|
Post by jota on Sept 9, 2016 17:06:31 GMT
Todos nós começamos sem saber muito do assunto. O que é que gostavam de ter feito/comprado que só mais tarde se aperceberam da falta?
Eu comprei um Fender Deluxe Reverb RI numa altura em que se calhar ainda se arranjavam blackface antigos a preços decentes. Se calhar na altura, pelo mesmo preço, tinha sacado um Princeton ou coisa do género... Gostava de ter tido o conhecimento na altura para procurar um em vez de comprar novo.
|
|
|
Post by npereira on Sept 9, 2016 17:18:25 GMT
Não comprem por impulso, do género: Ah é o que o guitarrista X da banda y, que curto milhões o tone do gajo, usa...
Pensem bem, testem o material. O q pode ser bom para o guitarrista X, pode não servir para ti.
|
|
|
Post by pedro746 on Sept 9, 2016 17:19:12 GMT
Não comprar por "impulso", porque secalhar se procurarmos/esperarmos um bocadinho mais vão aparecer oportunidades bem melhores e mais em conta... Aconteceu-me isso bastantes vezes EDIT: Só vi o post do npereira depois, mas é mais ou menos por aí
|
|
|
Post by jota on Sept 9, 2016 17:21:54 GMT
Não comprem por impulso, do género: Ah é o que o guitarrista X da banda y, que curto milhões o tone do gajo, usa... Pensem bem, testem o material. O q pode ser bom para o guitarrista X, pode não servir para ti. Conta lá que compra foi essa?
|
|
|
Post by Pai da Gina on Sept 9, 2016 17:22:53 GMT
Eu acho que o principal erro e o mais normal é querermos ter o material "igual" aos nossos idolos para soar como eles ou para tentar "emular" alguma coisa. Tipo comprar uma LP e um marshall para soar à Slash ou uma strat para soar à Hendrix, etc. O problema é que depois no futuro além de nunca virmos a soar como eles, vamos querer é soar a nós próprios
|
|
|
Post by jota on Sept 9, 2016 17:24:39 GMT
A ideia era partilhar situações vossas. Eu por acaso comprei uma LP por causa do Zakk Wylde mas nunca quis soar ao Zakk. Apenas curtia o formato da guitarra!
|
|
|
Post by Pai da Gina on Sept 9, 2016 17:27:20 GMT
Eu comprei uma squier strat porque queria soar ao Frusciante, depois queria soar à Slash e comprei uma LP, depois queria era ter o meu próprio som e comprei uma Jaguar, lol
|
|
|
Post by Capitão Mostarda on Sept 9, 2016 17:42:44 GMT
A qualquer guitarrista que comece a experimentar efeitos: Compra uma multi efeitos usada e barata descobre o que gostas vende a multi efeitos e compra os efeitos que gostas
|
|
|
Post by alribas on Sept 9, 2016 17:54:12 GMT
Nao me arrependo do que comprei desde que voltei a guitarra.
Na altura nao frequentava foruns e isso ajudou, menos minhocas na cabeça.
Acho que acertei a primeira, a strat saiu mas nao foi por nao servir mas sim porque precisava dos euros.
A SG e o TWin continuam e sao para ficar.
|
|
|
Post by jota on Sept 9, 2016 17:59:02 GMT
"Se efeitos é coisa que não te entusiasma, não insistas."
|
|
|
Post by nunonaos on Sept 9, 2016 18:37:55 GMT
"não vás a fóruns nem vejas vídeos". Se não fosse isso tinha muito menos material e menos vontade de comprar mais E de certeza que sacava um som igual do material que teria
|
|
|
Post by habanero04 on Sept 9, 2016 20:28:50 GMT
Quando comecei sabia lá o que precisava ou o que era melhor ou pior... Não altura não tinha guito, os meus pais nunca foram de apoiar muito a causa.
Além disso, não havia a informação e nem as carradas de material que há hoje em dia. Agora pelo contrário há tanta informação e tanta oferta que o escolher não é nada fácil.
