|
Post by scunha on Sept 29, 2017 14:06:41 GMT
precisa de uma máquina para cortar a madeira, senão vai ser tramado fazer os cortes certínhos só com serrote... Em qualquer Aki ou Leroy lhe fazem isso e só paga a placa 10~15€.
|
|
|
Post by nunonaos on Sept 29, 2017 14:08:48 GMT
se os gajos do aki fazem os cortes então vou fazer umas medidas e peço-lhes para me cortarem a madeira... aproveito para roubar o tópico para fazer uma pergunta: que tipo de parafuso uso para prender o chassis à madeira de forma a só ter de aparafusar por dentro (porque não dá espaço para estar a segurar uma porca dentro e aparafusar por fora) o meu é assim www.dropbox.com/s/yxrzupt3gdp7bsg/_DSC0013_01.JPG?dl=0e queria uma cabeça do género que o alribas postou
|
|
|
Post by nunonaos on Sept 29, 2017 14:14:07 GMT
a parte de baixo do meu não vai ser colada, vai ser aparafusada porque assim se precisar de mexer no amp basta tirar os parafusos...
|
|
|
Post by louvelvet on Sept 29, 2017 14:19:04 GMT
se os gajos do aki fazem os cortes então vou fazer umas medidas e peço-lhes para me cortarem a madeira... aproveito para roubar o tópico para fazer uma pergunta: que tipo de parafuso uso para prender o chassis à madeira de forma a só ter de aparafusar por dentro (porque não dá espaço para estar a segurar uma porca dentro e aparafusar por fora) o meu é assim www.dropbox.com/s/yxrzupt3gdp7bsg/_DSC0013_01.JPG?dl=0e queria uma cabeça do género que o alribas postou Usas parafusos auto-perfurante com uma anilha. Fazes um furo no chassi metálico com o diâmetro ligeiramente superior ao do parafuso, e fazes um na caixa de madeira com diâmetro inferior ao parafuso e enroscas. O parafuso faz a sua própria cavidade na madeira.
|
|
|
Post by alribas on Sept 29, 2017 14:25:08 GMT
Epá, é isso que disse o scunha . Para uma head e para um amplificador e chassi tão pouco pesado como esse (que tem uns transformadores pequeninos...) não se justifica andar cá a fazer juntas. Aliás, diria que nem precisavas de contraplacado bom nem nada... era MDF e já está. Isso é cortar à medida nos Leroy e Aki ou afins, e colar com cola de madeira ereforçar com uns parafusos. O tolex é baratíssimo nos estofadores e aplica-se muito facilmente. Há coisa de umas semanas fiz uma cab 1x12" só para desenrascar para levar para uns ensaios e foi isso que eu fiz. Demorei 3 dias com corte, colagem e aparafusarem e revestimento com napa (o tolex tuga). Checka la as imagens: upload picIsso ficou 5 estrelas.
|
|
|
Post by louvelvet on Sept 29, 2017 14:26:53 GMT
Gracias!
|
|
|
Post by alribas on Sept 29, 2017 14:30:09 GMT
Aqueles gajos que montam 1 amp mas depois nao sabem medir e colar umas tabuas. Isto so prova que montar amps é mesmo para qualquer um, é tipo puzzle mas com instruçoes em que as peças estao numeradas.
|
|
|
Post by nunonaos on Sept 29, 2017 14:32:06 GMT
se os gajos do aki fazem os cortes então vou fazer umas medidas e peço-lhes para me cortarem a madeira... aproveito para roubar o tópico para fazer uma pergunta: que tipo de parafuso uso para prender o chassis à madeira de forma a só ter de aparafusar por dentro (porque não dá espaço para estar a segurar uma porca dentro e aparafusar por fora) o meu é assim www.dropbox.com/s/yxrzupt3gdp7bsg/_DSC0013_01.JPG?dl=0e queria uma cabeça do género que o alribas postou Usas parafusos auto-perfurante com uma anilha. Fazes um furo no chassi metálico com o diâmetro ligeiramente superior ao do parafuso, e fazes um na caixa de madeira com diâmetro inferior ao parafuso e enroscas. O parafuso faz a sua própria cavidade na madeira. mas quando eu tirar o parafuso, se depois tentar voltar a coloca-lo ele vai rodar livremente, ou não?
|
|
|
Post by scunha on Sept 29, 2017 14:36:27 GMT
mas quando eu tirar o parafuso, se depois tentar voltar a coloca-lo ele vai rodar livremente, ou não? Não. Quer dizer, se for uma madeira fraca ela eventualmente começa a esfarelar...
|
|
|
Post by nunonaos on Sept 29, 2017 14:44:02 GMT
mas quando eu tirar o parafuso, se depois tentar voltar a coloca-lo ele vai rodar livremente, ou não? Não. Quer dizer, se for uma madeira fraca ela eventualmente começa a esfarelar... eu até percebo que o parafuso fique preso à madeira, mas não vai permitir que o chassis ande para a frente e para trás dentro do amp? é que o único sitio que o chassis vai prender é com esses dois buracos na frente
|
|
|
Post by nunonaos on Sept 29, 2017 14:46:59 GMT
Não. Quer dizer, se for uma madeira fraca ela eventualmente começa a esfarelar... eu até percebo que o parafuso fique preso à madeira, mas não vai permitir que o chassis ande para a frente e para trás dentro do amp? é que o único sitio que o chassis vai prender é com esses dois buracos na frente esquece, se eu deixar o fundo do amp sem ser colado, posso sempre por uma porca dentro do amp
|
|
|
Post by louvelvet on Sept 29, 2017 14:48:19 GMT
Não, isto é se não tirares os parafusos 2x por semana. E se isso acontecer é colocar uns fósforos na madeira e voltar a apertar... tal como fazes nas guitarras. Eu por acaso acho que devias ter era rosca no chassi metálico e não na caixa de madeira, ou seja fazeres o aperto por fora e no chassi metálico meteres uma porca rápida. É assim que se faz nos amplificadores comerciais! Porca rápida:
|
|
|
Post by nunonaos on Sept 29, 2017 14:53:34 GMT
Não, isto é se não tirares os parafusos 2x por semana. E se isso acontecer é colocar uns fósforos na madeira e voltar a apertar... tal como fazes nas guitarras. Eu por acaso acho que devias ter era rosca no chassi metálico e não na caixa de madeira, ou seja fazeres o aperto por fora e no chassi metálico meteres uma porca rápida. É assim que se faz nos amplificadores comerciais! Porca rápida: eu não estou a ver é como é que consigo segurar na porca visto que não vou conseguir ter acesso ao interior do chassis quando ele está metido dentro da caixa de madeira
|
|
|
Post by habanero04 on Sept 29, 2017 14:55:13 GMT
Se tiveres as medidas exatas vais ao Leroy, Aki e afins, compras uma placa de contraplacado ou pinho e eles cortam-te isso, depois em casa é só colar. E nem precisas de ter fingerjoint, numa head nem se justifica. Fazes o planeamento em CAD, levas uma folhinha com as medidas e já está. Eu não tenho serra de corte, senão até te ajudava. Posso ajudar com a parte da montagem se quiseres. Ter em atenção que essas máquinas não cortam medidas inferiores a 20cm, acho eu. Já me aconteceu...
|
|
|
Post by habanero04 on Sept 29, 2017 15:01:56 GMT
eu não estou a ver é como é que consigo segurar na porca visto que não vou conseguir ter acesso ao interior do chassis quando ele está metido dentro da caixa de madeira
|
|