|
Post by maxx on Mar 23, 2020 20:27:57 GMT
Isso nao tem graves a mais?
|
|
www.facebook.com/buzzocracyband
|
Post by MrF on Mar 24, 2020 5:14:59 GMT
Sim, na EQ do amp tenho de colocar o bass no zero. Colocar a coluna num tripé ( em vez de estar no chão ) também ajudou.
Entretanto já despachei a TS210 e arranjei um par de TS312...durante esta semana vou experimentar. Se bem que um deles vai ser para vender.
|
|
|
Post by fredtheshred on Mar 24, 2020 13:48:18 GMT
Os Alto até não se portam mal, verdade seja dita. A grande questão é portarem-se como os monitores de PA que são, com o DSP programado em conformidade. Eu uso algo semelhante, neste caso o Headrush 108, e não me queixo. Aquilo usa basicamente muita coisa em comum com os Alto (porque são comissionados ao mesmo fabricante, basicamente) e só muda a secção de potência e o algoritmo do DSP, que remove algum "lixo" de frequências nos extremos agudo e grave.
|
|
|
Post by pipes on Mar 24, 2020 19:57:43 GMT
Malta neste momento estou a usar um monitor alto ts210, tenho volume que chegue para ensaiar. Mas falta qualquer coisa, não sei explicar...será que com um ts212/ts312 o som expande mais? Alguém usa estes monitores? Eu ajudo-te, falta-te um amp e uma cab a sério!
|
|
|
Post by MrF on Mar 24, 2020 20:11:13 GMT
Noutros tempos :/ Sinceramente também prefiro, mas para tocar em casa, numa sala de ensaios que não é minha ( deixo lá apenas a coluna ) e ao vivo, a headrush gigboard é muito mais prática!!
|
|
|
Post by MrF on Mar 24, 2020 20:22:33 GMT
Os Alto até não se portam mal, verdade seja dita. A grande questão é portarem-se como os monitores de PA que são, com o DSP programado em conformidade. Eu uso algo semelhante, neste caso o Headrush 108, e não me queixo. Aquilo usa basicamente muita coisa em comum com os Alto (porque são comissionados ao mesmo fabricante, basicamente) e só muda a secção de potência e o algoritmo do DSP, que remove algum "lixo" de frequências nos extremos agudo e grave. Pelo que lia Alto também tem prés de micro, a headrush é só orientada para guitarra. Li que mexendo da EQ global dava para retirar esse "lixo", tenho de experimentar agora com as Alto TS312 Tu não usas afinações mais graves e guitarras com mais de 6 cordas? e o headrush 108 porta-se bem??? Em volumes de ensaio ou só para tocar em casa? Quarantine gear...
|
|
|
Post by maxx on Mar 31, 2020 15:23:04 GMT
Eu tenho uma QSC que tem possibilidades de EQ para definir o que quero Assim, dependendo de onde usar, posso estar descansado com o excesso de graves. Verdade seja dita q nos ultimos meses so tenho tocado com in ears e a coluna ta a ganhar pó
|
|
|
Post by whatever on Apr 16, 2020 1:33:38 GMT
Rapaziada, estou a considerar seriamente em comprar um gingarelho destes APENAS para efeitos. O meu rig actual é o seguinte:
Guitarra -> Mesa Boogie Triaxis -> Loop sendo para G-Force -> Loop return para o Triaxis e sai para: Record Out -> Placa de som ou Output -> Power amp.
Tanto o Triaxis como o G-force são controlados por pedaleira MIDI Roland FC300, com a qual faço total remodelação sonora de cada patch/programa.
Ora o gingarelho a adquirir servirá para colocar efeitos entre a Guitarra e o Triaxis, ou se tiver uma boa dose de efeitos simultâneos, eventualmente substituir o G-Force (reduzindo assim o número de conversões A/D e D/A). O que é que preciso/procuro que este gingarelho tenha:
- Controlo total por MIDI
- Várias possibilidades de routing dos efeitos em série ou paralelo
- FX Loop Stereo é uma mais valia
- Excepcional conversão analógico/digital caso o use com o método dos 4 cabos
- Pequeno, compacto que me caiba dentro da rack sem ter de mudar de rack ou fazer grandes alterações.
- Ligação USB para actualização de firmware, eventual carregamento de IRs (agora todos têm), eventual gravação áudio via USB...
Daquilo que o mercado proporciona, olho para os aparelhos NOVOS na ordem de até 600€ e vou piscando o olho ao Line6 HX Stomp ou ao Headrush Gigboard (que ainda não investiguei mais a fundo), ou a algo semelhante, como o Mod DUO. A Line6 M5 também me pareceu interessante pela maior simplicidade, mas ainda não investiguei o respectivo manual.
