|
Post by jota on Jul 19, 2017 14:19:04 GMT
Caso interesse a alguém, vou partilhando por aqui a minha experiência com este gingarelho. A ideia é substituir uma Nova System e incluir na mesma board 3 ou 4 pedais que gosto. A primeira etapa é programar isto para os concertos que tenho com a minha banda e por isso ainda não tive muito tempo para testar os efeitos como deve ser. A programação é mais simples do que inicialmente receava. As opções são imensas e é fácil perder-se entre menus e páginas (venha o software pra PC!) mas depois de umas horas de volta da coisa, a navegação torna-se relativamente simples. Primeiros pontos negativos: - O "tracking" do octave e do harmonizer não é grande espiga. Além disso, um dá-se muito melhor antes do drive e o outro depois do drive! Felizmente é fácil testar uma posição e outra mas o da Nova System, não sendo perfeito, parecia-me melhor e estava sempre depois do drive. - Apenas 2 efeitos (extra modulação) é manifestamente pouco. Grande parte dos efeitos estão neste bloco e ter de usar apenas 2 por vezes torna-se frustrante. Gosto de usar um compressor nos leads com drive e, se usar o drive da MS, já não lhe posso juntar o harmonizer como fazia anteriormente. Num dos temas queria juntar octave, drive, T.Wah e compressor e só posso escolher 2 destes pois estão todos no mesmo bloco. - Para saltar de banco ou para ligar o afinador de forma instantânea é necessário carregar em 2 switches. Isto provoca, no caso dos bancos, um ligeiro "gap" ou, caso esteja com som limpo e num dos switches do afinador tenha um som distorcido, um ruído pois a máquina, visto que nunca acertamos nos 2 switches ao mesmo tempo, assume primeiro a acção de um dos switches e só depois a dos 2 em simultâneo. Nada de muito grave e que eventualmente me acostumarei e contornarei com facilidade, acredito. Pontos positivos: - Gostei do delay analógico. Acho que vai substituir o Flashback. - Gostei do reverb embora o tenha ligado só para ver ao que soava e nem mexi nos settings. - Quase todos os efeitos que usei estavam bem equilibrados de fábrica. Não senti necessidade de ajustar muita coisa. - Os drives parecem não ser muito maus mas ainda tenho de experimentar com mais calma. E é isto. Estou ainda a planear o layout e que pedais mantenho. Neste momento estou a usar os 3 pedais da frente (fuzz, trem e KoT) no mesmo loop pois não tenho cabos grandes suficientes para ter cada um deles num loop separado.
|
|
|
Post by nunonaos on Jul 19, 2017 14:47:09 GMT
ainda não lí, mas a foto não se vê
|
|
|
Post by nunonaos on Jul 19, 2017 14:52:31 GMT
Caso interesse a alguém, vou partilhando por aqui a minha experiência com este gingarelho. A ideia é substituir uma Nova System e incluir na mesma board 3 ou 4 pedais que gosto. A primeira etapa é programar isto para os concertos que tenho com a minha banda e por isso ainda não tive muito tempo para testar os efeitos como deve ser. A programação é mais simples do que inicialmente receava. As opções são imensas e é fácil perder-se entre menus e páginas (venha o software pra PC!) mas depois de umas horas de volta da coisa, a navegação torna-se relativamente simples. Primeiros pontos negativos: - O "tracking" do octave e do harmonizer não é grande espiga. Além disso, um dá-se muito melhor antes do drive e o outro depois do drive! Felizmente é fácil testar uma posição e outra mas o da Nova System, não sendo perfeito, parecia-me melhor e estava sempre depois do drive. - Apenas 2 efeitos (extra modulação) é manifestamente pouco. Grande parte dos efeitos estão neste bloco e ter de usar apenas 2 por vezes torna-se frustrante. Gosto de usar um compressor nos leads com drive e, se usar o drive da MS, já não lhe posso juntar o harmonizer como fazia anteriormente. Num dos temas queria juntar octave, drive, T.Wah e compressor e só posso escolher 2 destes pois estão todos no mesmo bloco. - Para saltar de banco ou para ligar o afinador de forma instantânea é necessário carregar em 2 switches. Isto provoca, no caso dos bancos, um ligeiro "gap" ou, caso esteja com som limpo e num dos switches do afinador tenha um som distorcido, um ruído pois a máquina, visto que nunca acertamos nos 2 switches ao mesmo tempo, assume primeiro a acção de um dos switches e só depois a dos 2 em simultâneo. Nada de muito grave e que eventualmente me acostumarei e contornarei com facilidade, acredito. Pontos positivos: - Gostei do delay analógico. Acho que vai substituir o Flashback. - Gostei do reverb embora