|
Post by maxx on Sept 19, 2017 17:07:15 GMT
Mas se as marcas não inovarem e não fizerem modelos novos, porque é que as pessoas vão preferir comprar uma Fender nova se as 76253457823498765 que estão nos usados são exactamente iguais e mais baratas? o ponto é esse...as usadas (nao em Portugal) sao mais baratas, logo es capaz de optar por essas. ainda para mais qd as novas custam o olho do cu e da cara juntos. qd é malta ja com conhecimento de causa, provavelmente prefere sem modernices (olha o pipes), e tenta ir a uma usada pelo preço de nova
|
|
|
Post by tubeholic on Sept 20, 2017 11:32:11 GMT
Bah, o Clapton tá velho e aborrecido. Chéché. Eu não sou grande estratega, mas assim de repente, diria que este é mais um exemplo de uma industria a passar as dores da adaptação aos tempos actuais. Este tema é assim um bocado irritante e como tal o texto que se segue é capaz de ir para demorado. Aqui vai:
Fender e Gibson durante anos capacitaram fornecedores, criaram dependencias de outros parceiros (distribuição, p/ exemplo), desvalorizaram ameaças (concorrencia, fornecedores, mercados de usados, etc.) e de repente encontram-se numa situação em que estão rodeados de malta que passou a ocupar posições importantes na cadeia de valor da industria, onde passaram a capturar valor significativo enquanto a FMIC e a Gibson dormiam pacificamente, confiantes da sua grande dimensão (mais barriga que músculo). Ora, diria que a "Disrupção", que é a palavra da moda tá aí, escarrapachadinha para quem quiser ler.
Depois, é a sucessão de erros de gestão. No caso da FMIC, foram para a Ásia melhorar produto (vamos vender paletes de guitarras e amps baratos, pq vão ser muita bons), mas os preços sobem (because of Willingness to Pay / Willingness to Supply) e de repente tem uma linha de produto que é bom, mas canibaliza a própria gama média da Fender, que já pouco tem a oferecer a não ser o decalque no headstock. Da parte da Gibson é anedótico. Junta uns papuças à mesa para discutir produto e inovações para a guitarra eléctrica, e pariu mais inovações e designs de merda nos ultimos anos do que qualquer outro fabricante, enquanto degradou a qualidade dos instrumentos (vá lá, não se acanhem, quem é que não tem uma histórieta gira para contar de uma Gibson cara e mal parida, hum?). De maneiras que olhando assim para isto tudo dá vontade de perguntar: Mas porque é que não perguntam às pessoas que usam as guitarras o que é que querem? Bom, pode ser pouco prático faze-lo, mas de outra forma, porque raio é que não usam a informação sobre os habitos e costumes de quem usa os instrumentos? Nos dias que correm os guitarristas passam metade do tempo na net a ver gear (guilty as charged), e havendo uma ligação emocional a uma marca vão obrigatoriamente pesquisar sobre isso e comentar e com essa informação toda, opááá.... Será que usando as analíticas da moda sobre este manancial de informação (manancial sim, pq a malta passa muitas horas em forums e no youtube e cenas), não se poderia ter melhores indicadores para ajudar na linha de desenvolvimento de produto dos próximos anos? E será que não se haveria melhores conversas sobre produto do que "Ah, já sei, vamos por um mamarracho nos afinadores para a guitarra afinar sozinha, todos os guitarristas vão adorar isto!"? Olha que crlh, e se eu quiser tocar desafinado? Apá sóce, vão montar mamarrachos nas orelhas das tias deles!
A cena é que a roda já foi inventada. E com jeito pode-se tentar reinventar uma ou talvez duas vezes, com sorte, mas à terceira já toda a gente percebeu que a história é a mesma de sempre, com mais ou menos bells & whistles. Falo por mim, não há nada de verdadeiramente novo que me interesse nas guitarras há uma série de anos. Mas uma coisa nunca muda: A experiencia de comprar e ter uma boa guitarra. O driver para isso, opá, eles que descubram, vejam lá o que é que poderá despoletar o meu interesse, vão fazer o trabalho de casa. O que não me faz sentido nenhum é que a informação sobre algo com um vinculo emocional tão forte para os músicos como são os seus instrumentos, seja tão pouco utilizada para gestão de produto. Se não é, bom é o que parece.
