|
Post by Pai da Gina on Oct 31, 2017 16:13:57 GMT
|
|
|
Post by jota on Nov 2, 2017 11:42:30 GMT
|
|
|
Post by jota on Nov 7, 2017 12:22:20 GMT
|
|
|
Post by nunonaos on Nov 9, 2017 13:49:08 GMT
é antiga mas dá-me vontade de a contar a muita gente
Um engenheiro foi chamado para reparar uma máquina complexa de valor superior a 2 milhões de Euros. Diante dela, manobrou umas quantas teclas, acenou com a cabeça murmurou qualquer coisa para si mesmo e desligou a máquina. Retirou uma minúscula chave de fendas e deu volta e meia a um pequeno parafuso. Liga a máquina e comprova que tudo estava a trabalhar perfeitamente. O dono da mesma mostra-se encantado e desejoso de pagar no ato a conta. - "Quanto devo?" perguntou. - "São dois mil Euros, se faz favor" - "Como €2.000,00 por apertar um simples parafuso??? Sei que a máquina vale 2 milhões, mas isso é um disparate. Pagarei só se me mandar uma fatura detalhada" O engenheiro acenou com a cabeça e foi embora. Na semana seguinte manda ao empresário a factura com esta descrição: 1. Apertar parafuso ........... .... .... .... .... ... 1 Euro 2. Saber que parafuso apertar ............ 1.999 Euros
|
|
|
Post by stratokosta on Nov 9, 2017 14:33:02 GMT
se fosse comigo queria saber qual era o parafuso para não voltar a ser "roubado"
|
|
|
Post by nunonaos on Nov 9, 2017 14:42:35 GMT
se fosse comigo queria saber qual era o parafuso para não voltar a ser "roubado" depois sempre que a máquina parasse ias apertar o mesmo parafuso. era até moer
|
|
|
Post by stratokosta on Nov 9, 2017 14:50:29 GMT
se fosse comigo queria saber qual era o parafuso para não voltar a ser "roubado" depois sempre que a máquina parasse ias apertar o mesmo parafuso. era até moer partindo do principio que os "sintomas" fossem os mesmos. é má politica "esfolar" um cliente só por apertar um parafuso. complicado é chegar a um valor justo para ambas as partes.
|
|
|
Post by maxx on Nov 9, 2017 15:07:03 GMT
nao, o cliente nao é esfolado por apertar o cliente é "esfolado" por saber qual o parafuso.
a resoluçao as vezes é simples, complicado é descobrir o problema
|
|
|
Post by nunonaos on Nov 9, 2017 15:10:20 GMT
depois sempre que a máquina parasse ias apertar o mesmo parafuso. era até moer partindo do principio que os "sintomas" fossem os mesmos. é má politica "esfolar" um cliente só por apertar um parafuso. complicado é chegar a um valor justo para ambas as partes. claro que o piada vale o que vale, os valores são propositadamente um exagero... mas (para mim) não faz sentido cobrar certos trabalhos à hora. se um médico fizer uma operação ultra arriscada e inovadora, mas só demora meia hora, tem que cobrar o mesmo que uma consulta (mais material)? resumindo, o conhecimento tem de ser valorizado...
|
|
|
Post by whatever on Nov 9, 2017 15:45:39 GMT
Essa é uma piada velha, mas tem o seu ponto. Da próxima vez que a máquina avariar o problema pode ser outro, mexer no mesmo parafuso pode agravar ainda mais. A análise do problema é que vale o preço das coisas, não a execução propriamente dita.
|
|
|
Post by DC on Nov 9, 2017 16:14:12 GMT
Curiosamente acabo de receber uma mensagem de uma colega de profissão a descrever uma situação em que, no âmbito do apoio judiciário, o beneficiário conclui a conversa com "Oh Dr.ª isto é abuso de direito que eu estive a estudar". A reacção que apetece ter é: "então se estudou e sabe a resposta(ou acha que sabe) porque é que pediu apoio judiciário e está a gastar o dinheiro do estado, o meu tempo e o seu com isto?" É que aqui não é apertar um parafuso mas o dono da "máquina" acha que sabe a solução.
|
|
|
Post by nunonaos on Nov 9, 2017 16:35:55 GMT
Curiosamente acabo de receber uma mensagem de uma colega de profissão a descrever uma situação em que, no âmbito do apoio judiciário, o beneficiário conclui a conversa com "Oh Dr.ª isto é abuso de direito que eu estive a estudar". A reacção que apetece ter é: "então se estudou e sabe a resposta(ou acha que sabe) porque é que pediu apoio judiciário e está a gastar o dinheiro do estado, o meu tempo e o seu com isto?" É que aqui não é apertar um parafuso mas o dono da "máquina" acha que sabe a solução. isso é diferente, se és advogado estás a enganar o cliente, é senso comum!
|
|
|
Post by maxx on Nov 9, 2017 16:48:26 GMT
Badumm Tsssss
|
|
|
Post by stratokosta on Nov 9, 2017 17:08:01 GMT
nao, o cliente nao é esfolado por apertar o cliente é "esfolado" por saber qual o parafuso. a resoluçao as vezes é simples, complicado é descobrir o problema certo , mas descobrir o problema em 5 minutos é uma coisa, demorar 5 horas ou 5 dias é outra. entretanto aprendes a solução e o que vais facturar na próxima ? os mesmos 2000 € ? se fores o único gajo que tem a chave de parafusos mágica , se calhar ...... eu como estou dos dois lados , compreendo ambos , até porque já fui "roubado". mas só me "roubaram" dessa vez, da outra chamei a concorrência.
|
|
|
Post by maxx on Nov 9, 2017 17:11:45 GMT
eu sou a favor de um valor minimo para o trabalho. podes demorar 5h a descobrir na proxima (se for igual), demoras 5min. vais cobrar 1€? (imagine-se). pelo menos o valor a cobrar deveria ser 15min.
|
|