o tenha ligado só para ver ao que soava e nem mexi nos settings. - Quase todos os efeitos que usei estavam bem equilibrados de fábrica. Não senti necessidade de ajustar muita coisa. - Os drives parecem não ser muito maus mas ainda tenho de experimentar com mais calma. E é isto. Estou ainda a planear o layout e que pedais mantenho. Neste momento estou a usar os 3 pedais da frente (fuzz, trem e KoT) no mesmo loop pois não tenho cabos grandes suficientes para ter cada um deles num loop separado. tens de avaliar bem que efeitos teus tens mesmo de juntar à ms-3. Secalhar faz sentido pensar em que pedais pões no loop tendo em conta a limitação de só poderes ter dois efeitos por bloco, em vez de escolher os pedais tendo em conta o "tone" Ou seja, quando dizes "Num dos temas queria juntar octave, drive, T.Wah e compressor e só posso escolher 2 destes pois estão todos no mesmo bloco." se um dos teus pedais do loop for um drive e outro for um octave, já deixas de ter esse problema, certo?
|
|
|
Post by jota on Jul 19, 2017 15:01:26 GMT
Caso interesse a alguém, vou partilhando por aqui a minha experiência com este gingarelho. A ideia é substituir uma Nova System e incluir na mesma board 3 ou 4 pedais que gosto. A primeira etapa é programar isto para os concertos que tenho com a minha banda e por isso ainda não tive muito tempo para testar os efeitos como deve ser. A programação é mais simples do que inicialmente receava. As opções são imensas e é fácil perder-se entre menus e páginas (venha o software pra PC!) mas depois de umas horas de volta da coisa, a navegação torna-se relativamente simples. Primeiros pontos negativos: - O "tracking" do octave e do harmonizer não é grande espiga. Além disso, um dá-se muito melhor antes do drive e o outro depois do drive! Felizmente é fácil testar uma posição e outra mas o da Nova System, não sendo perfeito, parecia-me melhor e estava sempre depois do drive. - Apenas 2 efeitos (extra modulação) é manifestamente pouco. Grande parte dos efeitos estão neste bloco e ter de usar apenas 2 por vezes torna-se frustrante. Gosto de usar um compressor nos leads com drive e, se usar o drive da MS, já não lhe posso juntar o harmonizer como fazia anteriormente. Num dos temas queria juntar octave, drive, T.Wah e compressor e só posso escolher 2 destes pois estão todos no mesmo bloco. - Para saltar de banco ou para ligar o afinador de forma instantânea é necessário carregar em 2 switches. Isto provoca, no caso dos bancos, um ligeiro "gap" ou, caso esteja com som limpo e num dos switches do afinador tenha um som distorcido, um ruído pois a máquina, visto que nunca acertamos nos 2 switches ao mesmo tempo, assume primeiro a acção de um dos switches e só depois a dos 2 em simultâneo. Nada de muito grave e que eventualmente me acostumarei e contornarei com facilidade, acredito. Pontos positivos: - Gostei do delay analógico. Acho que vai substituir o Flashback. - Gostei do reverb embora o tenha ligado só para ver ao que soava e nem mexi nos settings. - Quase todos os efeitos que usei estavam bem equilibrados de fábrica. Não senti necessidade de ajustar muita coisa. - Os drives parecem não ser muito maus mas ainda tenho de experimentar com mais calma. E é isto. Estou ainda a planear o layout e que pedais mantenho. Neste momento estou a usar os 3 pedais da frente (fuzz, trem e KoT) no mesmo loop pois não tenho cabos grandes suficientes para ter cada um deles num loop separado. tens de avaliar bem que efeitos teus tens mesmo de juntar à ms-3. Secalhar faz sentido pensar em que pedais pões no loop tendo em conta a limitação de só poderes ter dois efeitos por bloco, em vez de escolher os pedais tendo em conta o "tone" Ou seja, quando dizes "Num dos temas queria juntar octave, drive, T.Wah e compressor e só posso escolher 2 destes pois estão todos no mesmo bloco." se um dos teus pedais do loop for um drive e outro for um octave, já deixas de ter esse problema, certo? Certo mas do "gostava" ao "precisava" vai um passo grande e não vou comprar pedais só porque gostava deles numa música e não posso ter A MS é mesmo isso, ter ali uma série de efeitos que por vezes darão jeito e a possibilidade de ter presets porque o sapateado não é o meu forte. Estava era a pensar em usar os drives internos quando preciso de sons mais "pesados" mas estas limitações vão-me obrigar a usar o KoT e talvez o fuzz com mais frequência. Quanto à foto, é sempre a mesma história com o google fotos! Vou ver se ela aparece agora.
