|
Post by jota on Sept 20, 2017 17:18:16 GMT
Trabalhei há uns 5 anos numas piscinas de verão. Os miúdos só queriam ouvir Megahits e afins, um dia fartei-me e decidi pôr umas rockalhadas. De 5 em 5 minutos vinham pedir-me para mudar a música A verdade é que o auge da guitarra já passou, hoje em dia temos estilos de música e instrumentos que não existiam há umas décadas e os gostos estão muito mais dispersos. Não significa que não se continue a fazer boa música, simplesmente não é mainstream. Não têm aparecido guitar heros mas como é que isso influencia em termos de vendas? Por um lado temos o aumento de vendas nas gamas de entrada porque gajo x toca com y e os putos querem todos igual, por outro lado temos o aumento dos preços nas gamas altas porque gajo x toca com y e o y é que é a cena. Depois um gajo quer comprar uma 335 e tem de vender um rim A grande vantagem hoje é que consegues comprar uma guitarra do género por muito menos e com boa qualidade. Eu não vejo drama nenhum nisto dos grandes estarem a dar o berro. O mercado está cheio de marcas, as fábricas nas China e arredores que fabricam para os grandes continuam a fabricar para outras marcas e a qualidade não há-de ser assim tão inferior. Não temam que haverá guitarras de jeito para quase todas as carteiras até quinarem.
|
|
|
Post by stratokosta on Sept 20, 2017 17:23:18 GMT
Trabalhei há uns 5 anos numas piscinas de verão. Os miúdos só queriam ouvir Megahits e afins, um dia fartei-me e decidi pôr umas rockalhadas. De 5 em 5 minutos vinham pedir-me para mudar a música A verdade é que o auge da guitarra já passou, hoje em dia temos estilos de música e instrumentos que não existiam há umas décadas e os gostos estão muito mais dispersos. Não significa que não se continue a fazer boa música, simplesmente não é mainstream. Não têm aparecido guitar heros mas como é que isso influencia em termos de vendas? Por um lado temos o aumento de vendas nas gamas de entrada porque gajo x toca com y e os putos querem todos igual, por outro lado temos o aumento dos preços nas gamas altas porque gajo x toca com y e o y é que é a cena. Depois um gajo quer comprar uma 335 e tem de vender um rim A grande vantagem hoje é que consegues comprar uma guitarra do género por muito menos e com boa qualidade. Eu não vejo drama nenhum nisto dos grandes estarem a dar o berro. O mercado está cheio de marcas, as fábricas nas China e arredores que fabricam para os grandes continuam a fabricar para outras marcas e a qualidade não há-de ser assim tão inferior. Não temam que haverá guitarras de jeito para quase todas as carteiras até quinarem. tens a parte psicológica: nenhum clássico do rock foi gravado com MIC´s . nem com amps digitais
|
|
|
Post by maxx on Sept 20, 2017 17:40:06 GMT
Trabalhei há uns 5 anos numas piscinas de verão. Os miúdos só queriam ouvir Megahits e afins, um dia fartei-me e decidi pôr umas rockalhadas. De 5 em 5 minutos vinham pedir-me para mudar a música A verdade é que o auge da guitarra já passou, hoje em dia temos estilos de música e instrumentos que não existiam há umas décadas e os gostos estão muito mais dispersos. Não significa que não se continue a fazer boa música, simplesmente não é mainstream. Não têm aparecido guitar heros mas como é que isso influencia em termos de vendas? Por um lado temos o aumento de vendas nas gamas de entrada porque gajo x toca com y e os putos querem todos igual, por outro lado temos o aumento dos preços nas gamas altas porque gajo x toca com y e o y é que é a cena. Depois um gajo quer comprar uma 335 e tem de vender um rim Porra Sergio, nao te pediram para meter o Meyer ou o Bonamassa? Tou parvo!
|
|
|
Post by louvelvet on Sept 20, 2017 17:54:45 GMT
A grande vantagem hoje é que consegues comprar uma guitarra do género por muito menos e com boa qualidade. Eu não vejo drama nenhum nisto dos grandes estarem a dar o berro. O mercado está cheio de marcas, as fábricas nas China e arredores que fabricam para os grandes continuam a fabricar para outras marcas e a qualidade não há-de ser assim tão inferior. Não temam que haverá guitarras de jeito para quase todas as carteiras até quinarem. tens a parte psicológica: nenhum clássico do rock foi gravado com MIC´s . nem com amps digitais Verdade... mas muitos foram gravados com guitarras e amps de merda!
|
|
|
Post by pipes on Sept 20, 2017 18:24:30 GMT
Dá jeito a alguém concerteza, fazer crer que o rock já morreu. Fodei-vos (a esses)!
