, mas já houve mais do que 1 pessoa a dizer que podia confundir, por isso o melhor é retirar essa parte. Sobre o código de cores do esquema de ligações e dos fios tens toda a razão. Já tinha pensado nesse pormenor, mas não o escrevi, por pensar que seria por demais óbvio. Contudo o óbvio é sempre uma coisa relativa. Os condensadores era para aplicar uma imagem, contudo, devido ao "espaço" não coloquei. Vou corrigir. Não vou aplicar imagem de resistência a resistência com o código de cores, quando menciono um site para fazer o calculo, e tenho a tabela de cores para quem quiser fazer as contas manuais. Boa ideia essa dos contactos dos jacks. Não me tinha lembrado disso. Vai para a secção truques e dicas, que está a ser elaborada Thanks
|
|
|
Post by alribas on Dec 16, 2016 13:47:31 GMT
nando, louvelvet, O importante é isto: É que esquecendo os numeros, se rodares um nadinha de forma as listas pretas ficarem na vertical e soldares nos mesmos sitios (centro e lado dto) a coisa ja nao corre da mesma forma.
|
|