|
Post by pipes on Jan 27, 2018 22:10:26 GMT
Pah, desde que se sintam confortáveis, é o que interessa. Já gravei com e sem. Não me importo de gravar com click, embora me stress um pouco. Prefiro que o meu click seja o baterista!
Agora se o baterista prefere com ou sem, isso é lá com ele, é-me indiferente.
Edit: Odeio gravar com phones nos ouvidos...
Aqui não havia outra escolha, mesmo que a gente quisesse, o que não era o caso. Como a ideia era gravar cada instrumento em pistas separadas para aproveitar os melhores takes de cada um, era essencial o click. A juntar a isso o facto de estar a ser gravado em vídeo em vários takes também... Quanto aos fones, foi outra coisa que custou a adaptar porque tinha o meu amp praticamente à altura dos ouvidos e tinha de ouvir o resto da banda nos fones. Demorou algum tempo até encontrar o balanço correcto. O resto da banda dá muita atenção à questão do tempo correcto e já tinham tempos exactos para cada um dos temas. Um deles acabou por ser alterado durante a gravação por sugestão do produtor e passou de 82bpm para 83! Curiosamente fez mais diferença do que os números sugerem! Fdx, tocas com robots? lol Mesmo com click é normal haver oscilações por vezes, como raio notam diferença de UM bpm?
|
|
|
Post by jota on Jan 27, 2018 22:46:01 GMT
Aqui não havia outra escolha, mesmo que a gente quisesse, o que não era o caso. Como a ideia era gravar cada instrumento em pistas separadas para aproveitar os melhores takes de cada um, era essencial o click. A juntar a isso o facto de estar a ser gravado em vídeo em vários takes também... Quanto aos fones, foi outra coisa que custou a adaptar porque tinha o meu amp praticamente à altura dos ouvidos e tinha de ouvir o resto da banda nos fones. Demorou algum tempo até encontrar o balanço correcto. O resto da banda dá muita atenção à questão do tempo correcto e já tinham tempos exactos para cada um dos temas. Um deles acabou por ser alterado durante a gravação por sugestão do produtor e passou de 82bpm para 83! Curiosamente fez mais diferença do que os números sugerem! Fdx, tocas com robots? lol Mesmo com click é normal haver oscilações por vezes, como raio notam diferença de UM bpm?
Foi mais uma questão de "feel". Inicialmente dobramos o tempo do click (já estou a usar o delay assim) porque o batera estava a arrastar e mesmo assim ele sugeriu aumentar ligeiramente. Depois de algumas tentativas aterramos ali nas 166BPM e o tema ganhou um pouco mais de balanço. No rock a coisa é diferente mas neste tipo de som, que tem muito de baixo e batera colados e nem sempre "quadrados", estes pequenos detalhes acabam por fazer diferença.
|
|
|
Post by jota on Feb 2, 2018 12:13:36 GMT
Ontem fomos então ao estúdio ultimar alguns detalhes em 2 das faixas. Experimentar takes diferentes nalgumas partes da voz e guitarra, nivelar um pouco melhor os volumes, principalmente o baixo que se quer mais presente neste tipo de som e ouvir a cagada que está um dos temas Não sei se esse, que é o meu favorito, ficará na gaveta para já porque tem umas marcações de baixo e bombo muito fortes e estão demasiado ao lado. O produtor ainda anda a ver se com corta e cose vai lá mas se calhar vai acabar por ficar de fora, o que é uma pena. Realmente há uma diferença enorme entre usar músicos profissionais ou usar o pro-tools! Reparei que lá na rack da sala de controlo estava um famoso TTTTRRRRRRRIIIIIIIIIIIIIAAAAAAAAAAAAAAAXXXXXXIIIIIIIIISSSSSS
(os mais antigos do FM entenderão a referência).