Coisas a considerar:
- Disponibilidade no mercado em 2ª mão, preferencialmente na Tugaland.
- Maior número de efeitos simultâneos, melhor
- Mais pequeno, melhor
- Menor consumo de electricidade, melhor (para não ter de investir num alimentador novo e tralhas dessas...
O que é que de facto preciso em termos de efeitos à frente do Triaxis: - Wahwah e variantes
- Compressor
Este gingarelho será controlado à distância através de MIDI, daí que o controlo total por MIDI é fundamental e a edição por aplicação em PC é um bonus adicional. Convém no entanto que seja possível editar tudo "onboard".
Inicialmente, ponderei antes enveredar pelo ProStage WahryTone ou Remote Wah, que são "pedais" analógicos controlados por midi, só que o 1º custa 400€ e o segundo 300€ na versão simplificada sem qualquer forma de programação a não ser com conhecimento de programação MIDI por SYSEX, ou com o aditivo para ligar ao PC por USB sobe para os 500€ no total... ao qual teria depois de juntar um compressor, de preferência com MIDI (onde, qual? pois...)... ora por estes valores... pois já estão a ver a coisa.
Alguém tem uma Line6 M5? Já tem uns valentes anos, como é a conversão A/D, e o controlo MIDI, quantos efeitos em simultâneo?
Também me passou pela cabeça um Boss MD500, mas é uma máquina diferente e não tem nem compressores nem Wahs controláveis, apenas touch wah e auto wahs, pelo que me pareceu... (manual, onde estais tu?)
O que não quero: pedaleiras completas tipo Line6 HD... ou PODXT e coisas dessas.
Portanto, e numa de conclusão, na vossa opinião de experientes num assunto do qual ando distante, o que é que sugerem?
|
|
|
Post by jota on Apr 16, 2020 11:58:42 GMT
Esquece a M5 porque só tens 1 efeito de cada vez. A M9 é que permite mais efeitos e é capaz de encaixar melhor no que procuras. A HX Stomp permite-te 6 efeitos em simultâneo e no futuro deverá subir para 8. Tens de ter em atenção que tem metade do poder de processamento das Helix grandes o que pode por vezes ser um problema caso tenhas muitos efeitos "pesados" no mesmo preset. Além de todos os efeitos das M5/9/13, tens acesso a todos os efeitos das Helix. Quanto à alimentação, não sei que alimentador tens mas a entrada das Line6 é diferente de praticamente todos os pedais do mercado e é relativamente exigente: cerca de 1A, se não estou em erro. Se a vais ter numa rack, usar o adaptador da Line6 com uma extensão parece-me o mais razoável. Eu uso uma extensão por baixo da minha board com 2 alimentadores. 1 para a HX Stomp e outro para os restantes pedais em daisy chain. Outro possibilidade são as Eventide H9. O único senão é que não permitem muitos efeitos em simultâneo e a edição penso que tem obrigatoriamente de ser pela app. A Headrush não conheço.
|
|
|
Post by whatever on Apr 16, 2020 13:52:30 GMT
jota obrigado pela opinião. Bastante justa e directa. As M9 e M13 são demasiado grandes para mim. Estou a ficar indeciso entre a HXStomp e a Headrush Gigboard. Por um lado a Line6 é mais maneirinha, por outro a Headrush parece-me mais completa e a diferença de preços anda ela por ela. consegues confirmar-me se a HXStomp recebe e interpreta mensagens MIDI tipo Control Change? A M5 seria apenas para desenrascar um Wah controlável por MIDI, coisa que ainda não descobri se é possível... só que é do mesmo tamanho ou maior do que a HXStomp... MrF , podes opinar sobre a tua gigboard? Estive a ler na diagonal o manual e pareceu-me que não reconhece mensagens MIDI tipo Control Change, o que para mim é essencial...
|
|
|
Post by jota on Apr 16, 2020 16:27:51 GMT
jota obrigado pela opinião. Bastante justa e directa. As M9 e M13 são demasiado grandes para mim. Estou a ficar indeciso entre a HXStomp e a Headrush Gigboard. Por um lado a Line6 é mais maneirinha, por outro a Headrush parece-me mais completa e a diferença de preços anda ela por ela. consegues confirmar-me se a HXStomp recebe e interpreta mensagens MIDI tipo Control Change? A M5 seria apenas para desenrascar um Wah controlável por MIDI, coisa que ainda não descobri se é possível... só que é do mesmo tamanho ou maior do que a HXStomp... MrF, podes opinar sobre a tua gigboard? Estive a ler na diagonal o manual e pareceu-me que não reconhece mensagens MIDI tipo Control Change, o que para mim é essencial... A Headrush é maior. Quanto ao MIDI, sei que a HX Stomp é um pouco limitada nesse aspecto mas não faço ideia do que seja isso do Control Change... Podes desenvolver?
|
|
|
Post by whatever on Apr 16, 2020 17:16:53 GMT
A Headrush é maior. Quanto ao MIDI, sei que a HX Stomp é um pouco limitada nesse aspecto mas não faço ideia do que seja isso do Control Change... Podes desenvolver? Sim, sei que a HeadRush é maior, mas ainda relativamente pequena para me caber na rack... penso eu de que...
