|
Post by maxx on Sept 18, 2017 10:06:16 GMT
é isso! porra, nirvana, grande parte das musicas tinha 3 ou 4 acordes. é a forma como se usa. a intensidade com que se usa. isso entra no ouvido.
Guga, anos 90 tb tiveste muita, muita coisa boa com guitarra.
|
|
|
Post by Pai da Gina on Sept 18, 2017 10:15:33 GMT
Guga, anos 90 tb tiveste muita, muita coisa boa com guitarra. Claro...e continua a haver coisa boa! Mas o pico da guitarra em que foi usada quase como bandeira aconteceu com Hendrix, Clapton, Page, Van Halen, Stones, etc...tudo +/- ao mesmo tempo. Pelo menos é a minha visão. Depois vieram os Mamlmsteens, Satrianis, steve vai, etc, pessoal que apesar de ter visibilidade, já não puxam tanto nem são gajos de TV (e ainda bem, lol).
|
|
|
Post by stratokosta on Sept 18, 2017 10:29:43 GMT
o grunge trouxe de volta a guitarra para o grande publico imho.
Mamlmsteens, Satrianis, Steve Vai não têm grande relevância no publico em geral.
não me lembro da ultima vez que ouvi na rádio algo de novo que me fez ir a correr sacar uma malha
|
|
|
Post by Pai da Gina on Sept 18, 2017 10:35:38 GMT
o grunge trouxe de volta a guitarra para o grande publico imho. Verdade, mas no meu entender foi numa vertente diferente, uma vertente de destaque na música como um todo e não tanto focado no instrumento. não me lembro da ultima vez que ouvi na rádio algo de novo que me fez ir a correr sacar uma malha Não me lembro da ultima vez que ouvi na rádio algo que me faça querer ouvir rádio, lol, mas o problema não é das rádios, é nosso.
|
|
|
Post by stratokosta on Sept 18, 2017 10:51:13 GMT
eu ouço rádio porque sou obrigado , mas dá para ter um ideia do que anda nos "tops".
um bocado fora do tópico mas aborda a questão do que se ouve hoje em dia e porquê , acho que vale a penar ver, o gajo esta no meio deve saber do que fala ....
|
|
|
Post by alribas on Sept 18, 2017 11:08:35 GMT
Basicamente, se nao estamos atentos eles acabam por ouvir ou que "eles" querem. Não é uma teoria de conspiração, basta estar atento. Nao deveria ser assim? Tu controlas o tipo de musica que o teu filho ouve? Podes estar a priva-lo de algo que ele realmente podera vir a gostar. Lembro-me de ir a casa dum amigo quando era adolescente e a mae dele nao querer que ele ouvisse Nirvana. Quando se trata de musica, mais é melhor, seja o que for. A guitarra foi e continua a ser "a cena". Mesmo aquelas bandas que em estudio nao usam guitarras, em palco fazem questao de ter sempre alguem para dar vida a coisa. E quanta realeza da popalhada nao aparece de vez em quando com uma guitarra nas maos so para parecer cool?
|
|
|
Post by maxx on Sept 18, 2017 11:26:43 GMT
O eles nao é os miudos. Eles é a malta que quer que tu (figurado) ouças o que eles querem que tu ouças. Da mesma forma que o que te oferecem qd fazes uma pesquisa, qd das um salto ao fb, ou qd tens pub em forums, é segundo aquilo que querem que tu vejas. Sem saberes, tal como eu, e outros, somos controlados nas escolhas. Quem disser q nao, anda a dormir A guitarra ainda representa a musica. Mas nao é usada, nao é relevante. Relativamente ao que o meu miudo ouve. Nao o proibo de ouvir coisas que considero más. Mas tento encaminha-lo por bons caminhos. Referi isso no inicio. Da mesma forma que quando vamos à ludimusic (a unica coisa de jeito no Porto), ou qd vemos guitarras em conjunto, ele puxa mais para as guitarras com bicos. Na "cabine" das Gibson, qual é que ele mais gosta? as V e explorer. Tem tempo pra crescer
|
|
|
Post by alribas on Sept 18, 2017 11:38:00 GMT
O eles nao é os miudos. Eles é a malta que quer que tu (figurado) ouças o que eles querem que tu ouças. Da mesma forma que o que te oferecem qd fazes uma pesquisa, qd das um salto ao fb, ou qd tens pub em forums, é segundo aquilo que querem que tu vejas. Sem saberes, tal como eu, e outros, somos controlados nas escolhas. Quem disser q nao, anda a dormir A guitarra ainda representa a musica. Mas nao é usada, nao é relevante. Relativamente ao que o meu miudo ouve. Nao o proibo de ouvir coisas que considero más. Mas tento encaminha-lo por bons caminhos. Referi isso no inicio. Da mesma forma que quando vamos à ludimusic (a unica coisa de jeito no Porto), ou qd vemos guitarras em conjunto, ele puxa mais para as guitarras com bicos. Na "cabine" das Gibson, qual é que ele mais gosta? as V e explorer. Tem tempo pra crescer Depende da forma como "procuras" coisas novas. Eu raramente ouço radio ou sigo links no facebook ou la como isso funciona. De qualquer forma tambem vou ouvir algo quando ouço toda a gente falar, musica e musica. E ja tive surpresas bem agradaveis. Na altura dos beatles e afins a coisa era igual. Quantas e quantas bandas de qualidade ficaram pelo caminho? As discograficas vendiam o que rendia mais, por sorte naquela altura era musica com qualidade. Entretanto antes do rock aparecer ja havia jazz, e continua a haver, mas nao rende o mesmo logo nao vale a pena investir muito nisso. Sao modas, vao e vem. Em relaçao as guitarras, continuo a achar que a culpa é a produçao excessiva. E menos rockstars com sucesso para terem coleçoes de 500 e 1000 guitarras.
