|
Post by jota on Feb 27, 2021 10:53:10 GMT
Gente, uma ajudinha aqui a tentar entender uma coisa, se faz favor. Este amp tem uma saída chamada Monitor out que serve para ligar outro amp.
Cenário 1: HX Stomp Left output -> Epiphone input HX Stomp Right output -> Tweed Deluxe input Som perfeito.
Cenário 2: Guitarra -> Epiphone input Monitor out -> Tweed Deluxe Amps fora de fase
Se eu trocar os fios no speaker do Epiphone temos isto:
Cenário 1: Amps fora de fase Cenário 2: Som perfeito
(Como seria de esperar, acontece exactamente o mesmo se trocar os fios no speaker do Tweed Deluxe em vez de o fazer no Epiphone)
Diria que, ao trocar os fios no speaker estou ao mesmo tempo a trocar os fios no Monitor out porque estão constantemente fora de fase.
Este é o esquema de ligação do speaker e Monitor out do Epiphone:
Olhando para ali parece-me fazer sentido o que está a acontecer. A troca dos fios no speaker implica que o Monitor out troque também o sentido já que está em paralelo, correcto ou estou a analisar mal a coisa?
Edit: Ao tentar fazer um esquema da questão acho que encontrei o gato!
Imaginando que: - Speaker do Epiphone está +/- - speaker do 5E3 está +/-
- Monitor out está -/+ (fora de fase com o speaker)
ao trocar os fios apenas no speaker do Epiphone: - speaker Epiphone fica -/+ tenho de ter em conta o resultado do conjunto Monitor out (-/+) com o 5E3 (+/-), que deverá provavelmente ter o resultado -/+, daí o comportamento em fase com o speaker do Epiphone quando está -/+ e fora de fase quando está +/-.
Trocando os fios também no 5E3 deve resolver o problema, ficando - speaker Epiphone -/+ - speaker 5E3 -/+ - Monitor out -/+
Vou tentar testar isso mais logo a ver se funciona.
|
|
|
Post by jota on Feb 27, 2021 15:00:19 GMT
Não resulta... Se alguém aqui perceber o que se passa e possa ajudar com uma explicação, ficaria eternamente agradecido.
|
|
|
Post by jorge on Feb 27, 2021 17:33:59 GMT
Sorry, mas não te consigo ajudar.
|
|
|
Post by jota on Feb 27, 2021 18:03:50 GMT
Sorry, mas não te consigo ajudar. Obrigado. Começo a acreditar que há algures uma mudança de fase mas não de 180 graus, o que faz com que nunca consiga ter fase entre a saída do speaker e a do monitor out.
|
|
|
Post by jota on Feb 27, 2021 20:15:30 GMT
Sorry, mas não te consigo ajudar. Obrigado. Começo a acreditar que há algures uma mudança de fase mas não de 180 graus, o que faz com que nunca consiga ter fase entre a saída do speaker e a do monitor out. Mas pensando melhor, não faz sentido porque consigo som em fase entre o Monitor out e o speaker do tweed deluxe...
|
|
|
Post by tubeholic on Feb 27, 2021 22:13:26 GMT
Jota, o Tweed Deluxe inverte o sinal que lhe chega. Não é defeito, é feitio do circuito. A menos que esteja a ver mal, acho que tens que inverter a ligação do jack do monitor out para isso funcionar como queres. A saída do Monitor é invertida, e portanto quando sai no 5E3 vai estar bem. Vê lá se te faz sentido: Se não quiseres escarafunchar no amp, faz um cabo que inverta a ligação. BTW, congrats pelo amp, parece muito fixe!
|
|
|
Post by jota on Feb 27, 2021 23:26:24 GMT
Jota, o Tweed Deluxe inverte o sinal que lhe chega. Não é defeito, é feitio do circuito. A menos que esteja a ver mal, acho que tens que inverter a ligação do jack do monitor out para isso funcionar como queres. A saída do Monitor é invertida, e portanto quando sai no 5E3 vai estar bem. Vê lá se te faz sentido: Se não quiseres escarafunchar no amp, faz um cabo que inverta a ligação. BTW, congrats pelo amp, parece muito fixe! OK, faz sentido mas trocando os fios no speaker do 5E3 a coisa devia ficar resolvida, certo? Obrigado pelo esquema. Andei a tentar passar a coisa para uma imagem e não consegui nada que fosse assim tão claro. 😊
|
|
|
Post by tubeholic on Feb 28, 2021 0:08:30 GMT
Se fizeres isso resolves apenas 1 dos problemas: O tweed deluxe vai soar bem como slave do epiphone. Mas vai estar com o sinal invertido quando ligares a saída stereo da hx stomp.