E não, não acho que a guitarra acabe. Nem pouco mais ou menos.
|
|
|
Post by stratokosta on Sept 20, 2017 13:18:26 GMT
acho que é nesse video que postei que o CEO da Fender refere que foi um dos primeiros a exigir estatísticas para conhecer melhor os clientes.
algumas das conclusões:
vendas de electricas = flat vendas de acusticas = a subir vendas de ukeleles = a bombar como nunca
50% são mulheres
as mulheres preferem comprar online , sentem-se intimidadas em ir a loja e compram mais acústicas.
|
|
|
Post by maxx on Sept 20, 2017 14:25:33 GMT
daí apostarem em modelos da taylor swift...esse portento com uma guitarras nas maos.
continuo a dizer que ha uma diminuiçao de novos guitarristas. a alguma emancipaçao do gaijedo, mas que se reflete mais nas acusticas. ukelele é como os baixistas, menos 2 cordas a atrapalhar.
continua a vender-se guitarras aos "velhos". mas os velhos acabam por finar-se. e sobram os novos, que por si so, ja nao sentem grande paixao pela guitarra por falta de referencias. ora, vamos pela aproximaçao mais facil. vendemos menos, subimos os preços para tentar segurar as coisas. é como nao diminuir despesa e aumentar receita. da...ate certo ponto
|
|
|
Post by jota on Sept 20, 2017 14:32:15 GMT
Vendem menos mas precisam de manter a facturação, logo, cada uma de tem de dar mais lucro. A guitarra não é um instrumento fácil de aprender. Diria que se calhar 99% de quem pega numa guitarra acaba por desistir ao fim de poucos meses. Os miúdos, além da falta de referências têm outros interesses e gostam de coisas com recompensa mais imediata. Nada de anormal. Faz parte da evolução da música.
|
|
|
Post by alribas on Sept 20, 2017 14:46:22 GMT
continua a vender-se guitarras aos "velhos". mas os velhos acabam por finar-se. e sobram os novos, que por si so, ja nao sentem grande paixao pela guitarra por falta de referencias. ora, vamos pela aproximaçao mais facil. vendemos menos, subimos os preços para tentar segurar as coisas. é como nao diminuir despesa e aumentar receita. da...ate certo ponto Tu insistes na falta de referencias. Ha montes de guitarristas hoje em dia que tem como referencia, por exemplo, o John Mayer, o Derek Trucks, o Bonamassa entao nem se fala que alem de canecas tem varios modelos de assinatura e ate amps, vai sair o power twin xpto bonamassa... E estou a falar de 3 gajos com 40 anos e tirando o john mayer os outros 2 fazem parte dum mercado que tem as suas limitaçoes em termos de espaço nas radios/tv. Mas isto cá na nossa terrinha que temos meia duzia de radios a nivel nacional que fazem parte da lavagem cerebral e so passam os artistas da moda. Nos states deves ter zonas em que nem devem saber quem é a lady gaga, é country´s e afins e acabou. Muda é de estaçao de radio que isso anda a fazer-te mal. Ontem a noite deixei na SBRB e aquilo passa musica como deve de ser, bandas, instrumentos, nada de musicas feitas para ficarem bem nos videos.
|
|
|
Post by Pai da Gina on Sept 20, 2017 14:48:26 GMT
Percebo a opinião do Marco, hoje em dia há muita malta que prefere comprar um controlador para o Ableton do que uma guitarra... mas não acho isso necessariamente mau, faz-se música na mesma e da boa
|
|
|
Post by stratokosta on Sept 20, 2017 14:51:06 GMT
A guitarra não é um instrumento fácil de aprender. Diria que se calhar 99% de quem pega numa guitarra acaba por desistir ao fim de poucos meses. isso não é impedimento para se continuar a comprar / coleccionar / trocar gear e passar o tempo todo no TGP a discutir pintelhices e se o Bonamassa / Mayer é o novo deus do bacalhau até andam lá fãs do Tompety
|
|
|
Post by jota on Sept 20, 2017 14:54:32 GMT
A guitarra não é um instrumento fácil de aprender. Diria que se calhar 99% de quem pega numa guitarra acaba por desistir ao fim de poucos meses. isso não é impedimento para se continuar a comprar / coleccionar / trocar gear e passar o tempo todo no TGP a discutir pintelhices e se o Bonamassa / Mayer é o novo deus do bacalhau até andam lá fãs do Tompety *Petty.