Acho que quem começa não tem noção nenhuma do que realmente lhe faz falta. Eu na altura queria era uma guitarra e um amplificador, e para os comprar fui trabalhar umas férias de Verão. Mas comprei o que dava para comprar, não o que realmente queria. Não tinha noção nenhuma da qualidade de uma guitarra, mas já sabia que um amp a válvulas tinha um som muito mais fixe, só que o que tinha ganho não chegava para o comprar.
Para quem começa agora há a possibilidade de ir mais informado, mas estará sempre limitado ao que puder gastar. No fundo, o que eu acho que interessa é comprar o que tiver melhor qualidade/preço, pois para quem começa não há necessidade de material topo de gama. Mais tarde se o interesse continuar então logo investe num material melhor, a não ser que seja um gajo cheio de guito e que possa gastar á vontade.
|
|
|
Post by sonicblue on Sept 10, 2016 5:03:57 GMT
É sempre bonito ouvir esta frase! Em relação ao tópico, por acaso acho que não me arrependo de nenhuma compra que tenha feito, mas se calhar não tive muito material até à data, sempre fui contido nesse aspecto. Já comprei gear que foram más decisões, mas foi sempre em segunda mão e deu para vender ao mesmo preço, e também já comprei gear que vendi porque perdi o interesse passado algum tempo. Por exemplo, já tive uma Epiphone Les Paul que comprei aos 15 anos e vendi passado 4 anos porque já não me dizia nada, mas não acho que valha a pena arrepender-me sendo que nesse tempo fez sentido e serviu o propósito. Honestamente, o único conselho que tenho é não comprar em lojas de m**** que vendem muito mais caro que uma Thomann ou Mr. Jack só porque sabem que estão a vender a putos ou pais que não percebem nada do assunto. Tirando isso, acho que ir comprando as coisas com calma também é uma boa opção, e ter tempo de conhecer bem o material antes de seguir para as próximas compras. Mesmo em pedais, tipo não querer comprar logo 4 ou 5 de uma vez.
|
|
Deleted
|
Post by Deleted on Sept 10, 2016 7:50:54 GMT
Não diria que são arrependimentos, mas mais a falta de conhecimento na altura, e hoje possívelmente faria opções diferentes, ou pelo meno confrontava as opções antes de comprar. Um dos meus erros, é ir para a loja já com ideias mais ou menos pre concebidas. Por um lago isso permite já ir informado, mas por outro, com receio de ficar na duvida e de acabar por fazer uma má opção, acabei por não testar muito, mas concentrar-me naquilo que já achava ser a boa compra. Baixo Ibanez SR300. Muito bom e agradável, mas descobri mais tarde que não é bem o tom de baixo é mais gosto. Possivelmente na altura teria ficado melhor com um outro, mas o que me atraiu nele foi o braço fininho, mais fácil de tocar (teoricamente, na prática não é assim), mas serviu o propósito dele. No entanto penso vendê-lo porque depois de comprar o Fame, nunca mais peguei nele e está mint. Um dos casos foi a Squier Deluxe. Gosto muito da guitarra, na altura nem sabia tocar nada de geito (hoje também não) e possivelmente se fosse hoje iria para uma CV. Gosto muito do som dela, mas me pergunto se o braço da CV na seria melhores para mim. De qualquer forma foi a primeira guitarra e não sai daqui. De seguida foi a Dean Zelinsky Strettavita. Gosto muito da guitarra, tem um tom muito, mas mesmo muito bom. O problema é o braço V shape, para solar não é problema, mas para acordes não é o melhor para mim. Também podera estar de saída, mas só por um bom preço, senão mais vale a usar como decoração, pode até é linda. Pedaleira Digitec RP360XP, porque só toco em casa, ligo-me sempre ao Guitar Rig, logo tem muito poucas horas de uso. Na altura pensava que poderia vir a tocar em banda, e aí teria sido bem mais usada.
|
|
|
Post by maxx on Sept 10, 2016 13:10:44 GMT
Soubesse o que sei hoje é gastava e pautas e vinho verde. Mudava algo? Não, pq só assim aprendemos.
A questão é se realmente aprendemos algo! Pelo que vejo não, lamentam-se (pq isto é um tópico tipo muro das lamentações), mas pergunto se fizeram algo por mudar. Ah e tal, tinha comprado x em vez de y, mas ainda não compraram y!
|
|