|
Post by jota on Jan 20, 2018 18:19:32 GMT
Estava ali a encher o tópico do pipes a falar sobre a minha experiência com uma banda de Neo Soul mas é melhor começar um tópico dedicado ao assunto para os interessados. Hoje fui para estúdio gravar 4 temas. É a minha primeira experiência a sério em estúdio e está a ser dividida em 2 sessões. A primeira durou 3 horas e fizemos 5 takes para cada um dos 3 temas. Ficou a faltar um para gravar depois da janta. Temos também uma dupla de malta do vídeo a fazer a gravação para posterior lançamento da sessão. O estúdio é o SPL em Guimarães. Óptimas condições. Bom som, do que ouvi. Em termos de gear é só telecaster, Boss MS-3 e Fender Deluxe Reverb.
|
|
|
Post by jota on Jan 20, 2018 20:04:33 GMT
Já agora, uma foto da sala principal do estúdio:
|
|
|
Post by pipes on Jan 20, 2018 21:25:46 GMT
Nice, tem boa pinta o espaço. Vai postando novidades Edit: Como tem sido o processo de gravação? Todos ao mesmo tempo na mesma sala?
|
|
|
Post by jota on Jan 20, 2018 22:17:36 GMT
Parte 2. Amanhã conto tudo.
|
|
|
Post by jota on Jan 21, 2018 12:29:50 GMT
Ora bem, a coisa foi feita com todos a tocar ao mesmo tempo mas em 3 salas distintas. Na sala principal estava a batera, o baixo e o teclas. Havia uma segunda sala para vozes (tivemos a participação especial do Fernando dos Bed Legs num tema) e eu estava isolado numa 3a sala junto com o meu amp. No início foi estranho ter apenas acesso ao resto da malta pela TV mas acabou por ser menos complicado do que imaginava.
Fizemos 5 takes de cada tema e depois o produtor irá fazer uma espécie de corte e cose com os melhores takes de cada um. Outra das razões para os takes foi o facto de a equipa de filmagem ser de apenas 2 pessoas e quererem fazer takes individuais para cada tema.
Em termos sonoros a coisa estava interessante pelo que deu para ouvir no final na sala de controlo. Acredito que o resultado final vá ficar muito porreiro. Foi pena a nível de vídeo não estarmos todos juntos na mesma sala mas vamos a ver o que dali sai.
Quando a coisa for lançado eu partilho aqui.
|
|
|
Post by pipes on Jan 26, 2018 21:24:55 GMT
Novidades?
|
|
|
Post by jota on Jan 26, 2018 23:10:54 GMT
Parece que tenho de ir a estúdio dia 1 para ajudar a escolher os takes.
|
|
|
Post by rukas on Jan 27, 2018 9:17:22 GMT
Parece que tenho de ir a estúdio dia 1 para ajudar a escolher os takes. Vais sozinho ou vao todos juntos?
|
|
|
Post by jota on Jan 27, 2018 10:35:46 GMT
Parece que tenho de ir a estúdio dia 1 para ajudar a escolher os takes. Vais sozinho ou vao todos juntos? Juntos. Acredito que o produtor não terá tempo nem paciência para aturar cada um em separado
|
|
|
Post by pipes on Jan 27, 2018 12:07:28 GMT
Ah ok. Pensava que isso já estava feito quando tiveram em estúdio a gravar. Eu gravei de modo semelhante. 3 ou 4 takes todos juntos e depois escolhemos em conjunto com o produtor, o "melhor".
É claro que o melhor para uns, pode não ser o melhor para outros, pois entram em jogo as inseguranças e egos de cada um. Em determinado take a bateria está mais solta, noutro take a guitarra está mais certinha... Mas o que interessa é o take mais expressivo no geral. E geralmente gosto de deixar essa tarefa para o produtor, pois vê a coisa de um ponto de vista mais afastado.
|
|
|
Post by jota on Jan 27, 2018 12:12:02 GMT
Eu julguei que essa tarefa era do produtor e disse até que dispensava lá ir mas toda a gente achou que era super importante... Pontos de vista diferentes. A cena não vai ser escolher o melhor take geral mas sim escolher o melhor take de cada um para depois montar a versão final.
|
|
|
Post by pipes on Jan 27, 2018 14:52:15 GMT
Gravaram com click, certo?
|
|
|
Post by jota on Jan 27, 2018 15:16:32 GMT
Gravaram com click, certo? Sim, doutra forma era para esquecer! Tanto áudio como vídeo. Até os ensaios são com click com esta malta!
|
|
|
Post by pipes on Jan 27, 2018 15:33:30 GMT
Pah, desde que se sintam confortáveis, é o que interessa. Já gravei com e sem. Não me importo de gravar com click, embora me stress um pouco. Prefiro que o meu click seja o baterista!
Agora se o baterista prefere com ou sem, isso é lá com ele, é-me indiferente.
Edit: Odeio gravar com phones nos ouvidos...
|
|
|
Post by jota on Jan 27, 2018 21:00:05 GMT
Pah, desde que se sintam confortáveis, é o que interessa. Já gravei com e sem. Não me importo de gravar com click, embora me stress um pouco. Prefiro que o meu click seja o baterista!
Agora se o baterista prefere com ou sem, isso é lá com ele, é-me indiferente.
Edit: Odeio gravar com phones nos ouvidos...
Aqui não havia outra escolha, mesmo que a gente quisesse, o que não era o caso. Como a ideia era gravar cada instrumento em pistas separadas para aproveitar os melhores takes de cada um, era essencial o click. A juntar a isso o facto de estar a ser gravado em vídeo em vários takes também... Quanto aos fones, foi outra coisa que custou a adaptar porque tinha o meu amp praticamente à altura dos ouvidos e tinha de ouvir o resto da banda nos fones. Demorou algum tempo até encontrar o balanço correcto. O resto da banda dá muita atenção à questão do tempo correcto e já tinham tempos exactos para cada um dos temas. Um deles acabou por ser alterado durante a gravação por sugestão do produtor e passou de 82bpm para 83! Curiosamente fez mais diferença do que os números sugerem!
|
|