Pensa assim:
Os dois amps invertem o sinal. Logo, se não alterares nada nos amps, a coisa vai soar bem nas saídas stereo da hx stomp - Ambos os outputs estão invertidos, portanto ok.
O problema é quando passas o output do epiphone pelo circuito do 5E3 - vai inverter outra vez, e o som vai ficar uma merda.
Portanto, diria que é questão de deixar os fios dos speakers quietos e inverter apenas o output de monitor do epiphone (ou fazer um cabo que inverta o sinal para ligar o monitor ao slave).
O resultado é que o som que sair do speaker do 5E3 vai estar sempre alinhado com o speaker do Epiphone. Faz-te sentido?
|
|
|
Post by jota on Feb 28, 2021 8:24:04 GMT
Se fizeres isso resolves apenas 1 dos problemas: O tweed deluxe vai soar bem como slave do epiphone. Mas vai estar com o sinal invertido quando ligares a saída stereo da hx stomp. Pensa assim: Os dois amps invertem o sinal. Logo, se não alterares nada nos amps, a coisa vai soar bem nas saídas stereo da hx stomp - Ambos os outputs estão invertidos, portanto ok. O problema é quando passas o output do epiphone pelo circuito do 5E3 - vai inverter outra vez, e o som vai ficar uma merda. Portanto, diria que é questão de deixar os fios dos speakers quietos e inverter apenas o output de monitor do epiphone (ou fazer um cabo que inverta o sinal para ligar o monitor ao slave). O resultado é que o som que sair do speaker do 5E3 vai estar sempre alinhado com o speaker do Epiphone. Faz-te sentido? Sim mas trocar os fios nos 2 Speakers não deveria ter o mesmo resultado colocando-os em fase com a saída monitor? Outra. Coisa que ainda não me lembrei de fazer foi usar outro amp em vez do 5E3 a ver se o comportamento é igual. Quanto ao cabo, isso num cabo TS não resulta. Se for um TRS invertido funcionará? Fiz isso para o London porque ambos os canais estão fora de fase um com o outro e quando queria usar o canal Vox em conjunto com outro AMP usava um cabo, quando queria usar o canal Marshall usava outro cabo.
|
|
|
Post by tubeholic on Feb 28, 2021 10:02:25 GMT
Sim, se inverteres a polaridade nos dois speakers em princípio tb resolves a coisa. A ideia do cabo invertido evita de andar a escarafunchar num amp com mais de 50 anos, vê lá se o gajo se aguenta às aventuras... Quanto ao cabo, a ficha de monitor out é Tip e Ring. Um cabo TRS aqui não ajuda em grande coisa. Experimenta fazer um cabo com duas fichas TS e inverter literalmente as ligações numa das pontas. Espero que ajude.
|
|
|
Post by jota on Feb 28, 2021 10:41:37 GMT
Sim, se inverteres a polaridade nos dois speakers em princípio tb resolves a coisa. O problema é que isso não acontece e é o que me leva a crer que, por alguma razão, ao inverter os fios no speaker do Epiphone, inverto também a fase na saída Monitor, daí nunca conseguir que ambas estejam em fase! Quanto ao cabo, vou experimentar, embora não veja como possa funcionar porque a parte que leva o sinal vai estar ligada à massa na outra ficha, correcto? Vou acabar por comprar um gingarelho que trate do ground loop e tenha a opção de inverter a polaridade. Provavelmente o Lehle P-Split III. Obrigado pelas dicas de qualquer forma porque um gajo chega a um ponto e já duvida de tudo! Ah, já agora, acontece o mesmo com os outros amps.
|
|
|
Post by nunonaos on Feb 28, 2021 15:43:59 GMT
Espera. Eles fizeram uma saída do amp que inverte o sinal? Qual a lógica?
A ideia seria usar num slave que não invertesse o sinal?
