|
Post by pipes on Sept 19, 2021 20:30:13 GMT
Continuo a achar que quem toca um instrumento, o topo da hierarquia não deve ser a conveniência ou comodidade/facilitismos... Mas isto sou EU. Mas a sociedade é facilitista, e consequentemente, tudo acaba por girar em torno disso. Aliás, até me admira não haver mais bateristas a tocarem com baterias eletrónicas em palco. Nem sempre quem toca um instrumento tem a última palavra. Há uma série de condicionantes para quem faz vida da música que levam a escolher coisas práticas e consistentes, principalmente tendo em conta que hoje em dia já não implicam abrir mão da qualidade sonora. Mas isso é subjetivo. Por acaso tenho falado sobre isso com um amigo meu, que é bastante old-school e agora está numa banda de cromos da metalada e está a tocar de Kemper e tudo com in-ears. Mas naquele contexto faz sentido. É o que ele diz, ou usam sons mega cristalinos tipo Jazz Chorus ou sons mega saturados do demo, e o Kemper e afins funciona bem para isso. Mas ele diz também que num som mais clássico em que precisas da dinâmica do volume da guitarra, feedback, etc, já não tem nada a ver, não consegue tocar com esse tipo de tecnologia. Ou seja, é o contexto. Aquilo é uma ferramenta, tal como o amp. Uma não substitui a outra, e para mim o grande erro é quem pensa isso...
|
|
|
Post by jorge on Sept 19, 2021 20:52:04 GMT
Devo ter tido sorte, mas nunca tive stresses com amps a válvulas. Aliás, só troquei um par de vezes de tubas a 2 amps, e foi só porque sim! Porque já estava a achar estranho os anos passarem e aquilo não dar o berro, lol Realmente, tive algum azar em alguns amps a válvulas, e sempre com os Fender. Tanto gosto do som dos amps dessa marca, mas não querem nada comigo
|
|
|
Post by jota on Sept 20, 2021 8:57:28 GMT
Nem sempre quem toca um instrumento tem a última palavra. Há uma série de condicionantes para quem faz vida da música que levam a escolher coisas práticas e consistentes, principalmente tendo em conta que hoje em dia já não implicam abrir mão da qualidade sonora. Mas isso é subjetivo. Por acaso tenho falado sobre isso com um amigo meu, que é bastante old-school e agora está numa banda de cromos da metalada e está a tocar de Kemper e tudo com in-ears. Mas naquele contexto faz sentido. É o que ele diz, ou usam sons mega cristalinos tipo Jazz Chorus ou sons mega saturados do demo, e o Kemper e afins funciona bem para isso. Mas ele diz também que num som mais clássico em que precisas da dinâmica do volume da guitarra, feedback, etc, já não tem nada a ver, não consegue tocar com esse tipo de tecnologia. Ou seja, é o contexto. Aquilo é uma ferramenta, tal como o amp. Uma não substitui a outra, e para mim o grande erro é quem pensa isso... Sim, a qualidade de som é subjectiva assim como é o que é pratico para cada ou para cada caso. Mas, mais uma vez, muitas vezes nem sequer é o músico quem decide.
Grandes artistas pop geralmente não têm som em cima do palco. Faz sentido andar a pagar mais pelo transporte quando vais sacar tudo pelos in-ears? O músico até podia adorar ter os amps com ele mas não é ele quem decide a maioria das vezes. No final das contas o teu som está sempre nas mãos do técnico, que muitas vezes até é quem ajuda os músicos a preparar os sons para garantir a qualidade.
Do outro lado do espectro tens as bandas que hoje em dia precisam de ter o som cada vez mais controlado (bares, casórios, etc.). Faz sentido carregar um amp e depois praticamente não ter volume? O que é que soa melhor? Um amp no 0.5 ou um modelador? Ou as bandas que no verão têm 80 ou mais datas. Vais montar o amp todos os dias e o "técnico de som" está disponível para micar e fazer som todos os dias quando no final vais ter de usar in-ears à mesma porque tens de ouvir a "backing-track"? É que tu até podes dizer que soas muito melhor com amp mas o "técnico", que tem mais que fazer do que passar 10 ou 15 minutos dedicado ao teu som, não vai sentir falta dos amps se passares para um bom modelador e souberes pôr aquilo a dar som.
