|
Post by habanero04 on Oct 13, 2016 13:42:21 GMT
A ideia é partilhar videos ou outros de técnicas, teoria, etc., qualquer coisa interessante relativamente ao tocar guitarra para todos aprendermos.
Como existe tanta informação a que todos temos acesso, convém haver uma filtragem prévia para que não se partilhe tudo e mais alguma coisa para se ir mantendo o tópico interessante.
|
|
|
Post by jota on Oct 13, 2016 14:09:20 GMT
Curioso que eu passei a manhã a dar umas luzes sobre teoria a um colega que liga zero a gear, e fiquei a questionar o meu constante GAS por tralha... Devia concentrar-me mais nisto de aprender mesmo a tocar... Não sei se ainda vou a tempo mas poupava-me a carteira, aparentemente!
|
|
|
Post by habanero04 on Oct 13, 2016 14:14:02 GMT
Curioso que eu passei a manhã a dar umas luzes sobre teoria a um colega que liga zero a gear, e fiquei a questionar o meu constante GAS por tralha... Devia concentrar-me mais nisto de aprender mesmo a tocar... Não sei se ainda vou a tempo mas poupava-me a carteira, aparentemente! Acho que isso é o problema de muitos de nós, passamos tempo demais a pensar e menos a fazer o que se devia... Material, facebook, foruns, etc., são coisas que nos levam muito tempo que podia ser melhor aproveitado, e no caso do material o dinheiro que se gasta...
|
|
|
Post by jota on Oct 13, 2016 14:18:38 GMT
Por acaso a mim não me tira tempo para tocar. Passo o dia por aqui porque no trabalho não dá muito jeito pegar na guitarra. Na hora de almoço, quando posso tocar, é para tocar mesmo mas a verdade é que, estudar é coisa rara. Passo mais tempo a ver como soa esta combinação de guitarra/pedal/amp e aquela do que propriamente a estudar e depois sinto-me frustrado quando dou conta que acabo sempre a tocar a mesma porcaria...
|
|
|
Post by nunonaos on Oct 13, 2016 14:22:06 GMT
Curioso que eu passei a manhã a dar umas luzes sobre teoria a um colega que liga zero a gear, e fiquei a questionar o meu constante GAS por tralha... Devia concentrar-me mais nisto de aprender mesmo a tocar... Não sei se ainda vou a tempo mas poupava-me a carteira, aparentemente! isso é que era, deviamos todos tentar virar mais para este lado eu por acaso tenho gas por saber mais teoria e ter mais técnica (nada de truques, mas basicamente ser mais perfeitinho a tocar e saber tocar mais estilos de musica)
|
|
|
Post by jota on Oct 13, 2016 14:24:19 GMT
Se soubesse por em pratica a teoria que sei (que nem é assim tanta) acho que já dava um salto significativo!
|
|
|
Post by alribas on Oct 13, 2016 14:24:22 GMT
Se fosse andar apenas a estudar e treinar na guitarra ja tinha desistido. A cena do gear é um mundo a parte e pessoalmente acho mais piada a isso do que estar fechado numa sala a estudar escalas e a trabalhar na tecnica. Nao tenho paciencia para isso, nao é o que me puxa.
Esta e uma das melhores "aulas" que ja apanhei na net. E simples e acessivel a principiantes e da para fazer tanta coisinha...
|
|
|
Post by nunonaos on Oct 13, 2016 14:25:42 GMT
agora falta é tempo para pegar na guitarra e ver os videos...
|
|
|
Post by jota on Oct 13, 2016 14:29:27 GMT
alribas, infelizmente a mim também não me motiva isso mas quando se está numa banda é mais fácil sentir a falta do treino/estudo. Então se for num contexto rock/blues em que há solos de guitarra, pior! Pelo menos para mim!
