|
Post by alribas on Sept 29, 2017 12:33:17 GMT
Malta das madeiras, queria desenrascar uma cabinet pro meu madamp mas infelizmente nao tenho conhecimentos, materiais ou jeitinho para a coisa. Precisava duma ajuda... Ideias, conselhos... Conhecem algum projecto com medidas, ou malta que sigam que façam estas cenas. Para montar amps e pedais ha milhares de gajos na net, caixas em madeira nao conheço. Nao tenho grandes ferramentas mas tambem nao pretendo nada de muito complicado. Algo tipo isto:
|
|
|
Post by nunonaos on Sept 29, 2017 12:39:56 GMT
estou como tu, vou pedir ao meu tio (carpinteiro) para me fazer uma. ainda pensei em fazer eu, mas sem ter pelo menos uma mesa de corte parece-me impossível.
conheço a oldback amps que me fez uma coisa do género quando quis converter o meu bogner de combo para cabeça. um amigo meu também me disse que estava a pensar começar a fazer cabs e cabeças, se quiseres o contacto dele...
|
|
|
Post by alribas on Sept 29, 2017 12:46:11 GMT
estou como tu, vou pedir ao meu tio (carpinteiro) para me fazer uma. ainda pensei em fazer eu, mas sem ter pelo menos uma mesa de corte parece-me impossível. conheço a oldback amps que me fez uma coisa do género quando quis converter o meu bogner de combo para cabeça. um amigo meu também me disse que estava a pensar começar a fazer cabs e cabeças, se quiseres o contacto dele... Eu o maximo que tenho é uma serra manhosa. Os meus conhecimentos ficam-se por serrar a medida, mais ou menos, e depois espetar uns pregos e ta feito. Mas isso e deitar dinheiro fora. Tambem me lembrei do Miklax, mas pedindo a essa malta ja tou a ver que se calhar vou precisar duns 100 euros para cima. Se conseguisse um projecto interessante na volta tentava um carpinteiro, a ver se os valores nao se esticavam muito. Ate porque nao quero tolex nem nada disso. Mesmo a nivel de madeiras, quero algo mais fino, e so mesmo para proteger do po.
|
|
|
Post by nunonaos on Sept 29, 2017 12:50:25 GMT
estou como tu, vou pedir ao meu tio (carpinteiro) para me fazer uma. ainda pensei em fazer eu, mas sem ter pelo menos uma mesa de corte parece-me impossível. conheço a oldback amps que me fez uma coisa do género quando quis converter o meu bogner de combo para cabeça. um amigo meu também me disse que estava a pensar começar a fazer cabs e cabeças, se quiseres o contacto dele... Eu o maximo que tenho é uma serra manhosa. Os meus conhecimentos ficam-se por serrar a medida, mais ou menos, e depois espetar uns pregos e ta feito. Mas isso e deitar dinheiro fora. Tambem me lembrei do Miklax, mas pediando a essa malta ja tou a ver que se calhar vou precisar duns 100 euros para cima. Se conseguisse um projecto interessante na volta tentava um carpinteiro, a ver se os valores nao se esticavam muito. Ate porque nao quero tolex nem nada disso. Mesmo a nivel de madeiras, quero algo mais fino, e so mesmo para proteger do po. os da oldback cobraram-me 80€ na altura... não precisas de projecto nenhum.são: -4 tábuas para as laterais, topo e fundo, idealmente ligadas com "finger joint" -tábua para a parte da frente, -tábua para a traseira além destas precisas de algo que sustente as tábuas da frente e de trás, ou seja, a tábua da frente tem de colar numas ripas, e a traseira também de ter umas ripas onde possa ser aparafusada. é uma questão de medires de forma a que o amp caiba, não há grandes truques se fosse uma cabinet open back para colunas aí tinhas de ter certos cuidados, mas neste caso não
|
|
|
Post by nunonaos on Sept 29, 2017 12:55:06 GMT
|
|
|
Post by alribas on Sept 29, 2017 13:01:10 GMT
Pois, tenho andado a pesquisar, realmente aquilo sao 4 tabuas, a parte de tras pode ficar aberta, ate ajuda a arrefecer, mas o meu problema e outro. Vou mesmo contactar alguem, nao tenho ferramentas para fazer aqueles cortes para juntar os cantos.