Já agora, essa cena das dinâmicas, não é assim tão mau quanto pintam, honestamente. Claro que quem cresceu habituado às lamparinas vai sentir a diferença e, ou se adapta ou continua a dizer mal da tecnologia mas, à medida que uma nova geração toma conta da área, vai ser muito mais habitual o uso desses gingarelhos sem as críticas da malta da velha guarda. E quanto a não substituir os amps.... ah... foi para isso que foi criado e é isso que está a fazer! A malta que precisa/prefere modeladores está efectivamente a substituir os amps com eles! Não só ao vivo mas em estúdio também! Poderá não ser a ferramenta ideal para todos e para todas as situações como eu disse há uns posts atrás mas, quem está a usar, a grande maioria das vezes está efectivamente a substituir os amps com modeladores
|
|
|
Post by Pai da Gina on Sept 20, 2021 9:12:51 GMT
Basicamente é isso, tudo depende da utilização do artista. Concertos de bandas de rádio FM, o normal é deixarmos de ver gear no palco, mas nunca vamos deixar de ver amps em concertos de doom ou concertos do Thurston Moore.
|
|
|
Post by nunonaos on Sept 20, 2021 9:25:17 GMT
Já agora, essa cena das dinâmicas, não é assim tão mau quanto pintam, honestamente. Claro que quem cresceu habituado às lamparinas vai sentir a diferença e, ou se adapta ou continua a dizer mal da tecnologia mas, à medida que uma nova geração toma conta da área, vai ser muito mais habitual o uso desses gingarelhos sem as críticas da malta da velha guarda. E quanto a não substituir os amps.... ah... foi para isso que foi criado e é isso que está a fazer! A malta que precisa/prefere modeladores está efectivamente a substituir os amps com eles! Não só ao vivo mas em estúdio também! Poderá não ser a ferramenta ideal para todos e para todas as situações como eu disse há uns posts atrás mas, quem está a usar, a grande maioria das vezes está efectivamente a substituir os amps com modeladores a isto acrescento que uma coisa é comparar usar um amp a válvulas e a sua respetiva 4x12 com o uso in-ears. são dois mundos completamente diferentes... já o uso de um kemper em cima de uma 4x12 com um amp a válvulas e sua 4x12 acho que é perfeitamente comparável e acredito que grande parte dos músicos não notaria a diferença)
|
|
|
Post by pipes on Sept 20, 2021 11:13:50 GMT
Mas isso é subjetivo. Por acaso tenho falado sobre isso com um amigo meu, que é bastante old-school e agora está numa banda de cromos da metalada e está a tocar de Kemper e tudo com in-ears. Mas naquele contexto faz sentido. É o que ele diz, ou usam sons mega cristalinos tipo Jazz Chorus ou sons mega saturados do demo, e o Kemper e afins funciona bem para isso. Mas ele diz também que num som mais clássico em que precisas da dinâmica do volume da guitarra, feedback, etc, já não tem nada a ver, não consegue tocar com esse tipo de tecnologia. Ou seja, é o contexto. Aquilo é uma ferramenta, tal como o amp. Uma não substitui a outra, e para mim o grande erro é quem pensa isso... Sim, a qualidade de som é subjectiva assim como é o que é pratico para cada ou para cada caso. Mas, mais uma vez, muitas vezes nem sequer é o músico quem decide.
Grandes artistas pop geralmente não têm som em cima do palco. Faz sentido andar a pagar mais pelo transporte quando vais sacar tudo pelos in-ears? O músico até podia adorar ter os amps com ele mas não é ele quem decide a maioria das vezes. No final das contas o teu som está sempre nas mãos do técnico, que muitas vezes até é quem ajuda os músicos a preparar os sons para garantir a qualidade.
Do outro lado do espectro tens as bandas que hoje em dia precisam de ter o som cada vez mais controlado (bares, casórios, etc.). Faz sentido carregar um amp e depois praticamente não ter volume? O que é que soa melhor? Um amp no 0.5 ou um modelador? Ou as bandas que no verão têm 80 ou mais datas. Vais montar o amp todos os dias e o "técnico de som" está disponível para micar e fazer som todos os dias quando no final vais ter de usar in-ears à mesma porque tens de ouvir a "backing-track"? É que tu até podes dizer que soas muito melhor com amp mas o "técnico", que tem mais que fazer do que passar 10 ou 15 minutos dedicado ao teu som, não vai sentir falta dos amps se passares para um bom modelador e souberes pôr aquilo a dar som.
