|
Post by nunonaos on Dec 6, 2017 13:19:18 GMT
Hoje decidi dar uma volta pelo FM e encontrei por lá a secção radar. Parece-me uma excelente ideia, ter um sítio que permita pesquisar anúncios nas várias plataformas de vendas, podendo filtrar por categorias (que não existem no facebook nem no olx: guitarras, baixos, etc), resumindo, a ideia parece-me excelente.
Eu publiquei os meus anúncios no olx, numa plataforma que implica registo de utilizador, aceitar termos, etc etc. Quando andava a dar uma volta pelo radar do FM, lembrei-me de ver se os meus anúncios estariam lá, e estavam, inclusivamente um que já dei como vendido no olx.
Não querendo criar barulho, pergunto se acham que o radar do FM é legal? É que: 1-ao introduzir anúncio no olx não aceitei que ele fosse partilhado para outros sites (acho eu) 2-será que o olx sabe desta funcionalidade? não me parece que saiba senão o que vendi já não estaria no radar do FM. 3-apaguei o meu anúncio no olx (vendi a guitarra) e ele continua activo no FM? isto pode dar origem a situações muito complicadas
Parece-me uma excelente ideia, mas parece-me também ser completamente ilegal... principalmente que a nível de protecção de dados pessoais muito coisa está a mudar.
|
|
|
Post by Pai da Gina on Dec 6, 2017 13:28:15 GMT
acho que é legal porque se limita a fazer um link para o anuncio no olx/facebook. Há vários sites a fazerem isso. Digo eu
|
|
|
Post by nunonaos on Dec 6, 2017 13:42:14 GMT
acho que é legal porque se limita a fazer um link para o anuncio no olx/facebook. Há vários sites a fazerem isso. Digo eu a questão é que pegam nos anúncios do olx/facebook e os guardam na base de dados deles, inclusivamente colocando numa determinada categoria. para mim é estranho entrar num site e encontrar um anúncio meu que foi colocado noutro site, ainda que eles coloquem a referência a indicar que o anúncio veio do olx ou facebook. se resolverem o problema de não terem anúncios que já foram removidos/vendidos, e se for legal, parece-me uma boa ajuda para os utilizadores
|
|
|
Post by Capitão Mostarda on Dec 6, 2017 13:53:30 GMT
Gostava de ter controlo de onde e quando aparecem a minhas fotos as minhas coisas os meus preços e as minhas palavras.
|
|
|
Post by scunha on Dec 6, 2017 14:00:36 GMT
Eu penso que o OLX terá conhecimento porque alguém sugeriu pôr também o custojusto na lista e ele disse que não tinha autorização ou parceria ou algo do género.
|
|
|
Post by stratokosta on Dec 6, 2017 14:01:29 GMT
Gostava de ter controlo de onde e quando aparecem a minhas fotos as minhas coisas os meus preços e as minhas palavras. desliga-te da net e afixa anúncios no pingo doce
|
|
|
Post by nunonaos on Dec 6, 2017 14:58:58 GMT
Eu penso que o OLX terá conhecimento porque alguém sugeriu pôr também o custojusto na lista e ele disse que não tinha autorização ou parceria ou algo do género. então há duas coisas estranhas: -os anúncios vendidos continuarem lá -o olx não avisar que vai partilhar o anúncio com outros sites (e indicar quais)
|
|
|
Post by BobbyBrown on Dec 6, 2017 15:26:53 GMT
É como o outro gajo do facebook que vende material que não é dele.
|
|
|
Post by BobbyBrown on Dec 6, 2017 15:28:00 GMT
Mas já agora, qual é o interesse disso?