|
|
|
Post by maxx on Sept 18, 2017 12:36:45 GMT
as vendas desceram de 1,5 milhoes para 1 milhao. ainda é alguma coisa...se houvesse produçao excessiva tinham de escoar melhor o produto, logo baixavam os preços. digo eu olhando para as leis de mercado. isso da musica evoluir é muito lindo e romancista. era no passado, agora nao é evoluçao, é imposiçao. se acreditas nisso da evolução, desculpa desiludir-te a musica agora é uma cena rapida, ta provado cientificamente. tens de ter algo catchy ao fim de poucos segundos, senao lerpas. e é mais facil conseguir isso pela via electronica, pq o teu cerebro responde mais depressa a esses estimulos
|
|
|
Post by stratokosta on Sept 18, 2017 12:39:39 GMT
E menos rockstars com sucesso para terem coleçoes de 500 e 1000 guitarras.
os amadores têm colecções maiores que os pro . ser dentista é mais rentável que artista do roque
|
|
|
Post by alribas on Sept 18, 2017 12:48:26 GMT
as vendas desceram de 1,5 milhoes para 1 milhao. ainda é alguma coisa...se houvesse produçao excessiva tinham de escoar melhor o produto, logo baixavam os preços. digo eu olhando para as leis de mercado. isso da musica evoluir é muito lindo e romancista. era no passado, agora nao é evoluçao, é imposiçao. se acreditas nisso da evolução, desculpa desiludir-te a musica agora é uma cena rapida, ta provado cientificamente. tens de ter algo catchy ao fim de poucos segundos, senao lerpas. e é mais facil conseguir isso pela via electronica, pq o teu cerebro responde mais depressa a esses estimulos Tu é que es um gajo esquisito e nao gostas de nada. Estao sempre a aparecer bandas novas e malta nova que toca instrumentos e faz musica sem esses filmes todos. Nao estou a dizer que o que dizes é errado, nao é, sei bem disso, mas ha muito mais para alem desses produtos embalados de supermercado. Ainda se faz musica, muita e boa. Edit: essas quebras sao no geral? Ou algumas marcas especificas?
|
|
|
Post by stratokosta on Sept 18, 2017 13:02:40 GMT
Ainda se faz musica, muita e boa. sim , é pena é não gostarmos dela........ a nova dos U2 é uma merdola e até curto os gajos.
|
|
|
Post by alribas on Sept 18, 2017 13:09:44 GMT
Ainda se faz musica, muita e boa. sim , é pena é não gostarmos dela........ a nova dos U2 é uma merdola e até curto os gajos. Nao serve de exemplo, a musica e nova mas a banda ja é velha.
|
|
|
Post by maxx on Sept 18, 2017 13:41:24 GMT
as vendas desceram de 1,5 milhoes para 1 milhao. ainda é alguma coisa...se houvesse produçao excessiva tinham de escoar melhor o produto, logo baixavam os preços. digo eu olhando para as leis de mercado. isso da musica evoluir é muito lindo e romancista. era no passado, agora nao é evoluçao, é imposiçao. se acreditas nisso da evolução, desculpa desiludir-te a musica agora é uma cena rapida, ta provado cientificamente. tens de ter algo catchy ao fim de poucos segundos, senao lerpas. e é mais facil conseguir isso pela via electronica, pq o teu cerebro responde mais depressa a esses estimulos Tu é que es um gajo esquisito e nao gostas de nada. Estao sempre a aparecer bandas novas e malta nova que toca instrumentos e faz musica sem esses filmes todos. Nao estou a dizer que o que dizes é errado, nao é, sei bem disso, mas ha muito mais para alem desses produtos embalados de supermercado. Ainda se faz musica, muita e boa. Edit: essas quebras sao no geral? Ou algumas marcas especificas? Nao sou um gajo esquesito, ate ouço muita musica nova, mais ate que grande parte da malta com quem falo que é mais fechada a novidades. Inclusivamente, musica com o uso reduzido de guitarras. Mas nao deixa de ser musica de nichos. Aquilo que vulgarmente chamam de hipsters. Se se torna demasiado popular deixa de servir. Ouço bastante a vodafone e antena3, que em termos de radio sao as unicas a trazer algo fora daquele "pre estabelecido". E basta ver que o uso de guitarras continua a fazer sentido. Basta ouvir o ultimo album de Foo Fighters e QOTSA. Quando me refiro a quebras é em marcas como Gibson, Fender e PRS. As outras nao tem os niveis de vendas destas 3, logo são menos comparaveis.
|
|
|
Post by Pai da Gina on Sept 18, 2017 13:54:31 GMT
Esta conversa pode seguir outro rumo, que é: a música nova é fraca e tal, não há nada de novo fixe para ouvir...e o que de bom já se fez no passado, já toda a gente ouviu? Eu pelo menos ainda tenho muita coisa para descobrir (tipo séries: ainda não vi a XPTO mas já sei que é boa, tenho lá para ver). Mesmo algumas coisas que conheço, não consegui ainda sentar-me e dedicar tempo a ouvir as sonoridades todas com atenção que muitos artistas proporcionam e que não são perceptíveis quando se ouve de forma leviana no carro ou no trabalho.
|
|