|
Post by maxx on Apr 9, 2019 8:39:43 GMT
true story
|
|
|
Post by jota on Apr 9, 2019 9:27:38 GMT
|
|
|
Post by jota on Apr 13, 2019 22:03:55 GMT
Acho que comentei aqui a minha dificuldade em ter um som de jeito na minha monição in-ear. O som de guitarra estava excelente quando estava isolado, assim que entrava o resto da banda os graves iam à vida e ficava só um médio/agudo desagradável. Num dos ensaios estive com o técnico de som a tentar equalizar a guitarra e a coisa melhorou ao adicionar algum grave mas ainda longe de um som de jeito. No último ensaio lembrei-me de experimentar IRs diferentes. O que usava era SM57 + Royer 121 e basicamente o que acontecia era que, assim que entrava a banda, o que furava era o som do SM57 e não era agradável! Depois de testar alguns acabei por preferir um que é um MD421 + Royer 121. Precisei de pedir mais guitarra na mistura porque não fura da mesma forma mas finalmente tem corpo e não sobra só aquele agudo ranhoso. O técnico disse que teve de aumentar o volume mas fora isso achou que estava a soar bem. Ainda quero experimentar mais alguns que entretanto arranjei mas aos poucos as coisas começam a ir ao sítio. Haja paciência para ir experimentando.
|
|
|
Post by whatever on Apr 14, 2019 10:40:23 GMT
O som de uma guitarra a solo tem de ser diferente de quando esta entra na mistura. Fazer o som da banda, é por si um ensaio valioso. Há que fazer concessões para se chegar a um compromisso que seja do agrado de todos e que beneficie a música...
|
|
|
Post by jota on Apr 14, 2019 13:04:24 GMT
O som de uma guitarra a solo tem de ser diferente de quando esta entra na mistura. Fazer o som da banda, é por si um ensaio valioso. Há que fazer concessões para se chegar a um compromisso que seja do agrado de todos e que beneficie a música... A questão aqui tinha mais que ver com o som que chegava até mim. Não havia problemas no som que chegava à frente, segundo o técnico de som. E pelo que ouvi nuns vídeos manhosos, o som de guitarra estava decente. Nada que ver com o que me chegava aos ouvidos através da monição.
|
|
|
Post by whatever on Apr 14, 2019 16:02:56 GMT
Mesmo nessa situação, em que tens monição individualizada, é importante afinar bem a mistura, caso contrário, não te ouves. O conceito é o mesmo, apenas que além da mistura para o público, há a mistura para cada músico (quando possível), e para cosa particular, para ti.
|
|
|
Post by jota on Apr 14, 2019 16:20:20 GMT
Mesmo nessa situação, em que tens monição individualizada, é importante afinar bem a mistura, caso contrário, não te ouves. O conceito é o mesmo, apenas que além da mistura para o público, há a mistura para cada músico (quando possível), e para cosa particular, para ti. Eu entendo o que dizes mas a questão não estava no volume. Eu ouvia tudo. O problema era o que no final restava da guitarra no meio dos restantes instrumentos. A coisa encaixava bem na mistura de frente mas nos meus IEMs, o que restava era o agudo ranhoso. O restante não furava. Mesmo com afinação da equalização na minha mistura, que ajudou um bocado, mantinha-se um som completamente diferente daquele que chegava à frente. Mudar o IR, uma vantagem do digital, acabou por não influenciar muito a mistura da frente e ajudou substancialmente a do meu retorno. Agora arranjei mais uns IRs porreiros e vou continuar a experimentar a ver se consigo melhorar a sensação de "realidade" no meu retorno porque, embora melhor, ainda sinto falta de algo que me dê uma sensação mais próxima de estar a tocar com um amp a sério. Há aqui uma curva de aprendizagem que aos poucos vou traçando e me vai mantendo entretido, agora que não tenho músicas novas para preparar!
|
|
|
Post by whatever on Apr 14, 2019 20:38:19 GMT
sim, não me estava a referir a questões de volume, apenas de equilíbrio. Lembra-te também que esses IRs que andas a experimentar funcionam para ESSES in ears. Mudas de marca ou de modelo e poderás ter de mudar de IRs...
... é como estar a ouvir o som em frente à coluna ou ao seu lado...
|
|
|
Post by jota on Apr 14, 2019 21:51:25 GMT
sim, não me estava a referir a questões de volume, apenas de equilíbrio. Lembra-te também que esses IRs que andas a experimentar funcionam para ESSES in ears. Mudas de marca ou de modelo e poderás ter de mudar de IRs... ... é como estar a ouvir o som em frente à coluna ou ao seu lado... Por acaso tenho testado com outros 2 fones e umas colunas para ter a certeza que não eram os IEM que me estavam a enganar. E mesmo que fossem, não pretendo mudar por isso o objectivo seria mesmo por o meu som a funcionar neles.
|
|
|
Post by whatever on Apr 14, 2019 23:16:25 GMT
... então podes considerar a busca "terminada"...?
..
.
..
... o que é uma utopia, sabes disso, certo?
|
|
|
Post by jota on Apr 15, 2019 8:06:55 GMT
... então podes considerar a busca "terminada"...? .. . .. ... o que é uma utopia, sabes disso, certo? Acho que disse ali em cima que ia continuar a experimentar porque queria chegar mais próximo da sensação de tocar um Amp real. Neste momento a única necessidade que tenho de usar simulação de Amp é com uma das bandas e acho que assim que começarem os concertos eu desisto de experimentar para não arriscar estragar aquele som que basicamente só uso ali. Mas para tocar de fones em casa vou continuando a experimentar até me cansar.
|
|
|
Post by whatever on Apr 15, 2019 9:10:49 GMT
Força nisso.
|
|
|
Post by alribas on Apr 17, 2019 21:38:31 GMT
|
|
|
Post by jota on Apr 19, 2019 15:19:06 GMT
Vamos a ver se alguém aqui tem ideias para eu dar com a origem dum problema. Uso daqueles cabos com as fichas "flat" em plástico. Tenho algum ruído (provavelmente mais do que antes de ter a Stomp) que fica muito pior quando toco na parte de plástico de um dos cabos que liga pedais antes da Stomp. Se o fizer nos cabos que ligam os pedais ao Loop da Stomp o mesmo não acontece! Não importa como o pedal está alimentado (já tentei isolar e até com pilha), estando antes da Stomp há ruído ao tocar na parte de plástico da ficha do cabo. No Loop não.
Alguém tem uma dica do que possa estar a acontecer?
|
|
|
Post by maxx on Apr 23, 2019 11:06:21 GMT
Estas a ligar ao guitar in? Se sim, muda o input pq pode ser isso (deve estar com Hi-Z)
|
|