|
Post by jota on Feb 28, 2024 9:20:19 GMT
Há dias cedi a uma curiosidade de alguns anos e, finalmente, comprei um pedal compressor, o Boss CP-1X. Bem sei que ocupa espaço na pedalboard, precisa de um ponto de alimentação, é um pedal que não faz "efeitos"... mas vale bem a pena. Som muito mais definido, maior sustain das notas e pode até ser usado como boost. Será um daqueles "always on" pedal, e totalmente "quiet". Só tenho pena de não o ter descoberto há mais tempo. Certamente que muitos de vós já usam ou usaram este tipo de pedal, e qual é a vossa opinião sobre este "efeito" ? Eu confesso que fujo da compressão o mais que posso, no entanto, desde que comecei a usar o GSG da HX Stomp (modelação duma cópia de um Dumble) tenho sempre um compressor muito subtil ligado nos sons limpos. Se tiver a usar os meus amps ou algum som menos limpo, o que menos quero é mais compressão. A não ser para slide. Aí dá jeito.
|
|
|
Post by jorge on Feb 28, 2024 16:58:44 GMT
É uma situação nova para mim, a da utilização de um compressor, e devo dizer que me agradou muito. Há uns anos, emprestaram-me um Boss CS3, e não gostei nada. Este CP-1X pareceu-me muito melhor, noutro nível.
|
|
|
Post by jota on Feb 28, 2024 17:14:35 GMT
É uma situação nova para mim, a da utilização de um compressor, e devo dizer que me agradou muito. Há uns anos, emprestaram-me um Boss CS3, e não gostei nada. Este CP-1X pareceu-me muito melhor, noutro nível. O CS-3 é o extremo! Demasiada compressão e zero dinâmica. Foi a minha primeira apresentação aos compressores e se calhar o culpado de não ser fã. Mas eu tendo sempre para sons com pouca compressão (mesmo com drive) por isso não é de estranhar.
|
|
|
Post by jorge on Feb 28, 2024 21:02:26 GMT
Pois, por acaso fiquei desiludido com o CS3, mas fiquei sempre com a vontade de um dia voltar a experimentar um compressor. Pelas reviews na net, os bons, tipo o Cali76, são quase sempre muito caros, e com este modelo da Boss, a um preço não proibitivo, decidi dar uma segunda oportunidade aos compressores E ainda bem que o fiz.
|
|
|
Post by nunonaos on Mar 1, 2024 10:08:40 GMT
o cs3 comprime muito e muito cedo... eu tenho atualmente o tc electronic spectra comp que é bom, o problema é que só tem um knob, tem muito controlo mas apenas pela app
no entanto tendo um preset que gostamos dá para programar aquele knob para fazer o que quisermos (threshold e/ou ganho e/ou ratio etc - até 3 parâmetros no máximo)
há por ai muito bom pedal de compressão, acredito que o Cali76 seja um dos melhores, mas (e porque conheço este da spectra comp) dá para fazer muita coisa, dá é trabalho a configurar pois tem muitos parâmetros
|
|