|
|
|
Post by whatever on Dec 6, 2017 16:06:12 GMT
Hoje decidi dar uma volta pelo FM e encontrei por lá a secção radar. Parece-me uma excelente ideia, ter um sítio que permita pesquisar anúncios nas várias plataformas de vendas, podendo filtrar por categorias (que não existem no facebook nem no olx: guitarras, baixos, etc), resumindo, a ideia parece-me excelente. Eu publiquei os meus anúncios no olx, numa plataforma que implica registo de utilizador, aceitar termos, etc etc. Quando andava a dar uma volta pelo radar do FM, lembrei-me de ver se os meus anúncios estariam lá, e estavam, inclusivamente um que já dei como vendido no olx. Não querendo criar barulho, pergunto se acham que o radar do FM é legal? É que: 1-ao introduzir anúncio no olx não aceitei que ele fosse partilhado para outros sites (acho eu) 2-será que o olx sabe desta funcionalidade? não me parece que saiba senão o que vendi já não estaria no radar do FM. 3-apaguei o meu anúncio no olx (vendi a guitarra) e ele continua activo no FM? isto pode dar origem a situações muito complicadas Parece-me uma excelente ideia, mas parece-me também ser completamente ilegal... principalmente que a nível de protecção de dados pessoais muito coisa está a mudar. Relativamente à primeira pergunta, terás de contactar o OLX para isso, no entanto, lembra-te que assim que as coisas são PUBLICADAS na net, deixam de "ser tuas". Seja como for, há montes de sites a fazer disto. É uma situação win-win de publicidade bidireccional. Segunda pergunta: sabe, pois caso contrário não era possível fazer a partilha da base de dados. O João Mourinho (AKA Xtech) andou a contactar o OLX e o FACEBOOK para este efeito, assim como o CustoJusto (de quem ainda não obteve resposta). Terceira pergunta: pelo que percebi, o "Radar" agrega anúncios, copia-os para a base de dados do FM com as respectivas referências aos originais, o que significa que se entretanto o original foi modificado/apagado, vai continuar referenciado no radar até ser actualizado. Contudo, aconselho-te a falares directamente com o Xtech sobre o assunto. Relativamente à legalidade da coisa, não se está a colocar em causa direitos autorais. Colocas anúncios no OLX de forma gratuita, por isso... Do meu ponto de vista ficas a ganhar por teres o anúncio replicado noutro site.
|
|
|
Post by maxx on Dec 6, 2017 16:09:58 GMT
o olx deve facultar uma API para isso ha mais sites a permitir o mesmo
|
|
|
Post by nunonaos on Dec 6, 2017 16:43:44 GMT
Hoje decidi dar uma volta pelo FM e encontrei por lá a secção radar. Parece-me uma excelente ideia, ter um sítio que permita pesquisar anúncios nas várias plataformas de vendas, podendo filtrar por categorias (que não existem no facebook nem no olx: guitarras, baixos, etc), resumindo, a ideia parece-me excelente. Eu publiquei os meus anúncios no olx, numa plataforma que implica registo de utilizador, aceitar termos, etc etc. Quando andava a dar uma volta pelo radar do FM, lembrei-me de ver se os meus anúncios estariam lá, e estavam, inclusivamente um que já dei como vendido no olx. Não querendo criar barulho, pergunto se acham que o radar do FM é legal? É que: 1-ao introduzir anúncio no olx não aceitei que ele fosse partilhado para outros sites (acho eu) 2-será que o olx sabe desta funcionalidade? não me parece que saiba senão o que vendi já não estaria no radar do FM. 3-apaguei o meu anúncio no olx (vendi a guitarra) e ele continua activo no FM? isto pode dar origem a situações muito complicadas Parece-me uma excelente ideia, mas parece-me também ser completamente ilegal... principalmente que a nível de protecção de dados pessoais muito coisa está a mudar. Relativamente à primeira pergunta, terás de contactar o OLX para isso, no entanto, lembra-te que assim que as coisas são PUBLICADAS na net, deixam de "ser tuas". Seja como for, há montes de sites a fazer disto. É uma situação win-win de publicidade bidireccional. Segunda pergunta: sabe, pois caso contrário não