|
|
|
Post by nunonaos on Sept 29, 2017 13:26:28 GMT
Pois, tenho andado a pesquisar, realmente aquilo sao 4 tabuas, a parte de tras pode ficar aberta, ate ajuda a arrefecer, mas o meu problema e outro. Vou mesmo contactar alguem, nao tenho ferramentas para fazer aqueles cortes para juntar os cantos. sim, fazer esse tipo de junções não é fácil mas também não é obrigatório, já vi fazerem sem esses cantos XPTO e a caixa não se parte toda. mas para os cortes ficarem direitos não estou a ver forma sem ser com uma mesa de corte. eu vou pedir a um carpinteiro, neste caso ao meu tio. depois se não arranjares ninguém é uma questão de vermos as medidas e peço-lhe para fazer para ti também
|
|
|
Post by scunha on Sept 29, 2017 13:41:06 GMT
Se tiveres as medidas exatas vais ao Leroy, Aki e afins, compras uma placa de contraplacado ou pinho e eles cortam-te isso, depois em casa é só colar. E nem precisas de ter fingerjoint, numa head nem se justifica. Fazes o planeamento em CAD, levas uma folhinha com as medidas e já está.
Eu não tenho serra de corte, senão até te ajudava. Posso ajudar com a parte da montagem se quiseres.
|
|
|
Post by Pai da Gina on Sept 29, 2017 13:44:10 GMT
Se for só para fazer essa cabinet não compensa comprares o material e fazeres tu
|
|
|
Post by alribas on Sept 29, 2017 13:52:14 GMT
Fazes o planeamento em CAD, Engenheiros... Vou ver as medidas do amp. Dizem entao que aquelas junçoes nao necessitam daqueles cortes xpto? Basta juntar, colar e usar uns parafusos? A parte de tras pode ficar aberta, nao ha stress.
|
|
|
Post by DC on Sept 29, 2017 13:58:44 GMT
se é para a head, as 4 tábuas coladas entre si com reforço em barra no interior se calhar resolvem e não precisas de máquinas xpto.
|
|
|
Post by scunha on Sept 29, 2017 14:01:14 GMT
Fazes o planeamento em CAD, Engenheiros... Vou ver as medidas do amp. Dizem entao que aquelas junçoes nao necessitam daqueles cortes xpto? Basta juntar, colar e usar uns parafusos? A parte de tras pode ficar aberta, nao ha stress. Tira as medidas do amp que eu faço-te o desenho. Depende de como planeares a coisa. O end grain da madeira não tem quase resitência nenhuma quando colado, portanto podes colocar parafusos se não quiseres nada muito fancy, ou se quiseres algo melhorzinho aparafusar por dentro umas cantoneiras ou colar umas barrinhas de madeira para reforço. Também podes fazer 2 ou 3 furos e colocar uns dowels (não me lembro to termo em português). Depois se quiseres arredondar os cantos eu faço-te isso com a tupia. Há tempos vi um vídeo de um gajo a contruir uma do género, a ver se encontro.
|
|
|
Post by Pai da Gina on Sept 29, 2017 14:03:31 GMT
precisa de uma máquina para cortar a madeira, senão vai ser tramado fazer os cortes certínhos só com serrote...
|
|
|
Post by scunha on Sept 29, 2017 14:05:16 GMT
O vídeo é de uma coluna mas o princípio é o mesmo.
|
|
|
Post by louvelvet on Sept 29, 2017 14:05:55 GMT
Epá, é isso que disse o scunha . Para uma head e para um amplificador e chassi tão pouco pesado como esse (que tem uns transformadores pequeninos...) não se justifica andar cá a fazer juntas. Aliás, diria que nem precisavas de contraplacado bom nem nada... era MDF e já está. Isso é cortar à medida nos Leroy e Aki ou afins, e colar com cola de madeira ereforçar com uns parafusos. O tolex é baratíssimo nos estofadores e aplica-se muito facilmente. Há coisa de umas semanas fiz uma cab 1x12" só para desenrascar para levar para uns ensaios e foi isso que eu fiz. Demorei 3 dias com corte, colagem e aparafusarem e revestimento com napa (o tolex tuga). Checka la as imagens: upload pic
|
|