Não seria mais fácil não inverterem o sinal no amp que fizeram?
|
|
|
Post by jota on Feb 28, 2021 16:58:36 GMT
Espera. Eles fizeram uma saída do amp que inverte o sinal? Qual a lógica? A ideia seria usar num slave que não invertesse o sinal? Não seria mais fácil não inverterem o sinal no amp que fizeram? Já falei com 2 pessoas que têm Gibson Falcon (mesmo modelo, nome diferente) e ambos dizem que não têm qualquer problema com os deles. Este já foi intervencionado, levou um transformador adicional para conversão para 230V e se calhar, no meio disso, algo foi modificado e terá impacto nisto.
|
|
|
Post by tubeholic on Feb 28, 2021 17:45:30 GMT
Estava a ler a tua resposta, e depois de mais um bocadinho de pensadura, acho que se calhar tens mesmo que inverter a saída do Mon. Out e deixar as ligações dos speakers quietas, olha lá: Já agora, olhando para o boneco do desenho da saída do transformador do epiphone que partilhaste (se não tiver sido alterado), o que tens aí no Monitor Out é um divisor de tensão (amplitude de voltagem) à saída do transformador com um fator de 470/(47000 + 470) = 0,0099, o que dá um centésimo da amplitude do sinal. Este sinal é post transformador de saída e está em fase com o transformador e com o speaker, o que é engraçado para enfiar numa redbox e levar e levar à mesa p/ ex. Dito isto, faz-me alguma confusão inverter a saída do Mon. Out, pq neste caso o tip que liga ao input do 5E3 vai estar ao potencial do ground do Epiphone, which is not great. Alternativa seria talvez inverter a ligação do secundário do transformador de saída do Epiphone, mas já me parece muito trabalho e dor de cabeça para fazer acontecer o que quer que seja que queres fazer. Em jeito de resumo, se quiseres mesmo avançar com isso, vê essa cena com um técnico que ligue isso a um osciloscópio e faça o despiste destes cenários e a alteração necessária. Eu acho que ficava sossegado, ligava os dois amps em stereo com a HX e curtia esse sonzaço assim.
|
|
|
Post by jota on Feb 28, 2021 18:28:56 GMT
Estava a ler a tua resposta, e depois de mais um bocadinho de pensadura, acho que se calhar tens mesmo que inverter a saída do Mon. Out e deixar as ligações dos speakers quietas, olha lá: Já agora, olhando para o boneco do desenho da saída do transformador do epiphone que partilhaste (se não tiver sido alterado), o que tens aí no Monitor Out é um divisor de tensão (amplitude de voltagem) à saída do transformador com um fator de 470/(47000 + 470) = 0,0099, o que dá um centésimo da amplitude do sinal. Este sinal é post transformador de saída e está em fase com o transformador e com o speaker, o que é engraçado para enfiar numa redbox e levar e levar à mesa p/ ex. Dito isto, faz-me alguma confusão inverter a saída do Mon. Out, pq neste caso o tip que liga ao input do 5E3 vai estar ao potencial do ground do Epiphone, which is not great. Alternativa seria talvez inverter a ligação do secundário do transformador de saída do Epiphone, mas já me parece muito trabalho e dor de cabeça para fazer acontecer o que quer que seja que queres fazer. Em jeito de resumo, se quiseres mesmo avançar com isso, vê essa cena com um técnico que ligue isso a um osciloscópio e faça o despiste destes cenários e a alteração necessária. Eu acho que ficava sossegado, ligava os dois amps em stereo com a HX e curtia esse sonzaço assim. O que tens no diagrama é exactamente o que dizia: ao inverter os cabos no speaker, é invertida a polaridade no Monitor out! O sinal é invertido no speaker numa das situações e invertido no monitor out na outra e apenas mexeste nos fios do speaker, correcto? Sim, inverter a polaridade no Monitor out resolveria a questão mas assumindo que não resultaria numa inversão do speaker out também. O amp está com um problema no tremolo e o Peter Clinch (ClinchFX) deu-me uma ajuda a tentar localizar o problema. Nesta questão ele diz que preciso de trocar os fios da ligação secundária ao transformador de potência e isso inverteria a fase no Monitor out e no speaker, tendo depois apenas de alterar os fios no speaker porque ele garante que, quando reverto os fios no speaker, estou apenas a alterar a polaridade na saída do speaker e é aí que eu tenho a minha duvida porque tudo o que experimento me leva a crer que a polaridade do Monitor out também é invertida quando mexo nos fios do speaker. De qualquer das formas, esta semana vou encomendar o Lehle e resolvo 2 problemas. Sim, tenho usado a coisa em stereo e não deve mexer muito mas o tremolo e reverb deste amp são brutais e adorava ter isto dos 2 lados de vez em quando. Mais uma vez, obrigado pela ajuda
|
|