Já agora, essa cena das dinâmicas, não é assim tão mau quanto pintam, honestamente. Claro que quem cresceu habituado às lamparinas vai sentir a diferença e, ou se adapta ou continua a dizer mal da tecnologia mas, à medida que uma nova geração toma conta da área, vai ser muito mais habitual o uso desses gingarelhos sem as críticas da malta da velha guarda. E quanto a não substituir os amps.... ah... foi para isso que foi criado e é isso que está a fazer! A malta que precisa/prefere modeladores está efectivamente a substituir os amps com eles! Não só ao vivo mas em estúdio também! Poderá não ser a ferramenta ideal para todos e para todas as situações como eu disse há uns posts atrás mas, quem está a usar, a grande maioria das vezes está efectivamente a substituir os amps com modeladores Demasiadas coisas que não concordo para me dar ao trabalho de escrever. Iria soar a velho rabugento e já me chega a mulher em casa a chamar-me isso, lol Mais uma vez, depende do contexto (local onde se toca, tipo de música, imagem que queres passar, etc.). O gear é tão importante quanto a roupa que vestes ou quanto o banner que espetas com o logo nos ecrãs ou atrás do palco. Só existem guitarras elétricas porque existem amps para as amplificar e vice-versa. Porque raio não tocamos todos de Variax? Aquilo até tira cafés, não me digam que não é conveniente/prático. A malta confunde tocar com amps a válvulas, com não ser civilizado. Eu toco mais baixo com um halfstack, do que com um Marshall Class 5 (5w e 1x10). O nível dos master volumes atualmente, já para não falar em atenuadores, permite usar a maioria dos amps com bom som em qualquer espaço. O que acontece é uma preguiça generalizada, mascarada de evolução tecnológica. De repente as hérnias passaram a existir apenas no séc. XXI, o que é brutal... e os técnicos, coitados, não podem (ou já não têm unhas) para fazer som a bandas com backline.
|
|
|
Post by pipes on Sept 20, 2021 11:15:31 GMT
Já agora, essa cena das dinâmicas, não é assim tão mau quanto pintam, honestamente. Claro que quem cresceu habituado às lamparinas vai sentir a diferença e, ou se adapta ou continua a dizer mal da tecnologia mas, à medida que uma nova geração toma conta da área, vai ser muito mais habitual o uso desses gingarelhos sem as críticas da malta da velha guarda. E quanto a não substituir os amps.... ah... foi para isso que foi criado e é isso que está a fazer! A malta que precisa/prefere modeladores está efectivamente a substituir os amps com eles! Não só ao vivo mas em estúdio também! Poderá não ser a ferramenta ideal para todos e para todas as situações como eu disse há uns posts atrás mas, quem está a usar, a grande maioria das vezes está efectivamente a substituir os amps com modeladores a isto acrescento que uma coisa é comparar usar um amp a válvulas e a sua respetiva 4x12 com o uso in-ears. são dois mundos completamente diferentes... já o uso de um kemper em cima de uma 4x12 com um amp a válvulas e sua 4x12 acho que é perfeitamente comparável e acredito que grande parte dos músicos não notaria a diferença) Já disse mais que uma vez... se me oferecerem um Axe ou isso (já devidamente programado) ligado a um power e a mandar som para uma cab, eu mando já a minha morada!
|
|
|
Post by Pai da Gina on Sept 20, 2021 11:29:48 GMT
Sim, a qualidade de som é subjectiva assim como é o que é pratico para cada ou para cada caso. Mas, mais uma vez, muitas vezes nem sequer é o músico quem decide.