|
|
|
Post by pipes on Feb 2, 2018 12:16:57 GMT
Pois, já passei por esse processo na minha antiga banda. Corte e costura é tramado... Com Embaixador seria impossível fazer isso, lol. É tudo takes completos do início ao fim, sem click, tudo ao mesmo tempo! Se tiver algo mal, é repetir o take completo com toda a banda a tocar junta
|
|
|
Post by nunonaos on Feb 2, 2018 12:33:37 GMT
Realmente há uma diferença enorme entre usar músicos profissionais ou usar o pro-tools! há uma diferença entre usar músicos bons e usar músicos profissionais
|
|
|
Post by jota on Feb 2, 2018 14:54:31 GMT
Realmente há uma diferença enorme entre usar músicos profissionais ou usar o pro-tools! há uma diferença entre usar músicos bons e usar músicos profissionais Também. Aqui infelizmente não se aplica nenhuma das 2 É assim, para uma "live session" a coisa não ficou muito mal mas a malta quer sempre tudo perfeitinho e a soar a milhões de €. Tivemos de ir encontrando compromissos. Faltam ainda dois temas, um dos quais em perigo de não ficar como disse, e depois estou curioso de ver como vai ficar o vídeo. Se entretanto o produtor mandar as misturas destes dois que fizemos ontem, ainda partilho aqui com a malta para ter algum feedback exterior.
|
|
|
Post by nunonaos on Feb 2, 2018 15:09:15 GMT
há uma diferença entre usar músicos bons e usar músicos profissionais Também. Aqui infelizmente não se aplica nenhuma das 2 É assim, para uma "live session" a coisa não ficou muito mal mas a malta quer sempre tudo perfeitinho e a soar a milhões de €. Tivemos de ir encontrando compromissos. Faltam ainda dois temas, um dos quais em perigo de não ficar como disse, e depois estou curioso de ver como vai ficar o vídeo. Se entretanto o produtor mandar as misturas destes dois que fizemos ontem, ainda partilho aqui com a malta para ter algum feedback exterior. Às tantas estão vocês preocupados que o bombo e baixo não estão "tight" mas mais ninguém repararia nisso. E deitam uma música "fora" por pentelhices
|
|
|
Post by jota on Feb 2, 2018 15:58:35 GMT
Também. Aqui infelizmente não se aplica nenhuma das 2 É assim, para uma "live session" a coisa não ficou muito mal mas a malta quer sempre tudo perfeitinho e a soar a milhões de €. Tivemos de ir encontrando compromissos. Faltam ainda dois temas, um dos quais em perigo de não ficar como disse, e depois estou curioso de ver como vai ficar o vídeo. Se entretanto o produtor mandar as misturas destes dois que fizemos ontem, ainda partilho aqui com a malta para ter algum feedback exterior. Às tantas estão vocês preocupados que o bombo e baixo não estão "tight" mas mais ninguém repararia nisso. E deitam uma música "fora" por pentelhices Acredita que ali reparam. A música basicamente só tem bombo e baixo! Tem umas cenas de bateria electrónica pelo meio mas as marcações da cena são o que mais se evidencia e estavam mais ao lado do que alguma vez imaginamos! Já tinha reparado nos ensaios que aquilo era mais difícil do que parecia e acaba por dar razão ao que eu disse sobre ser prematuro ir para estúdio mas pronto. Agora que tá feito, vamos a ver o que se tira dali. Para teres uma ideia do que é, fica aqui um trecho duma gravação do ensaio em que, ainda por cima, o batera estava lesionado e foi para estúdio assim também porque torceu um pé (feio) 2 semanas antes: www.dropbox.com/s/rcn0otw6xmyz91z/sample.mp3?dl=0
|
|
|
Post by nunonaos on Feb 2, 2018 16:34:17 GMT