|
|
|
Post by stratokosta on Sept 20, 2017 14:56:30 GMT
continua a vender-se guitarras aos "velhos". mas os velhos acabam por finar-se. e sobram os novos, que por si so, ja nao sentem grande paixao pela guitarra por falta de referencias. ora, vamos pela aproximaçao mais facil. vendemos menos, subimos os preços para tentar segurar as coisas. é como nao diminuir despesa e aumentar receita. da...ate certo ponto Tu insistes na falta de referencias. E estou a falar de 3 gajos com 40 anos e tirando o john mayer os outros 2 fazem parte dum mercado que tem as suas limitaçoes em termos de espaço nas radios/tv. graças a Deus e aos 3 pastorinhos . prefiro ouvir Rhiana e amigas , esses gajos dão-me sono
|
|
|
Post by pipes on Sept 20, 2017 14:58:48 GMT
Tu insistes na falta de referencias. E estou a falar de 3 gajos com 40 anos e tirando o john mayer os outros 2 fazem parte dum mercado que tem as suas limitaçoes em termos de espaço nas radios/tv. graças a Deus e aos 3 pastorinhos . prefiro ouvir ver Rhiana e amigas , esses gajos dão-me sono
|
|
|
Post by stratokosta on Sept 20, 2017 15:00:19 GMT
Percebo a opinião do Marco, hoje em dia há muita malta que prefere comprar um controlador para o Ableton do que uma guitarra... mas não acho isso necessariamente mau, faz-se música na mesma e da boa pois , se calhar isso também é um problema: há gajos a fazer música mais interessante com um controlador que outros com guitarras..... alguém quer ouvir mais uma vez uns blues a cheirar a mofo ?
|
|
|
Post by maxx on Sept 20, 2017 15:03:04 GMT
ó Alvaro, custa-te ver a realidade de hoje em dia? Estas a dar exemplos de gajos q a malta que JA toca conhece.
Eu falo com o afilhado da minha mulher e ele nao os conhece. Tem 15 anos. E, esteve ate ao ano passado no ensino articulado, ou seja, ele tinha uma forte componente musical nos estudos (3 ou 4 cadeiras). Conhece nirvana, pq basicamente o cobain morreu e criou-se a cena a volta dele. Aposto q nao conhece o hendrix, e esse tb patinou.
Pensem fora deste nosso mundo. O que o guga disse é facil de perceber. Qd ate aplicaçoes ha para smartphone para fazer musica sem instrumentos, basta ver que a guitarra é um apendice irrelevante. Temos muitas bandas, comerciais, ou menos conhecidas do grande publico, que nao usam a guitarra com O instrumento. Dou-te um exemplo de meia duzia de bandas que a base é os teclados, bateria e no limite baixo. A bateria nao é facil gostar pq aquilo faz barulho pra crlh, e ocupa muito. Um teclado ligado ao ipad faz maravilhas.
O exemplo da SBSR é irrelevante. Ha meia duzia de gajos a ouvir. É como a M80, é velhos que a ouvem. Saudosistas
|
|
|
Post by alribas on Sept 20, 2017 15:06:34 GMT
Tu insistes na falta de referencias. E estou a falar de 3 gajos com 40 anos e tirando o john mayer os outros 2 fazem parte dum mercado que tem as suas limitaçoes em termos de espaço nas radios/tv. graças a Deus e aos 3 pastorinhos . prefiro ouvir Rhiana e amigas , esses gajos dão-me sono Respeito isso, mas se um gajo se vai seguir por gostos pessoais... daqui a nada a marial leal é a melhor vocalista rock de todos os tempos. E por acaso ate é.
|
|
|
Post by jota on Sept 20, 2017 15:12:16 GMT
Mas maxx falas como se isso fosse uma coisa muito grave ou eu é que estou a entender isso erradamente nos teus posts? Preocupa-te o futuro da guitarra?
|
|