|
|
|
Post by alribas on Sept 20, 2017 18:30:08 GMT
Trabalhei há uns 5 anos numas piscinas de verão. Os miúdos só queriam ouvir Megahits e afins, um dia fartei-me e decidi pôr umas rockalhadas. De 5 em 5 minutos vinham pedir-me para mudar a música A verdade é que o auge da guitarra já passou, hoje em dia temos estilos de música e instrumentos que não existiam há umas décadas e os gostos estão muito mais dispersos. Não significa que não se continue a fazer boa música, simplesmente não é mainstream. Não têm aparecido guitar heros mas como é que isso influencia em termos de vendas? Por um lado temos o aumento de vendas nas gamas de entrada porque gajo x toca com y e os putos querem todos igual, por outro lado temos o aumento dos preços nas gamas altas porque gajo x toca com y e o y é que é a cena. Depois um gajo quer comprar uma 335 e tem de vender um rim Porra Sergio, nao te pediram para meter o Meyer ou o Bonamassa? Tou parvo! Por acaso tas, nao é assim tao dificil ter uma conversa normal com troca de opinioes, mas ta bem. Tambem devem haver estudos para isso, investigue-se.
|
|
|
Post by pipes on Sept 20, 2017 19:13:01 GMT
Por acaso até acho que o Mayer deve ter influenciado bastantes putos (e quiçá pitas!) a pegar na guitarra. Aquele pop/folk choninhas, vendeu que nem pães com xóriço! O gajo tem bons temas, apesar de tudo.
|
|
|
Post by scunha on Sept 20, 2017 21:05:29 GMT
A grande vantagem hoje é que consegues comprar uma guitarra do género por muito menos e com boa qualidade. Concordo plenamente, acho que hoje em dia as guitarras de gama de entrada e média têm muito mais qualidade do que há uns anos. Foi só para dar o exemplo da influência dos guitar heros no preço dos instrumentos. Eu sempre tive boas influências musicais, desde pequeno que ouvia Led, Hendrix, Sabbath, entre outros, muito por causa do meu pai e irmão e sempre gostei. Mas também ouvia muuuuita merda, quando vejo as minhas playlists antigas até me arrepio. Apesar de ouvir boa música nunca tive curiosidade de pegar na guitarra, só muito mais tarde isso aconteceu e por outras vias. Ou seja, no meu caso não foi por causa das influências.
|
|
|
Post by alribas on Sept 20, 2017 22:50:59 GMT
Tirando as marias leais deste mundo, nao ha musica má. Ate umas boas desgarradas caem bem de vez em quando, ou um Quim Barreiros. Se for numa de "qualidade", entao tamos todos lixados com o rock e com os blues, musiquinha simples feita com 3 acordes e pentatonicas. É que vem ja a malta do jazz gozar com a agente.
|
|
|
Post by stratokosta on Sept 21, 2017 9:07:00 GMT
Tirando as marias leais deste mundo, nao ha musica má. Ate umas boas desgarradas caem bem de vez em quando, ou um Quim Barreiros. Se for numa de "qualidade", entao tamos todos lixados com o rock e com os blues, musiquinha simples feita com 3 acordes e pentatonicas. É que vem ja a malta do jazz gozar com a agente. Jazz também são só 3 acordes: II, V , I e do pouco fazer muito também é arte
|
|
|
Post by nunonaos on Sept 21, 2017 10:49:47 GMT
Estive a ler o tópico todo de rajada e concordo com algumas opiniões: -má gestão por parte das grandes marcas de guitarra -mudança do paradigma da música (novos instrumentos, novas modas, internet, etc)
Acho que é factual que a guitarra perdeu a hegemonia que tinha. O rock já foi o estilo mais ouvido mas hoje em dia a coisa é diferente. O aparecimento da internet veio dar origem a muitos nichos e isso mudou completamente a forma de ouvir/vender música. Claro está que a rádio/TV/bloggers/youtubers tem muita forma e influencia naquilo que a generalidade do público ouve, e o que a generalidade desse público ouve não é rock...
Ora, se os heróis de hoje em dia aparecem de pen, em vez de guitarra na mão, secalhar os putos não querem comprar uma guitarra...
Com isto não quero dizer que acho uma evolução no sentido negativo. Ou seja, gosto de muita coisa que se faz actualmente, gosto de muita música sem guitarra, mas também gosto de muita música com guitarra. A guitarra é um instrumento como os outros, claro que para quem (como nós) está mais ligado à guitarra parede difícil perceber isto mas não é...
Resumindo, "mudam-se os tempos mudam-se as vontades". Não há que ser saudosista nem temer pelo futuro, não há que ver a guitarra como um instrumento superior nem muito menos temer pelo seu fim. A guitarra eléctrica vai existir para sempre, mas como tudo na música, vai estar mais ou menos na moda, depende da década...
|
|
|
Post by alribas on Sept 21, 2017 12:29:24 GMT
Tirando as marias leais deste mundo, nao ha musica má. Ate umas boas desgarradas caem bem de vez em quando, ou um Quim Barreiros. Se for numa de "qualidade", entao tamos todos lixados com o rock e com os blues, musiquinha simples feita com 3 acordes e pentatonicas. É que vem ja a malta do jazz gozar com a agente. Jazz também são só 3 acordes: II, V , I e do pouco fazer muito também é arte Nao estas a contar com os 15 acordes extra para passagens e afins.
|
|