|
Post by nunonaos on Mar 23, 2019 14:08:45 GMT
Boas, Alguém me pode dar uma ajuda? Esta gosma castanha é de que? Terá sido colocada na montagem do amp ou são as resistências perto de falhar? Medi as resistências na parte de baixo da board e estão ok, mas na parte de cima não mede nada...deve ser por causa dessa gosma. A razão pela qual ando a investigar isto é porque o amp anda a mudar de canais sozinho, abri o amp e reparei nestas resistências assim... não vejo mais nenhum problema aparente. Fui tentar arranjar um esquema e estas resistências estão na secção que fornece a voltagem de 3.3v que é usada por exemplo no microcontrolador que faz a comutação dos canais... Ou seja, aparentemente o problema serão essas resistências mas é estranho que com o multimetro elas aparentem estar ok...
|
|
|
Post by jota on Mar 23, 2019 14:12:37 GMT
Não consigo ver as fotos.
|
|
|
Post by nunonaos on Mar 23, 2019 14:18:57 GMT
Não consigo ver as fotos. já corrigi, agora as fotos do dropbox não funcionam com o link directo, tem de se andar com truques
|
|
|
Post by alribas on Mar 23, 2019 14:54:42 GMT
No meu pc nao se ve nada.
|
|
|
Post by nunonaos on Mar 23, 2019 15:05:35 GMT
No meu pc nao se ve nada. agora tem de dar, usei o botão de upload deste forum
|
|
|
Post by alribas on Mar 23, 2019 16:00:52 GMT
Ja esta a dar. Nunca vi nenhuma resistência verter líquidos/gosma mas a experiência e bastante limitada. Parece algo derretido que, ou já era assim ou ficou assim com o calor da resistência. Se fosse do interior nao teria explodido para cima da do lado que parece estar bem, digo eu. É trocar e ver se ajuda... Se te orientares com o esquema, mede as voltagens, se estiver tudo ok nao e disso.
|
|
|
Post by rukas on Mar 23, 2019 19:05:43 GMT
Tambem ando com pouca sorte. O meu Zoom MS70cdr tambem tem um dos botoes que roda mas nao trabalha.
|
|
|
Post by nunonaos on Mar 26, 2019 11:21:49 GMT
update : pelos vistos a gosma castanha deve ter sido algo colocado lá, ou para estabilizar as resistências ou para algum tipo de protecção. o que é verdade é que a voltagem está correcta e portanto o problema não é dali.
fui batendo nas boards do amp com um lápis e já percebi que o problema está em algum mau contacto na board do pré ou do poweramp. pode ser uma solda, pode ser um componente, uma válvula, um socket de uma válvula... descobrir exactamente qual o problema é que não vai ser fácil, mas já deu para perceber que é um mau contacto e que o problema acontece devido à vibração. está é tão sensível que acontece mesmo com o amp parado, basta ligar e tocar guitarra que o problema acontece.
|
|
|
Post by jorge on Mar 26, 2019 11:47:27 GMT
Há uns anos tive uns problemas com o Bassman, também chatos para descobrir o "gato". Depois de várias tentativas, lá se resolveu a situação, e o problema estava nas soldas frias. O teu amp poderá, eventualmente, ter um problema semelhante.
|
|
|
Post by alribas on Mar 26, 2019 12:01:58 GMT
Belo filme... Boa sorte com isso.
|
|
|
Post by maxx on Mar 27, 2019 22:08:44 GMT
tb apostava em soldas frias
|
|
|
Post by nunonaos on Mar 27, 2019 22:46:24 GMT
tb apostava em soldas frias Já consegui fazer com que o amp funcione apenas no clean... Nada mau O problema é soldas de certeza, o problema é descobrir onde...
|
|
|
Post by alribas on Mar 27, 2019 23:57:48 GMT
Lupa e ferro quente, tudo o que for suspeito leva com calor.
|
|
|
Post by nunonaos on Apr 2, 2019 9:34:43 GMT
já andei de ferro e não resolvi o problema. entretanto... experimentei trocar as válvulas de power por outras de um amp identico...e voilá!!! aparentemente o problema desapareceu!
o que reparei foi que o bias com estas válvulas ficava muito mais baixo, passou de 350mv para 280mv... mas ajustei o bias para as válvulas novas e mesmo assim o problema não se manifestou
o amp é de um amigo, eu por acaso também tenho o mesmo amp mas o que está fodido é o dele. vou-lhe emprestar estas válvulas para testar no ensaio, se estiver ok compra umas.
|
|
|
Post by nunonaos on Apr 9, 2019 10:13:24 GMT
experimentou no ensaio com as válvulas do meu e funcionou bem... o meu amp com as válvulas que estavam no dele nem dá som!
portanto, é comprar um par de 6l6 e está resolvido
|
|