|
|
|
Post by nunonaos on Jul 19, 2017 15:03:38 GMT
agora já aparece.
|
|
|
Post by jota on Jul 19, 2017 15:07:05 GMT
Um ponto positivo que me esqueci de referir: - funciona na perfeição em daisy chain com mais 2 pedais digitais, um receptor wireless e 3 pedais analógicos, tudo alimentado com um 1 Spot! Não dei conta de qualquer ruído a não ser dos drives quando ligados!
Edit: outro ponto positivo vai para o afinador.
|
|
|
Post by maxx on Jul 20, 2017 8:32:27 GMT
A nova nao tinha um prob semelhante? Por exemplo, nao poderes usar um flanger e um phaser ao mesmo tempo pq faziam parte do mesmo bloco? Recordo que qd falamos a um bom par de anos, a opçao pela M9 foi por essa razao
|
|
|
Post by jota on Jul 20, 2017 10:06:11 GMT
A nova nao tinha um prob semelhante? Por exemplo, nao poderes usar um flanger e um phaser ao mesmo tempo pq faziam parte do mesmo bloco? Recordo que qd falamos a um bom par de anos, a opçao pela M9 foi por essa razao Sim, a Nova tinha 2 blocos de onde só podias usar um efeito mas esse blocos não incluíam compressores e drives, que tinham cada um o seu bloco distinto. Portanto, a limitação é diferente mas pode ser igualmente frustrante, com a vantagem de que na MS pelo menos podes alternar entre 2 desses efeitos sem mudar de preset. Podes ter um switch para ligar e desligar o bloco e outro switch para alternar entre um compressor e um drive, por exemplo. Na Nova, se querias alternar entre um tremolo e um chorus, por exemplo, tinhas de criar presets diferentes.
|
|
|
Post by maxx on Jul 20, 2017 10:08:59 GMT
Entendo-te e quer-me parecer que não é algo que va mudar com updates de firmware. É da arquitectura do bixo. Numa ms-5 talvez
|
|
|
Post by jota on Jul 20, 2017 10:10:43 GMT
Entendo-te e quer-me parecer que não é algo que va mudar com updates de firmware. É da arquitectura do bixo. Numa ms-5 talvez Sim, a única forma seria ter 4 bancos onde poderias escolher FX ou MOD sem limitações mas não deverá acontecer e resta-me trabalhar à volta das limitações.
|
|
|
Post by maxx on Jul 20, 2017 10:15:54 GMT
ja nao quero essa m€rd@!
|
|
|
Post by alribas on Jul 20, 2017 10:22:15 GMT
Sois esquisitinhos.
|
|
|
Post by jota on Jul 20, 2017 10:31:28 GMT
Quando um tipo está habituado a trabalhar com algo durante 7 anos, a primeira coisa que repara no material novo é o que não consegue fazer e conseguia anteriormente! Claro que há muito mais aqui que consegue fazer mas tens de te habituar primeiro a um método novo. Com o tempo a coisa vai lá
|
|
|
Post by nunonaos on Jul 20, 2017 10:35:14 GMT
vocês querem é uma helix
|
|
|
Post by jota on Jul 20, 2017 11:00:40 GMT
vocês querem é uma helix As funcionalidades sim mas o tamanho e o preço... Esta Boss é fixe porque ocupa muito pouco espaço e é capaz de fazer muita coisa.
|
|