Às tantas estão vocês preocupados que o bombo e baixo não estão "tight" mas mais ninguém repararia nisso. E deitam uma música "fora" por pentelhices Acredita que ali reparam. A música basicamente só tem bombo e baixo! Tem umas cenas de bateria electrónica pelo meio mas as marcações da cena são o que mais se evidencia e estavam mais ao lado do que alguma vez imaginamos! Já tinha reparado nos ensaios que aquilo era mais difícil do que parecia e acaba por dar razão ao que eu disse sobre ser prematuro ir para estúdio mas pronto. Agora que tá feito, vamos a ver o que se tira dali. Para teres uma ideia do que é, fica aqui um trecho duma gravação do ensaio em que, ainda por cima, o batera estava lesionado e foi para estúdio assim também porque torceu um pé (feio) 2 semanas antes: www.dropbox.com/s/rcn0otw6xmyz91z/sample.mp3?dl=0não consigo perceber o baixo no início, nas acentuações do bombo... por isso não te sei dizer que noto alguma coisa fora ou certa depois quando a bateria entra com o ritmo "completo" ouço tudo bem e não noto nada fora de tempo. acredito que seja eu que não tenha ouvido muito apurado para isso, mas também acredito que nisso represento grande parte do público
|
|
|
Post by jota on Feb 2, 2018 16:40:23 GMT
Acredita que ali reparam. A música basicamente só tem bombo e baixo! Tem umas cenas de bateria electrónica pelo meio mas as marcações da cena são o que mais se evidencia e estavam mais ao lado do que alguma vez imaginamos! Já tinha reparado nos ensaios que aquilo era mais difícil do que parecia e acaba por dar razão ao que eu disse sobre ser prematuro ir para estúdio mas pronto. Agora que tá feito, vamos a ver o que se tira dali. Para teres uma ideia do que é, fica aqui um trecho duma gravação do ensaio em que, ainda por cima, o batera estava lesionado e foi para estúdio assim também porque torceu um pé (feio) 2 semanas antes: www.dropbox.com/s/rcn0otw6xmyz91z/sample.mp3?dl=0não consigo perceber o baixo no início, nas acentuações do bombo... por isso não te sei dizer que noto alguma coisa fora ou certa depois quando a bateria entra com o ritmo "completo" ouço tudo bem e não noto nada fora de tempo. acredito que seja eu que não tenha ouvido muito apurado para isso, mas também acredito que nisso represento grande parte do público O baixo está a fazer as acentuações no sitio mas o bombo nem por isso. Aí nota-se ligeiramente mas ainda passava mas, com uma gravação limpinha em que o foco é o grave, não passa.
|
|
|
Post by pipes on Feb 3, 2018 15:46:20 GMT
Bandas é uma cena tramada. Uma coisa é falar de música e de gear em teoria, depois pegar em todas essas ideias "individuais", juntar um grupo de malta e dali saírem bons temas, não é fácil...
Força aí!
|
|
|
Post by jota on Feb 8, 2018 15:14:54 GMT
|
|
|
Post by Pai da Gina on Feb 8, 2018 15:27:18 GMT
Tudo demasiado limpínho e polidínho curti, está muito fixe, mas a vocalista parecia que estava a fazer o frete gostei muito mais quando entrou a voz masculina....porque é que não é o gajo a cantar tudo em vez dela?
|
|
|
Post by jota on Feb 8, 2018 15:39:47 GMT
Tudo demasiado limpínho e polidínho curti, está muito fixe, mas a vocalista parecia que estava a fazer o frete gostei muito mais quando entrou a voz masculina....porque é que não é o gajo a cantar tudo em vez dela? Obrigado Ele é o vocalista dos Bed Legs. Fez só uma participação especial num tema. Adoro a voz do tipo! Quanto ao limpinho e polidinho, é a cena deles. Som modernaço.
|
|
|
Post by scunha on Feb 8, 2018 15:41:53 GMT
Ouvi sem prestar grande atenção aos arranjos mas de maneira geral gostei e gostei da voz dela. Só acho é que dado o cariz sexual da letra da segunda música, essa é que se devia chamar climax
|
|