Encontrei este tópico quase com um ano e dei conta da grande volta que isto deu!
Aproveito para deixar a opinião depois de uma série de concertos e ensaios com IEM, caso interesse a alguém e já que o fórum anda parado...
Acabei por deixar a banda a que me referia neste tópico e entrei para outra onde ter IEM era obrigatório (click e backing track).
Depois de tentar usar um amp durante os ensaios, percebi que não ia ser a melhor solução por várias razões:
- nem sempre estaria no local do concerto a horas de micar o amp e fazer um sound check decente
- o espaço no veículo de transporte do material e do pessoal era limitado
- o isolamento dos IEM que arranjei (KZ ES4) não é grande espiga e apanhava imenso som do amp, o que acabava por tornar mais difícil a mistura com os restantes instrumentos que só ouço pela monição
A solução foi a HX Stomp.
Em termos práticos é excelente. Em 5 minutos estou pronto para tocar/ir embora!
Em termos sonoros está longe de ser como um amp mas cumpre muitíssimo bem, depois de perder umas horas a experimentar as imensas possibilidades.
Quanto aos IEM, já escaquei um deles que deixei cair e bateu no chão. Abriu a meio e lá teve de levar um pedaço de fita cola. Funciona na perfeição e não incomoda nada pelo facto de estar colado.
Têm tendência a sair um pouco do ouvido e meia volta lá estou a ajustá-los mas, imagino que a solução ideal seja uns feitos à medida e isso tem ar de ser coisa muito cara.
Por menos de 20€, não me importo de ter de os ajustar de vez em quando.
Em termos de som, custou-me mais a acertar com a mistura do meu retorno (o técnico corta imenso grave no meu som de frente) mas depois de uns ajustes específicos para o meu som de retorno, a coisa tem funcionado muito bem.
Há dias tivemos de fazer a monição sem o som de frente e aí percebi que, mesmo assim, praticamente não tenho graves na minha monição! Quando o PA entra na equação, tudo volta ao normal!
Quando voltar aos ensaios, onde não há PA, provavelmente vou ter de voltar a mexer na mistura.
Em casa uso os IEM para tocar directo com a HX Stomp quando não posso fazer barulho e o som é muito porreiro. Provavelmente será melhor com uns daqueles de 500€ mas, até experimentar, estou muito contente com estes.
Ah, além de doer menos as costas, nunca mais saí de um concerto com os ouvidos a apitar...