Ok, mensagens MIDI, do pouco que sei/uso, há 4 tipos de mensagens MIDI:
- Program Change - que faz exactamente isso, é uma mensagem que muda os programas dos aparelhos
- Control Change - são mensagens que servem para mudar parâmetros dentro dos programas, por exemplo, ligar ou desligar efeitos, alterar valores de parâmetros, por exemplo o Volume, o Wah, a mistura disto ou daquilo...
- Note Mode - são mensagens que enviam notas com indicação de altura, duração e intensidade (velocity) e eventualmente timbre também
- System Exclusive - São mensagens que permitem gerir o funcionamento de aparelhos, editando-os à distância, permitindo entrar dentro dos menus, alterar parâmetros e gravar as alterações.
A mim, interessam-me as duas primeiras, o Program Change e o Control Change. A primeira permite-me exactamente isso, saltar entre programas, a segunda permite-me alterar parâmetros diversos desses programas, geralmente o Drive e o Ganho do Triaxis (entre outros), o Reverb MIX, o Wah, o Rate do Panner, assim como desligar do G-Force. Por outras palavras, o Control Change permite associar (assign) os pedais da pedaleira MIDI, sejam tipo ON/OFF ou de expressão, a parâmetros específicos dos diversos aparelhos. Neste momento tenho uma pedaleira Roland FC300 com mais 3 pedais de expressão (5 no total) a controlar o que quiser (o que me é permitido por programa) do Triaxis e do G-Force.
Do Triaxis faço som limpo e distorcido pesado (com tudo o que está a meio) num único programa sem saltos de som.
Do G-Force permito-me a alterar drasticamente o som, destituindo-o de qualidades associáveis ao som de guitarra, isto nos casos mais extremos, ou acrescentar aquilo que é mais comum, Delays e acertar-lhe o tempo do delay, um chorus aqui, outra coisa ali.
|
|
|
Post by maxx on Apr 16, 2020 18:04:43 GMT
a helix tem cc, mas não deve ser o que queres. No entanto, consegues modar os snapshot por cc, e os 8 snapshot ter parametros diferentes.
|
|
|
Post by whatever on Apr 16, 2020 19:28:35 GMT
a helix tem cc, mas não deve ser o que queres. No entanto, consegues modar os snapshot por cc, e os 8 snapshot ter parametros diferentes. Assumindo que tens uma Helix Stomp (ou a quem tenha) pedia então a seguinte verificação n o menu "Assign Hardware" do parâmetro sweep/freq do Wahwah (por exemplo): sem ser através da função "learn", chegar a opções tipo MIDI (?) CC#1 a CC#127 verificar que parâmetros adicionais existem para gerir o "assign". Na eventualidade de terem controladores MIDI (tipo pedaleira ou teclado), ligar o dito controlador e através da função learn verificar o que é que aparece atribuído ao parâmetro e que adicionais parâmetros existem para o controlador.
Na eventualidade de alguém (MrF... cof, cof...?) ter uma Headrush Gigboard, pedia o mesmo... boa? Fixe, Obrigado.
|
|
|
Post by jota on Apr 16, 2020 21:22:05 GMT
a helix tem cc, mas não deve ser o que queres. No entanto, consegues modar os snapshot por cc, e os 8 snapshot ter parametros diferentes. Assumindo que tens uma Helix Stomp (ou a quem tenha) pedia então a seguinte verificação n o menu "Assign Hardware" do parâmetro sweep/freq do Wahwah (por exemplo): sem ser através da função "learn", chegar a opções tipo MIDI (?) CC#1 a CC#127 verificar que parâmetros adicionais existem para gerir o "assign". Na eventualidade de terem controladores MIDI (tipo pedaleira ou teclado), ligar o dito controlador e através da função learn verificar o que é que aparece atribuído ao parâmetro e que adicionais parâmetros existem para o controlador.
Na eventualidade de alguém (MrF ... cof, cof...?) ter uma Headrush Gigboard, pedia o mesmo... boa? Fixe, Obrigado.
Não tens acesso a esses parâmetros na HX Stomp. A única coisa que podes fazer é alternar entre Snapshots (3 por preset) e por cada Snapshot teres os valores que te interessam. Aqui está o que podes controlar na HX através de MIDI:
|
|