|
|
|
Post by habanero04 on Oct 13, 2016 14:47:22 GMT
Por acaso a mim não me tira tempo para tocar. Passo o dia por aqui porque no trabalho não dá muito jeito pegar na guitarra. Na hora de almoço, quando posso tocar, é para tocar mesmo mas a verdade é que, estudar é coisa rara. Passo mais tempo a ver como soa esta combinação de guitarra/pedal/amp e aquela do que propriamente a estudar e depois sinto-me frustrado quando dou conta que acabo sempre a tocar a mesma porcaria... Isto é o que acontece a maior parte das vezes, temos que tentar tocar coisas novas, diferentes, porque tocar o que já sabemos já não nos leva a lado nenhum em termos de evolução. No link em baixo, logo a primeira ideia é esta: “Moving into uncharted territory is a key ingredient to making your practice sessions a success. Playing the same stuff over and over will only take you so far. Introduce a new set of chord voicings, tunings, or scale patterns to your routine every week. It’s not necessary to know how to implement the stuff right away, just make your fingers go to new places, and let the musicality follow naturally.” 25 Guitar Stars Tell You How to Play Better Right Now
E eu noto isso, quando aprendo uma coisa qualquer nova à qual nem eu nem os meus dedos estão habituados estás a sair da zona de conforto, e no final dá um gozo do caraças ter conseguido ultrapassar as dificuldades.
|
|
|
Post by habanero04 on Oct 13, 2016 15:03:42 GMT
Se fosse andar apenas a estudar e treinar na guitarra ja tinha desistido. A cena do gear é um mundo a parte e pessoalmente acho mais piada a isso do que estar fechado numa sala a estudar escalas e a trabalhar na tecnica. Nao tenho paciencia para isso, nao é o que me puxa. O problema é que sem estudo, seja escalas, seja teoria, acordes, ou outra coisa qualquer, depois quando precisas não sabes. Por vezes até podes ter uma ideia, mas como não passaste isso para os dedos a coisa depois não sai quando é necessário... Exactamente!
|
|
|
Post by nunonaos on Oct 13, 2016 15:07:37 GMT
uma coisa que noto, é que actualmente os professores (ou quem faz os videos no youtube) tentam ensinar a teoria de forma a que não seja secante. ou seja, se queres aprender uma escala eles tentar dar figuras diferentes mas que não sejam seguir a escala para cima e para baixo, de forma a que aprender a escala seja o mesmo que aprender um riff que gostamos (ou parecido vá).
o tipo de ensino à moda antiga, é realmente muito chato e desmotiva muita gente. é como antes na primária tinhamos de decorar os rios todos e as linhas de comboio...
felizmente hoje já há formas mais inovadores e menos chatas de aprendermos
|
|
|
Post by habanero04 on Oct 13, 2016 15:11:26 GMT
Mas isso depois de aprenderes as escalas ao longo do braço, depois já as sabes e não é preciso bater na mesma tecla... É útil! Claro que depois não vais andar a improvisar a dar as notas todas seguidas da escala para cima e para baixo, pois isso torna-se uma seca, não é musical nem melódico... Depois pode praticar-se patterns utilizando as notas de determinada escala, identificar as notas a que se deve dar mais evidência, etc...
|
|
|
Post by alribas on Oct 13, 2016 15:42:52 GMT
Saber a teoria é uma coisa, ter as escalas nas pontas dos dedos outra, saber aplicar isso é que é outra histotia. Acho que ha um minimo que um gajo deve saber, ate porque senao é uma luta do caraças para fazer alguma coisa. Mas tambem acho interessante a parte da descoberta, o que soa bem com o que, mais ate do que alguem me dizer que com este acorde tocas isto e com aquele tocas aquilo. Para mim é interessante ter umas noçoes mas depois tambem poder partir a descoberta. Claro esta que isto nao leva a lado nenhum, mas tambem ando nisto mais pela viagem.
|
|
|
Post by nunonaos on Oct 13, 2016 16:06:15 GMT
Saber a teoria é uma coisa, ter as escalas nas pontas dos dedos outra, saber aplicar isso é que é outra histotia. Acho que ha um minimo que um gajo deve saber, ate porque senao é uma luta do caraças para fazer alguma coisa. Mas tambem acho interessante a parte da descoberta, o que soa bem com o que, mais ate do que alguem me dizer que com este acorde tocas isto e com aquele tocas aquilo. Para mim é interessante ter umas noçoes mas depois tambem poder partir a descoberta. Claro esta que isto nao leva a lado nenhum, mas tambem ando nisto mais pela viagem. muitas pessoas dizem que às vezes saber a teoria até prejudica quando tentas compor. acho que isso acaba por ser verdade quando se aprende de uma certa forma, sem se perceber que no fundo no fundo não há regras, apenas há guias para irmos para um determinado caminho. mas se quisermos fazer um caminho novo então temos de tentar evitar as regras que aprendemos (ou então mistura-las e reutiliza-las)
|
|