Já agora, essa cena das dinâmicas, não é assim tão mau quanto pintam, honestamente. Claro que quem cresceu habituado às lamparinas vai sentir a diferença e, ou se adapta ou continua a dizer mal da tecnologia mas, à medida que uma nova geração toma conta da área, vai ser muito mais habitual o uso desses gingarelhos sem as críticas da malta da velha guarda. E quanto a não substituir os amps.... ah... foi para isso que foi criado e é isso que está a fazer! A malta que precisa/prefere modeladores está efectivamente a substituir os amps com eles! Não só ao vivo mas em estúdio também! Poderá não ser a ferramenta ideal para todos e para todas as situações como eu disse há uns posts atrás mas, quem está a usar, a grande maioria das vezes está efectivamente a substituir os amps com modeladores O que acontece é uma preguiça generalizada, mascarada de evolução tecnológica. Não lhe chamaria preguiça mas sim praticidade. Se gostamos do som e não compromete, então é win-win porque é muito mais prático quer ao vivo quer a gravar.
|
|
|
Post by pipes on Sept 20, 2021 11:39:40 GMT
Mas atenção que o ouvido também se torna preguiçoso... há dias em que acho que o meu velhinho valvestate soa igualzinho a um jcm800, cuidado, lol
|
|
|
Post by Pai da Gina on Sept 20, 2021 11:57:32 GMT
Mas atenção que o ouvido também se torna preguiçoso... há dias em que acho que o meu velhinho valvestate soa igualzinho a um jcm800, cuidado, lol e no meio da mix da banda então nem se fala
|
|
|
Post by rukas on Sept 20, 2021 12:13:50 GMT
Eu começo a pensar que apesar de andarem a puxar pelo digital modeling(que é o que esta serie Tone Master da Fender é(penso eu)) para mim perfiro antes um bom amp solidstate que coma bem pedais do que ir pelo caminho do digital. Tive um Peavey bandit red stripe que era uma maravilha com pedais. Os Orange crush eu tive e tambem levam bem pedais. Os Vox pathfinder nunca exprimentei com pedais mas tem boa reputação.
|
|
|
Post by pipes on Sept 20, 2021 13:16:19 GMT
Eu começo a pensar que apesar de andarem a puxar pelo digital modeling(que é o que esta serie Tone Master da Fender é(penso eu)) para mim perfiro antes um bom amp solidstate que coma bem pedais do que ir pelo caminho do digital. Tive um Peavey bandit red stripe que era uma maravilha com pedais. Os Orange crush eu tive e tambem levam bem pedais. Os Vox pathfinder nunca exprimentei com pedais mas tem boa reputação. Ya. Gostava de ter uma boa alternativa SS.
|
|
|
Post by rukas on Sept 20, 2021 14:04:41 GMT
Eu começo a pensar que apesar de andarem a puxar pelo digital modeling(que é o que esta serie Tone Master da Fender é(penso eu)) para mim perfiro antes um bom amp solidstate que coma bem pedais do que ir pelo caminho do digital. Tive um Peavey bandit red stripe que era uma maravilha com pedais. Os Orange crush eu tive e tambem levam bem pedais. Os Vox pathfinder nunca exprimentei com pedais mas tem boa reputação. Ya. Gostava de ter uma boa alternativa SS. De que tipo 1x10"? 1x12" 2x12"? Isto falando de combos, claro.
|
|
|
Post by jota on Sept 20, 2021 15:09:34 GMT
Porque raio não tocamos todos de Variax? Aquilo até tira cafés, não me digam que não é conveniente/prático. Aí entram vários factores como a guitarra ser algo muito mais pessoal que um amp, uma Variac não simular tão bem diferentes guitarras como um modelador simula diferentes amps e ser geralmente mais necessária a versatilidade, até na mudança de sons, dum modelador do que numa guitarra. Falas em master volumes e atenuadores e vais dar com as mesmas criticas dos puristas. Para mim também não há nada como usar amps mas: - estou a tocar coisas que precisam de sons de amps que dificilmente compraria, - ensaio online com frequência ou então num estúdio onde estamos isolados e onde ter o som do amp sem o resto da banda é uma merda (já experimentei), - carrego o meu material numa ida ao carro e monto/desmonto em 5 minutos - sinto que tenho muito melhor som para o que o estilo pede do que teria com os meus amps e uma flexibilidade muito maior (mudança de sons). Já na outra banda onde posso usar o "meu som" dificilmente prescindo dum amp.
Mas quando tiveres tempo diz lá em que partes discordas do que disse. Tens aqui outro rabugento com quem trocar argumentos e a minha mulher também já não me atura!
|
|
|
Post by Pai da Gina on Sept 20, 2021 15:15:00 GMT
No meu caso como toco 90% do tempo de phones, usar um modelador é um no-brainer.
|
|