era possível fazer a partilha da base de dados. O João Mourinho (AKA Xtech) andou a contactar o OLX e o FACEBOOK para este efeito, assim como o CustoJusto (de quem ainda não obteve resposta). Terceira pergunta: pelo que percebi, o "Radar" agrega anúncios, copia-os para a base de dados do FM com as respectivas referências aos originais, o que significa que se entretanto o original foi modificado/apagado, vai continuar referenciado no radar até ser actualizado. Contudo, aconselho-te a falares directamente com o Xtech sobre o assunto. Relativamente à legalidade da coisa, não se está a colocar em causa direitos autorais. Colocas anúncios no OLX de forma gratuita, por isso... Do meu ponto de vista ficas a ganhar por teres o anúncio replicado noutro site. para não ser mal interpretado, volto a reforçar que acho boa ideia. mas tenho muitas dúvidas que isto seja legal sem que seja explicitamente indicado (neste caso pelo OLX e facebook) que os anúncios podem ser partilhados para outras plataformas. o argumento de que coloquei na internet e por isso deixa de ser meu não faz sentido, nem mesmo por colocar gratuitamente (além disso no olx até podes ter anúncios pagos). por último, também não faz sentido dizer que é legal só porque "há muitos sites a fazer o mesmo". quanto ao facto de o olx e facebook terem de saber, não é bem assim, seria possível fazer a coisa sem o conhecimento do olx, embora desse mais trabalho. abri este tópico para discutir o assunto, tendo conhecimento que as regras dos dados que se guardam nas bases de dados vão passar a ser muito mais regulados, e por isso acho importante que o xtech tenha atenção à forma como está a fazer a coisa para não correr o risco de levar uma multa. obviamente que eu não tenho qualquer problema com o assunto, se quiser retirar o anúncio do radar sei que posso falar com o xtech, no entanto, e até ver, acho que é uma funcionalidade um bocado "perigosa" a nível de protecção de dados. repara que é completamente diferente ser um banal utilizador ou um crawler/api/aplicação a copiar o texto de um site para o outro. quando é um utilizador, ele é que leva com a responsabilidade do conteúdo, quando é o próprio FM que copia o conteúdo, a história é diferente. não criei tópico no FM sobre isto porque não queria ser mal interpretado e o que poderia ser uma discussão banal poderia ser interpretado como um "ataque" a uma funcionalidade desenvolvida pelo xtech, coisa que não é a minha intenção
|
|
|
Post by stratokosta on Dec 6, 2017 17:44:19 GMT
@nunonaos estás-te a referir ao GDPR que entra em vigor para o ano ? ainda não li nenhum esclarecimento claro sobre isso , vai ser trapalhada.
neste caso , tendo em conta que não são divulgados dados pessoais ( nome, morada etc que até muitas vezes neste tipo de base dados não existem ) será que se aplica ?
|
|
|
Post by nunonaos on Dec 6, 2017 17:54:59 GMT
@nunonaos estás-te a referir ao GDPR que entra em vigor para o ano ? ainda não li nenhum esclarecimento claro sobre isso , vai ser trapalhada. neste caso , tendo em conta que não são divulgados dados pessoais ( nome, morada etc que até muitas vezes neste tipo de base dados não existem ) será que se aplica ? sim e não o facto de a legislação estar a ser alterada, significa que o cerco começa a apertar no caso dos dados pessoais, mas certamente que isso é apenas o início... talvez a lei que entra para o ano não tenha isto em conta, mas e se eu for por um processo em tribunal por o meu anúncio ter aparecido no FM, será que não me é dada razão...? é que há malucos pra tudo e tens razão, para o ano vai ser uma boa trapalhada
|
|
|
Post by stratokosta on Dec 6, 2017 18:05:07 GMT
se ao te registares num forum / face etc não te forem pedidos dados pessoais que te identifiquem inequivocamente , não sei se tinhas sorte em tribunal.
mas seria de bom tom passar a existir a obrigatoriedade de permissão do uso dos teus anúncios.
será que o FM paga essa funcionalidade ao OLX ?
|
|